TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Software

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

 Engenharia de Software

 

 A Engenharia de Software teve seu inicio na década de 1960 como um meio para acabar com a crise do software. Antigamente os softwares eram produzidos de maneira desordenada com baixa qualidade, isso fez com que empresas pensassem em uma maneira de desenvolvê-los com maior qualidade e em menor tempo como uma tentativa de sair de tal crise.

 Esta área da computação é voltada ao estabelecimento de técnicas, processos, métodos, ferramentas e ambientes de suporte ao desenvolvimento de software. Estes processos e técnicas são apontados como fundamentais para uma maior produtividade e obtenção de um produto de qualidade.

 Engenharia de software requer habilidades com raciocínio lógico e matemáticas bem desenvolvidas, é uma área que esta em constante inovação e atualização. Para atuar na área é necessário ter disciplina, determinação, vontade e capacidade para enfrentar novos desafios, visando também sempre buscar mais conhecimento. Um bom entrosamento para trabalhar em equipe é necessário.

  No desenvolvimento de software existem metodologias as quais são um conjunto estruturado de práticas que servem para não tornar a tarefa um verdadeiro caos.

 

Principais Metodologias:

 

 Análise estruturada - É um método de análise de requisitos de software, uma atividade de construção de modelos.

 Metodologia Orientada a Objetos - Tem o intuito de minimizar os problemas encontrados até então na criação de softwares complexos.

 Metodologias Ágeis - Opção tradicional para desenvolver softwares, visando a entrega rápida e continua de softwares funcionais.

 

Planejamento e Gerenciamento

 

 Para que um produto de software seja entregue com sucesso e com boa qualidade, antes ele deverá ser planejado e gerenciado cuidadosamente por um grupo de pessoas, pois são produtos complexos e com muitas partes envolvidas.

 O planejamento está diretamente ligado ao processo de software, ele indicará as atividades a serem realizadas. Estimativas são criadas e necessárias para indicar quem e quantos irão realizar as atividades, quando serão realizadas e finalizadas, quanto elas deverão custar e prazos devem ser determinados. Análise de riscos e as revisões periódicas também são fundamentais para garantir que o projeto seja cumprido.

 Sem um bom planejamento, os desenvolvedores não saberão o que fazer e não terão datas para iniciar ou terminar o trabalho, não saberão tamanho, quantidade e orçamento, resultando em um produto de má qualidade ou até mesmo não resultando em produto algum.

 O gerenciamento nada mais é do que fazer cumprir o que foi planejado. O gerente tem como objetivo organizar e coordenar a equipe, controlar e analisar as atividades de produção, fazer cumprir prazos e custos visando a garantia e qualidade do produto de software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com