TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONOPOLIS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS – CUR

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - ICEN

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE I

Sistema para PUB

RONDONÓPOLIS, MT

Março 2019

Sumário

1        Introdução        4

1.1        Descrição do Propósito do Sistema        4

1.2        Descrição do Cenário        4

1.3        Descrição do Minimundo        4

2        Metodologia de Desenvolvimento de Software Implementada        5

2.1        Definição e abordagens        5

2.2        Atividades e Papéis        6

2.3        Cronograma de Atividades        6

3        Requisitos de Usuário        7

3.1        Requisitos Funcionais        7

3.1.1        Controle de acesso        7

3.1.2        Área do Administrador        8

3.1.3        Área do Usuário        10

3.2        Regras de Negócio        11

3.3        Requisitos Não Funcionais        11

3.3.1        Requisitos do Produto        11

4        Modelo de Casos de Uso        12

4.1        Diagrama de Casos de Uso        12

        13

4.2        Descrição de Casos de Uso        13

    4.3    Diagrama de classes..................................................................................................................14

5        REFERENCIAS        15


  1. Introdução

Os sistemas de pub em um modo geral são sistemas que não passam uma segurança total para o cliente e nem para os proprietários, então tivemos a ideia de implementar um sistema, que possa sanar esses receios, dando total segurança aos usuários.

  1. Descrição do Propósito do Sistema

O sistema tem o intuito de facilitar e dar maior segurança ao dono e aos clientes do estabelecimento.

  1. Descrição do Cenário

O aluno deve apresentar uma descrição do cenário, ou seja, apresentar o local de estudo de caso, descrevendo sobre a empresa ou instituição, informando endereço, produtos oferecidos, pessoas envolvidas, carteira de clientes, dentre outros dados que julgarem ser importantes para a imersão da realidade.

  1. Descrição do Minimundo

O sistema atual do pub, está funcionando da seguinte forma, o cliente chega ao estabelecimento, senta-se em uma mesa, um garçom se dirigi a ele com um cardápio simples com uma pequena folha, onde anota o pedido do cliente, o garçom se dirigi então ao balcão onde retira o pedido do cliente levando-o para o cliente, assim que o pedido é entregue o garçom anota em uma comanda de papel o valor e o que foi pedido, o cliente também pode ir até o balcão fazer o pedido e retirar a bebida ou petisco de sua escolha, o mesmo será anotado na comanda do cliente e na do estabelecimento, assim que o cliente desejar ir embora, ele se direciona ao caixa com a comanda, um funcionário, fara a soma do total, através da comanda do cliente, assim que o cliente pagar a conta, se direcionara a saída com a comanda paga em mãos para ser entregue ao segurança da saída da casa que confere a comanda e libera o cliente para ir embora.

O proprietário do sistema, deseja um sistema todo informatizado, que funcione da seguinte forma: o cliente chega ao estabelecimento, chegando realiza seu cadastro, informando: nome, endereço, telefone, CPF, cartão de identidade. Assim que for realizado o cadastro, o cliente recebe um cartão magnético.

Caso o cliente já seja cadastrado no estabelecimento, o cliente se dirige ao caixa, onde ele poderá inserir “créditos”, ou seja, o cliente irá colocar uma quantia em dinheiro, a qual ele achar necessária para fazer o consumo na noite, logo após ele se dirige a um garçom, ou diretamente ao balcão de posse do cartão, fazendo assim a compra, o valor do item requisitado é debitado da conta do cliente.

O cliente que desejar também, poderá retirar um relatório da sua conta, vendo assim o saldo ainda disponível e os itens já consumidos.

Paro o controle do estoque, o sistema assim que instalado, recebera o cadastro de tudo que há em estoque, e a cada venda, irá debitando, assim que algum item chegar ao limite mínimo, ira avisar ao usuário que o estoque de determinado item é baixo. Também é possível que o gerente do estabelecimento, verifique a quantidade de cada produto, assim que novas mercadorias cheguem, são cadastradas.

  1. Metodologia de Desenvolvimento de Software Implementada

  1. Definição e abordagens

Serão utilizados para realização do sistema as metodologias ágeis XP e SCRUM, utilizando a melhor técnica de cada metodologia para cada área do desenvolvimento.

Da metodologia SCRUM será utilizado a técnica de Sprints, como pode ser observado na imagem logo a baixo. Também será utilizado o conceito de reuniões diárias.

Já da metodologia XP ( Xtreme Programming ) será utilizado o conceito de mudanças constantes, ou seja, o projeto poderá ser atualizado assim que se tornar necessário. E também será utilizado a programação em pares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (453.7 Kb)   docx (276.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com