TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  4/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA

CURSO

PERÍODO/ANO

ECSA

GTI

3º/2022

COMPONENTE CURRICULAR

DOCENTE

DATA DE ENTREGA

Engenharia de Software

Erick Lago

28/03

ATIVIDADE: Escolher 10 questões da revisão e entregar até o final da aula.

  1. Qual foi o motivador para o surgimento da Engenharia de Software?

A Engenharia de Software surgiu para tentar contornar a crise do software de 1970, sua criação buscava também trazer os elementos da engenharia para o desenvolvimento de softwares complexos.

  1. Explique o que é refatorar o código:

Refatorar seria otimizar o código sem necessariamente adicionar novas funcionalidades, podendo ser uma “limpeza”, alteração de funções para deixar o código mais “enxuto”, entre outras alterações para a melhor eficiência do software.

  1. Diferencie o teste da Caixa Branca do teste da Caixa Preta:

No teste da Caixa Branca, o tester tem acesso a estrutura interna da aplicação e ele busca garantir que os componentes do software estejam concisos além de garantir a qualidade na implementação do sistema, seu objetivo é validar a lógica do sistema. Já no teste da caixa preta, o código fonte é ignorado pois o tester não tem foco nos elementos do software e sim em como ele funciona, buscando garantir que os requisitos funcionais do sistema estejam consistentes, com o objetivo de validar as entradas e saídas do sistema.

  1. Qual a importância dos testes de software?

Os testes são de extrema importância, chegando a ser essenciais para garantir a continuidade dos softwares, visto que são conjuntos de processos que permitem validar o sistema em momentos diferentes, garantindo o seu funcionamento em todas as etapas de sua criação.

  1. O que são testes unitários e testes de aceitação?

Testes unitários feitos em apenas um componente, sendo geralmente um método ou função e tendo seu foco em uma funcionalidade em específico. Já os testes de aceitação ocorrem em todo o sistema, garantindo a funcionalidade do mesmo.

  1. Por que os modelos evolucionários recebem essa denominação?

Pois são utilizados para criar aplicações que evoluam ao longo do tempo, sendo caracterizadas por sua iteratividade e a possibilidade do desenvolvimento de versões mais completas do software.

  1. Cite as vantagens e desvantagens da Prototipagem:

Este modelo tem como vantagens o rápido fornecimento do sistema e o compromisso do usuário com as atividades inerentes ao desenvolvimento. Contudo, como desvantagens, é possível citar problemas referentes ao gerenciamento de fatores como custos e documentação e problemas com manutenção do sistema

  1. Em que momento a Prototipagem pode ser utilizada no modelo Espiral?

Após a definição de objetivos, desempenho e funcionalidades e análise de riscos

  1. Qual a diferença entre protótipo evolutivo e protótipo descartável?
    O protótipo evolutivo tem seu desenvolvimento iniciado assim que os requisitos mais simples e importantes do sistema são definidos e é otimizado a medida que o sistema evolui e novos requisitos são descoberto, sofrendo as alterações necessárias. O protótipo descartável, por sua vez, é responsável por ampliar o processo de análise de requisitos, tendo como objetivo reduzir os custos no ciclo de vida do software, descartando o protótipo para que o produto do software seja desenvolvido.

  1. Trace as semelhanças e diferenças entre o modelo Cascata e o modelo Incremental:

O modelo cascata é um modelo que não permite a mudança do projeto após o início do mesmo. Já o modelo incremental, é um modelo onde você realiza as partes do projetos separadamente, para depois integra-las em um sistema único, fornecendo mais flexibilidade, menos erros, e fácil correção, pois se uma etapa estiver errada, é possível corrigi-la facilmente, sem ter alterar o projeto inteiro.                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com