TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Ao tomar decisões de projeto de interface com o usuário, você deve levar em conta as capacidades físicas e mentais das pessoas que usam o software. Alguns fatores relacionados a questões humanas devem ser considerados, cite e explique ao menos dois desses fatores.  

Um desses fatores, é a usabilidade junto com a facilidade de acesso, no aspecto físico, como por exemplo, o teclado, onde as letras são dispostas de forma a não causar lesões e que pudessem ser pressionadas facilmente com as duas mãos, tornando mais fácil.

Outro fator, é a interatividade, onde o sistema deve ser interativo, e adequado ao modo como as pessoas pensam, trazendo facilidade no uso, tornando-o mais eficiente e amigável para o usuário.

  1. De acordo com o texto da legislação nº 9.609, qual a documentação necessária para fazer o registro do software?

Deve ser disponibilizado os dados referentes ao autor e ao titular do programa, a identificação e descrição funcional do programa assim como trechos e outros dados – como código-fonte comentado, memorial descritivo, especificações funcionais internas, diagramas e fluxogramas – para atestar sua originalidade e que sejam necessários à absorção da tecnologia.

  1. Quais as formas de pirataria de software mais comuns encontradas nos dias atuais? Comente.

O uso de programas sem licença, assim como o uso em desacordo com a mesma, como o uso de licenças estudantis por profissionais da área.

  1. Um componente pode facilitar o trabalho de desenvolvimento de um sistema, mas a utilização de um componente pronto é confiável? Que problemas podemos ter com os componentes?

Podem haver incompatibilidades e comportamentos inesperados, por isso, é de dever do engenheiro checar e verificar a confiabilidade do uso de componentes prontos.

  1. Quais pontos devem ser observados para o desenvolvimento de componentes?

Um deles é a documentação, pois é o que vai possibilitar a reutilização do componente, assim como, utilizar-se da teoria de Brown, que envolve a seleção, qualificação, adaptação, composição e atualização de componentes. Que, de acordo com essa teoria, cada componente reusável terá seus dados avaliados para possíveis adaptações e otimizações, ou se novos componentes forem necessários, a sua criação é iniciada.

  1. Que benefícios podem trazer à empresa uma aplicação desenvolvida para ambiente Web?

Facilidades no acesso em qualquer local, não é necessário a instalação de qualquer programa na máquina, o custo de manutenção é mais acessível e atualizações são mais rápidas, visto que estão em um único local.

  1. Aplicações para Web são diferentes de outras categorias de software de computador. Alguns atributos podem ser observados na grande maioria destas aplicações. Explique dois desses atributos.

O servidor não é capaz de processar tudo sozinho, como a criação de páginas dinâmicas – estas que só são disponibilizadas em forma de páginas estáticas - e armazenamento em banco de dados – é preciso uma aplicação de apoio para realização deste recurso.

  1. Se não podemos afirmar que um sistema nunca irá falhar, o que seria então um software livre de defeitos? Explique.

Os testes não podem demonstrar se o software é totalmente livre de defeitos, ou se ele se comportará conforme especificado em qualquer situação, portanto é possível afirmar que existem softwares confiáveis, que possuem defeitos, e estes só serão encontrados, quando forem executados, caso não executados, o software não causará falhas.

  1. Quais principais fatores podem abalar a confiança em um sistema crítico?

Se as condições de uso não forem respeitadas, a confiabilidade é comprometida, e podem haver falhas no sistema.

  1. Na prática há uma importante diferença entre a proteção de infra-estrutura e a proteção de aplicações, explique detalhadamente essa diferença.

A proteção de infraestrutura, é feita superficialmente, com pequenas alterações, por gerentes do sistema, que vão garantir a estabilidade e eficácia do mesmo. Já a proteção de aplicações, é em um nível mais detalhado, de responsabilidade do projetista, visto que é a pessoa que conhece a base de dados do sistema, e consegue garantir o nível de segurança máximo possível.

  1. Com a grande utilização da internet para as mais diversas transações nas empresas, que tipos de proteção estão se tornando cada vez mais necessárias? Explique.

O fato, de as informações só poderem ser acessadas por pessoas autorizadas e credenciadas, assim como garantir que ela estará disponível continuamente para estas pessoas. Também é necessário a prevenção contra alterações indevidas, fraudes e violações da informação, acidentalmente ou propositalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com