TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  8/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

1. Cite e explique as razões do porquê é mais caro adicionar funcionalidade depois que um software está em uso do que implementar a mesma funcionalidade durante o seu desenvolvimento.

Para Sommerville, 2011 é mais caro adicionar funcionalidade depois que um software está em uso do que implementar a mesma funcionalidade durante o seu desenvolvimento porque as nova funcionalidade ficam mais caro depois que liberada por causa que é necessário tempo para aprender o sistema e analisar o impacto das alterações propostas. E alguns itens descreve as razões para isso são:

  • Estabilidade da equipe: Após o termino do desenvolvimento e o sistemas liberado para cliente a equipe e remanejada para novos projetos e a equipe que fica responsável pela manutenção do sistemas não entende o sistema em si ou as regras de negócios. Nas práticas de desenvolvimento: em muitos casos, o contrato para a manutenção de um sistema é separado do contrato de desenvolvimento do sistema. E pode ocorrer que o contrato de manutenção ser dado a uma empresa diferente da do desenvolvedor do sistema original.
  • Qualificações de pessoal: Em geral, a equipe de manutenção é inexperiente e não domina a regra de negócio da aplicação e em alguns casos, os sistemas antigos podem ter sido desenvolvidos em linguagens obsoletas de programação e a equipe de manutenção pode não ter muita experiência nessas linguagens. Segundo Sommerville (2011, p. 172), “a manutenção tem uma imagem pobre entre os engenheiros de software. É vista como um processo menos qualificado do que o desenvolvimento de sistema e é muitas vezes atribuída ao pessoal mais jovem”.
  • Idade do programa e estrutura: E muitas vezes, não são submetidos a um gerenciamento de configuração, e com isso, acaba desperdiçando muito tempo para encontrar as versões corretas dos componentes do sistema para a alteração. Muitas vezes, o sistema sofre muitas alterações e com isso a sua estrutura tende a degradar e envelhecer, tornando-se cada vez mais difíceis de serem entendidos e alterados. Em alguns casos, os sistemas foram desenvolvidos sem técnicas modernas de engenharia de software, as documentações podem ter se perdido ou ser inconsistentes.

2. Vimos que temos alterações que podem ocorrer a qualquer momento e por qualquer razão. Pensando sobre isso, cite e explique as quatro fontes de alterações fundamentais que podem ocorrer.

Com relação às alterações, Pressman e Maxim (2016, p. 624) dizem “qual a origem dessas alterações? A resposta a essa pergunta é variada, assim como as próprias alterações”. As fontes de alteração são:

  • Reorganização ou crescimento/enxugamento causam alterações em prioridades de projeto ou na estrutura da equipe de engenharia de software, neste aspecto podem ocorrer que faz alterações importantes nos projetos tanto no crescimento ou diminuição que mexe nos cronograma do termino.

  • Restrições orçamentárias ou de cronograma causam a redefinição do sistema ou produto. Os cortes de gasto no orçamento ou de pessoal pode afetar muito um sistema em desenvolvimento, ou a pressa para finalizar um projeto.

  • Novos negócios ou condições de mercado ditam mudanças nos requisitos do produto ou nas regras comerciais, novos itens nos mercados ditam muitas vezes as alterações dos projetos para se adequar nas condições do mercado.
  • Novas necessidades dos envolvidos demandam modificação dos dados produzidos pelos sistemas de informação, na funcionalidade fornecida ou nos serviços oferecidos, muitas vezes algumas novas necessidades para adequar o projetos demandam  modificações;

Referencias

PRESSMAN, R.; MAXIM, B. R. Engenharia de Software – Uma abordagem profissional.

8. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com