TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  18/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário:

1- Explique e caracterize o período conhecido como Crise do Software

A Crise do Software iniciou na década de 70 devido ao rápido crescimento da demanda por aplicações, assim como o aumento da complexidade dos problemas e da falta de técnicas que pudessem direcionar e testar a qualidade dos programas, resultando em baixa qualidade, alto custo e muita manutenção. Com isso, os desenvolvedores não davam conta da produção de softwares, assim como eles estavam cada vez mais caros e cheios de problemas, como dificuldade para a manutenção (o que encareceria ainda mais), atraso nos prazos, não cumprimento dos requisitos dos usuários, entre outros. Devido a tudo isso, foi criada a Engenharia de Software, elaborando critérios sistemáticos e controlados para o desenvolvimento de softwares. Infelizmente muitos programadores ainda produzem sem essas técnicas e o resultado é de um trabalho custoso e de pouco agrado ao cliente final e, desta forma, não se pode dizer que a Crise do Software acabou, e sim que ela reduziu.

2- Com base no que foi discutido em aula e na leitura do Capitulo 1 do livro do Ian Sommerville, explique porque a engenharia de software é importante nos dias atuais.

A Engenharia de Software permite planejar com antecedência todos os passos do processo de criação e manutenção do software. Através dela, é possível definir parâmetros, processos, requisitos, tempo investido, formas de aplicação, softwares e mão de obra necessários, além de personalizar tudo a um usuário final. Sem isso, os programas correm risco de não serem um bom desenvolvimento, não suprirem as necessidades do usuário final, não serem modificáveis para evoluírem junto com o negócio do usuário ou até mesmo custar muito mais do que o necessário. Como vivemos em um mundo moderno, tecnológico e que as tecnologias estão em constante crescimento, o software deve seguir essa forma de trabalho para que consiga acompanhar as mudanças.

3- O que um software deve proporcionar para que seja considerado um bom software? Sugira alguns outros atributos que possam ser relevantes.

Um bom software deve ser:

* Eficiente, com responsividade, tempo de processamento e utilização de recursos adequados;

* Aceitável ao usuário que irá utilizar, adaptando-se aos outros aplicativos que ele possa necessitar na sua operação;

* Seguro, não permitindo que usuários externos possam danificá-lo e nem acessar informações sigilosas. Além disso, deve garantir que o software não danifique outros processamentos da máquina do usuário.

* Modificável, fazendo com que o programa possa se adaptar a novas realidades do usuário, como o crescimento da empresa e do negócio;

* Fácil usabilidade. Não adianta um sistema ser completo, com todas as ferramentas possíveis, mas que não permita o usuário final encontrar suas funções necessárias de forma fácil.

* Dinâmico para que consiga realizar o máximo de operações do usuário com o mínimo de esforço dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com