TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de software e gerencia de projetos

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.801 Palavras (32 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 32

FOLHA DE AVALIAÇÃO



Nome do aluno: Leandro Ricardo Quadros Faria
Nº de matrícula: 00010357
Curso: Sistemas de Informação
Título do Trabalho: SisPonto – Sistema para Marcação de Ponto Eletrônico




AVALIAÇÃO: ______ ( ________________________________________

___________________________________________________________ )




Divinópolis, ____ de _____________________ de _______.




______________________________________________
Suend Schneider Duarte – Orientador

______________________________________________
Maria Elisa Magalhães Barbosa

______________________________________________
Danielle Comitante Leão






























DEDICATÓRIA

Ao meu pai Ricardo Faria Batista e à minha mãe Luzia Batista Quadros Faria que sempre estiveram ao meu lado mesmo com algumas dificuldades encontradas, aos quais devo, em grande parte, o que hoje sou. Aos meus irmãos, Leonardo e Letícia, pela compreensão da minha ausência em suas vidas. A minha namorada Vânia, pelas palavras positivas. Ao meu avô Quirino e minha avó Ilda por toda colaboração. Enfim, a todos os colegas educadores e educandos, que acreditaram no meu trabalho.




























AGRADECIMENTOS


Ao meu professor orientador Suend Schneider Duarte que com profissionalismo e extrema competência me orientou precisamente neste trabalho.
Aos meus pais pelo apoio incondicional não apenas nos últimos meses, mas em toda a minha vida.
Aos meus amigos da LifeSys Informática / LifeSys Informática pela ajuda e compreensão no processo de aprendizado sobre o desenvolvimento de software.
Aos meus grandes amigos Samuel Eustáquio Santos e Roger Gontijo Resende pelo apoio incondicional e compartilhamento de seusconhecimentos.


Sistema de Marcação de Ponto Eletrônico
Leandro Ricardo Quadros Faria
Faculdades Integradas do Oeste de Minas (FADOM)
35.500-007 – Divinópolis – MG – Brasil
leleandrinho@gmail.com

Resumo. Este relatório detalha o processo de desenvolvimento de um software para gerenciar a marcação de ponto dos funcionários da empresa LifeSys Informática. Será apresentado um software desenvolvido com a utilização dos modernos recursos de análise e programação, visando um alto grau de qualidade e confiabilidade, com objetivo de informatizar o sistema de ponto dos funcionários, visto que o mesmo atualmente é realizado de forma manual. Este visa uma aplicação projetada e desenvolvida com o intuito de oferecer um maior controle do banco de horas de todos os funcionários da empresa, podendo assim obter uma maior segurança nas informações registradas referente aos horários de cada funcionário.
Abstract. This article details the process of development of a software to manage the marking of point of the employees of the Nefrodata company Systems. It will be presented a software developed with the use of the modern resources of analysis and programming, aiming at one high degree of quality and trustworthiness, with objective of informatizar the system of point of the employees, since the same currently it is carried through of manual form. This aims at an application projected and developed with intention to offer to a bigger control of the bank of hours of all the employees of the company, thus being able to get a bigger security in the registered information referring to the schedules of each employee.










INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a empresa LifeSys Informática Ltda desenvolvedora de software hospitalar, situada na Avenida Paraná nº 457 – Conj. 103, Centro, nacidade de Divinópolis MG, vem crescendo consideravelmente, necessitando de aumentar o quadro de funcionários, assim fica visível a dificuldade de obter um controle real dos horários de cada funcionário, sendo assim, fica indispensável à obtenção de um sistema responsável para o controle de marcação de ponto.
Atualmente, a metodologia de trabalho adotada pela empresa na marcação de ponto é considerada rudimentar, onde os processos são realizados manualmente. Neste contexto, a proposta deste trabalho é desenvolver um software que faça o controle da marcação de ponto automaticamente, oferecendo assim segurança e agilidade no cadastro das informações referente aos funcionários da empresa, como dados pessoais, folgas, férias, viagens, horas extras, banco de horas entre outras funções disponíveis para obter um controle sobre o horário de trabalho de cada funcionário.
Este projeto surge como uma nova opção para a empresa aperfeiçoar ainda mais seus processos, visto que este software usará modernos recursos de programação com interface gráfica amigável, relatórios gerenciais, controle de acesso de usuários e controle de segurança das informações, além de métodos de documentação dos processos, recursos estes que irão proporcionar ao software a possibilidade de facilitar e agilizar o trabalho do usuário que fará o fechamento de ponto a cada mês.
1. OBJETIVOS
O produto SisPonto visa a oferecer apoio informatizado ao controle de ponto da empresa LifeSys Informática, tendo assim, total controle de todas as atividades referente à marcação de ponto, como também folgas, férias, licenças e viagens de cada funcionário.
2. JUSTIFICATIVA
A elaboração do projeto SisPonto se justifica pelo fato de que as marcações de ponto dos funcionários são feitas de forma manual, deixando assim oprocesso demorado. Vendo este quadro em que se encontram os serviços de ponto da empresa, foi o que motivou a criação do SisPonto que será um software para automatizar e agilizar todos os serviços referente a marcação de ponto da empresa.
3. ESTUDO DE USO – METODOLOGIA DE PESQUISA
A elaboração do projeto SisPonto foi concebida depois de verificar a deficiência que existe no processo de edição de marcação de ponto, esta deficiência foi constatada por meio da experiência adquirida pelos usuários do sistema.
O SisPonto foi desenvolvido com intuito de informatizar a marcação de ponto da empresa LifeSys Informática, a qual fica situada em Divinópolis-MG, onde ocupa lugar em destaque no meio de desenvolvimento de software hospitalar a mais de 10 anos. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados a empresa é referência nacional no segmento de software hospitalar.
Atualmente a LifeSys Informática utiliza processos informatizados em todas as suas etapas de funcionamento, porém a marcação de ponto, não possui nenhum sistema eletrônico que controle e gerencie seu funcionamento, hoje são utilizados meios manuais onde a informação é passada através de registros em livros.
Além disso, neste processo também é realizado o gerenciamento do banco de horas, onde ficam registradas todas as horas que o funcionário deve a empresa e que a empresa deve ao funcionário. Tal processo é realizado de forma manual, diminuindo assim a confiabilidade no resultado final.
A empresa hoje enfrenta grandes dificuldades de organização, tanto nos processos de cadastros, quanto nas edições das marcações de ponto. Neste contexto este trabalho se torna relevante por apresentar uma solução que melhore o controle dos processos internos da empresa e garanta o gerenciamento efetivo das informações geradas em seuambiente.
O SisPonto será desenvolvido para a empresa LifeSys Informática utilizar em seu processo de administração de pessoal.
4. PROCESSO DE FUNCIONAMENTO ATUAL
Hoje em dia, todo o processo de marcação de ponto da empresa é baseado em processos manuais, onde são utilizados papéis para se documentar os horários de entrada e saída dos funcionários.
5. MARCAÇÃO DE PONTO
No processo atual, os funcionários chegam até a empresa e assinam o livro de ponto, na entrada da manhã, na saída para o almoço, na volta do almoço e na saída da tarde. Assim, fica registrado no livro todos os possíveis atrasos, horas extras ou débito de horas funcionário, assim como faltas e folgas.
Após passar por este processo, o livro de ponto será revisado pelo (a) funcionário (a) responsável pela edição de cartão, será passado manualmente para o computador os respectivos pontos de cada funcionário.
Nesta etapa também serão feitos os cálculos de horas extras, débitos, faltas entre outros processos existentes dentro da empresa.
6. PROBLEMA ATUAL
O grande problema que ocorre atualmente no processo de marcação de ponto é a demora no fechamento de ponto mensal, a perda de informações e a falta de documentação. Os problemas que ocorrem no processo de marcação de ponto da LifeSys Informática são:
Demora no fechamento de ponto mensal, ocasionado pelo grande número de registros feito pelos funcionários e pela falta dos mesmos devido a viagens, folgas, licenças e férias.
Falta de credibilidade nos registros de horas extras, ocasionado pelo fato dos lançamentos serem feitos manualmente.
Falta de documentação em todos os processos.
Todos os problemas deixam o processo de ponto da empresa lento, ocasionando perda de credibilidade pela demora que ocorre em todos os processos e também pela possibilidade deerros nos lançamentos (edição) de marcação de ponto. A falta de documentação prejudica a tomada de decisão da empresa, a qual não possui relatório para avaliar a situação atual de cada funcionário.
7. SOLUÇÃO PROPOSTA
A solução proposta para solucionar os problemas encontrados na empresa LifeSys Informática se encontra no projeto do sistema SisPonto, este software irá gerenciar de forma informatizada todos os processos de marcação de ponto, entrada, saída, horas extras, banco de horas entre outras.
8. BENEFÍCIOS ESPERADOS
Com a informatização do processo de marcação de ponto, o tempo gasto para fechamento dos mesmos será reduzido. Pois todas as informações e dados necessários para realizar a consulta de cada funcionário, será muito mais rápido a resposta e seguro, assim poderá obter confiabilidade na verificação de horas extras. Além disso, os dados dos funcionários com todas as marcações, férias, folgas e viagens serão armazenados no banco de dados do SisPonto e poderão ser usados por meio de relatórios em qualquer momento de acordo com a necessidade da empresa.
9. INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O SisPonto será elaborado usando modernos recursos e técnicas de desenvolvimento de software. Para a realização das documentações do SisPonto será utilizado o PRAXIS (Processo para Aplicativos eXtensíveis Interativos), além das técnicas do PRAXIS serão utilizados vários softwares para auxiliar no processo de documentação e engenharia de software, dentre estes softwares pode-se destacar o Microsoft Project e o Microsoft Visio. O processo de criação do software SisPonto será feito na linguagem de programação Delphi 7.0 e o banco de dados Firebird 2.0.
Os documentos do processo de engenharia de software serão feitos utilizando as técnicas do método PRAXIS, processo este desenvolvido peloProf. Wilson de Pádua da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O PRAXIS é um dos métodos de engenharia de software mais modernos existentes, além de ser um dos mais utilizados pelas organizações atualmente. O PRAXIS é composto de uma grande gama de artefatos, cada um destes artefatos documenta uma parte do processo de engenharia de software, desde a proposição do sistema e análise de requisitos até a implantação e treinamento dos usuários (PAULA FILHO, Wilson de Pádua. (2001)).


Para o desenvolvimento do sistema SisPonto foram utilizados dois artefatos do PRAXIS, o primeiro é a Proposta de Especificação do Software (PESw), que documenta, delimita e dimensiona as características que o produto deverá possuir. A PESw encontra-se disponível no apêndice A deste artigo.
Além da PESw será utilizado também a Especificação de Requisitos do Software (ERSw), este artefato do PRAXIS resulta do fluxo de requisitos que começa com a definição do problema descrito na Proposta de Especificação do Software e termina resultando na ERSw. A ERSw descreve de forma detalhada um conjunto de requisitos que devem ser satisfeitos por uma solução implementável para o problema. A ERSw encontra-se no apêndice B deste artigo.
O SisPonto utilizará à linguagem de programação Delphi 7.0. O Delphi 7.0 é desenvolvido pela empresa Borland Software Corporation, o Delphi utiliza-se de recursos da linguagem Object Pascal. O Delphi 7.0 possui uma interface de programação de fácil uso e proporciona recursos de programação modernos. Os softwares que utilizam Delphi, possuem interfaces amigáveis e de fácil uso. Parte dos códigos fonte gerados no desenvolvimento do SisPonto pelo Delphi estão no anexo E deste artigo, estes códigos são representados por uma pequena parte do total dos códigos, todas as rotinasdo sistema utilizam as mesmas características de programação disponíveis no anexo E.
O banco de dados do SisPonto será o Firebird 2.0, este banco de dados é open source (gratuito), e foi baseado no Interbase da empresa Borland. O Firebird possui recursos presentes nos mais importantes bancos de dados relacionais, que possuem recursos de controle próprio, os quais dão mais credibilidade e confiabilidade ao banco de dados. Para construir e gerenciar o banco de dados em Firebird será utilizado à ferramenta IBExpert que é uma interface de gerenciamento dos bancos de dados Firebird e Interbase, o IBExpert proporciona uma fácil criação e manutenção dos bancos de dados feitos em Firebird.
10. CONCLUSÃO
A elaboração de um software exige que os envolvidos tenham visão em diversas áreas, além de um amplo conhecimento em técnicas, métodos de programação e documentação. Para se criar um software é preciso que se utilize variados tipos de ferramentas e métodos de gerenciamento.
O profissional envolvido no processo de um software deve possuir características que o tornem dinâmico e organizado. Uma vez que é preciso organizar como será feito todo processo de desenvolvimento e se deve trabalhar com vários tipos de atividades simultaneamente.
Durante a criação do SisPonto, tive a oportunidade de colocar em prática muito dos conhecimentos adquiridos durante minha graduação em Sistemas de Informação. Nessa experiência participei de todo o processo de criação de um software, para isso utilizei todas as técnicas de engenharia de software e análise de sistemas que aprendi. Além disso, o mais importante foi que vi em várias etapas do desenvolvimento, diversos processos que não havia visto na faculdade, os quais tenho certeza que foram e serão muito úteis na minha vida profissional.
Estaexperiência foi muito importante em minha vida acadêmica e será de grande valia em toda minha vida profissional. Todos os métodos que foram utilizados para produzir este projeto e seus resultados (documentos e software) me fizeram ver como poderão ser utilizados todos os conhecimentos visto durante o curso. Enfim, a atividade de produção de software enriqueceu muito meu conhecimento e me proporcionou uma visão de como funciona todo processo de elaboração e desenvolvimento de software.
11. REFERÊNCIAS
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Informação e documentação – Referências – Elaboração. 2002.

Sonnino, Bruno. Desenvolvendo Aplicações com Delphi 6, São Paulo, Makron Books, (2001).

MELLO, Cláudio. Gerência de Projeto de Software. Instituto Militar de Engenharia. Disponível em < http://www.des.ime.eb.br> Acessado em: 05 fev. 2007.

Felipe, Eduardo Ribeiro. Conectividade Utilizando Delphi 6, São Paulo , Érica, (2002).

Camara, Fábio; Novaes, Hugo. Banco de Dados em Delphi, Santa Catarina., Visual Books, (2000).

Paula Filho, Wilson de Pádua. Engenharia de Software: Fundamentos, Métodos e Padrões, 2º ed.. Rio de Janeiro, LTC, (2001).

APÊNDICE A













PROPOSTA DE ESPECIFICAÇÃO DO SOFTWARE
Sistema para Marcação de Ponto Eletrônico
SisPonto














Autor: Leandro Ricardo Quadros Faria






Divinópolis (M.G), novembro, 2007

LEANDRO RICARDO QUADROS FARIA i
DEDICATÓRIA iii
AGRADECIMENTOS iv
INTRODUÇÃO vi
1. OBJETIVOS vii
2. JUSTIFICATIVA vii
3. ESTUDO DE USO – METODOLOGIA DE PESQUISA vii
4. PROCESSO DE FUNCIONAMENTO ATUAL viii
5. MARCAÇÃO DE PONTO viii
6. PROBLEMA ATUAL ix
7. SOLUÇÃO PROPOSTA ix
8. BENEFÍCIOS ESPERADOS ix
9. INFORMAÇÕES TÉCNICAS x
10. CONCLUSÃO xi
11. REFERÊNCIAS xii
1.MISSÃO DO PRODUTO xix
2. LISTA DE FUNÇÕES xix
3. REQUISITOS DE QUALIDADE xx
4. METAS GERENCIAIS xx
5. OUTROS ASPECTOS xx
6. ESTIMATIVA DE CUSTO E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO xxi
Aprovação xxiii
7. OBJETIVOS DESTE DOCUMENTO xxviii
8. ESCOPO DP PRODUTO xxviii
NOME DO PRODUTO E DE SEUS COMPONENTES PRINCIPAIS xxviii
MISSÃO DO PRODUTO xxix
9. LIMITES DO PRODUTO xxix
10. BENEFÍCIOS DO PRODUTO xxix
11. MATERIAIS DE REFERÊNCIA xxx
12. DEFINIÇÕES DE SIGLAS xxx
13. VISÃO GERAL DESTE DOCUMENTO xxxi
14. DESCRIÇÃO GERAL DO PRODUTO xxxi
14.1. PERSPECTIVAS DO PRODUTO xxxi
1.1.1. Diagrama de contexto xxxi
1.1.2. Interfaces de usuário xxxii
1.1.3. Interfaces de hardware xxxiv
1.1.4. Interfaces de software xxxiv
1.1.5. Interfaces de comunicação xxxiv
1.1.6. Restrições de memória xxxiv
1.1.7. Modos de operação xxxiv
1.1.8. Requisitos de adaptação ao ambiente xxxv
14.2. FUNÇÕES DO PRODUTO xxxv
14.3. USUÁRIOS E SISTEMAS EXTERNOS xxxv
1.1.9. Descrição xxxv
1.1.10. Características dos usuários xxxvi
1.1.11. Restrições xxxvi
1.1.12. Hipóteses de trabalho xxxvi
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS xxxvii
14.4. INTERFACE DE USUÁRIO TELA DE FUNCIONÁRIOS xxxvii
2.1.1. Leiaute sugerido xxxvii
2.1.2. Diagrama de estados xlvi
2.1.3. Relacionamentos com outras interfaces xlviii
2.1.4. Campos l
2.1.5. Comandos liii
14.5. INTERFACE DE USUÁRIO TELA DE JUSTIFICATIVAS liv
2.1.6. Leiaute sugerido liv
2.1.7. Diagrama de estados lviii
2.1.8. Relacionamentos com outras interfaces lviii
2.1.9. Campos lix
2.1.10. Comandos lix
14.6. INTERFACE DE USUÁRIO TELA HORÁRIOS DE TRABALHO lx
2.1.11. Leiaute sugerido lx
2.1.12. Diagrama de estados lxiv
2.1.13. Relacionamentos com outras interfaces lxiv
2.1.14. Campos lxv
2.1.15. Comandos lxv
14.7. INTERFACE DEUSUÁRIO TELA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL lxvi
2.1.16. Leiaute sugerido lxvi
2.1.17. Diagrama de estados lxx
2.1.18. Relacionamentos com outras interfaces lxxii
2.1.19. Campos lxxii
2.1.20. Comandos lxxiii
14.8. INTERFACE DE USUÁRIO TELA HORÁRIOS E APONTAMENTOS lxxiv
2.1.21. Leiaute sugerido lxxiv
2.1.22. Diagrama de seqüência lxxvi
2.1.23. Relacionamentos com outras interfaces lxxvii
2.1.24. Campos lxxvii
2.1.25. Comandos lxxvii
14.9. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL lxxviii
2.1.26. Fonte da entrada lxxviii
2.1.27. Destino da saída lxxviii
2.1.28. Relacionamentos com outras interfaces lxxviii
2.1.29. Formato lxxviii
14.10. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE HORÁRIOS DE TRABALHO lxxviii
2.1.30. Fonte da entrada lxxviii
2.1.31. Destino da saída lxxviii
2.1.32. Relacionamentos com outras interfaces lxxviii
2.1.33. Formato lxxix
14.11. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE JUSTIFICATIVAS lxxix
2.1.34. Fonte da entrada lxxix
2.1.35. Destino da saída lxxix
14.11.1. Relacionamentos com outras interfaces lxxix
2.1.36. Formato lxxix
14.12. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE FUNCIONÁRIOS lxxix
2.1.37. Fonte da entrada lxxix
2.1.38. Destino da saída lxxix
2.1.39. Relacionamentos com outras interfaces lxxx
2.1.40. Formato lxxx
14.13. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE FÉRIAS lxxx
2.1.41. Fonte da entrada lxxx
2.1.42. Destino da saída lxxx
2.1.43. Relacionamentos com outras interfaces lxxx
2.1.44. Formato lxxx
14.14. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE LICENÇAS lxxx
2.1.45. Fonte da entrada lxxx
2.1.46. Destino da saída lxxxi
14.14.1. Relacionamentos com outras interfaces lxxxi
14.14.2. Formato lxxxi
14.15. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE VIAGENS lxxxi
14.15.1. Fonte da entrada lxxxi
14.15.2.Destino da saída lxxxi
14.15.3. Relacionamentos com outras interfaces lxxxi
14.15.4. Formato lxxxi
14.16. INTERFACE DE SOFTWARE lxxxi
14.17. INTERFACE DE HARDWARE lxxxii
14.18. INTERFACE DE COMUNICAÇÃO lxxxii
3. REQUISITOS FUNCIONAIS lxxxii
14.19. DIAGRAMAS DE CASOS DE USO lxxxii
3.1.1. Diagrama de casos de uso – Gestão de Cadastro lxxxii
14.20. CASO DE USO GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS lxxxii
3.1.2. Precondições lxxxii
3.1.3. Fluxo principal lxxxiii
3.1.4. Subfluxos lxxxiii
3.1.5. Fluxos alternativos lxxxiii
3.1.5.1. Fluxo alternativo Inclusão de Novo Funcionário lxxxiii
14.20.1.1. Fluxo alternativo Alteração de Dados do Funcionário lxxxiii
14.20.1.2. Fluxo alternativo Exclusão de Funcionários lxxxiii
14.21. CASO DE USO FESTÃO DE JUSTIFICATIVAS lxxxiii
3.1.6. Precondições lxxxiii
3.1.7. Fluxo principal lxxxiv
3.1.8. Subfluxos lxxxiv
3.1.9. Fluxos alternativos lxxxiv
3.1.9.1. Fluxo alternativo Inclusão de Nova Justificativa lxxxiv
3.1.9.2. Fluxo alternativo Alteração de Dados da Justificativa lxxxiv
3.1.9.3. Fluxo alternativo Exclusão de Justificativas lxxxiv
14.22. CASO DE USO GESTÃO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL lxxxiv
3.1.10. Precondições lxxxiv
3.1.11. Fluxo principal lxxxv
3.1.12. Subfluxos lxxxv
3.1.13. Fluxos alternativos lxxxv
3.1.13.1. Fluxo alternativo Inclusão de Nova Estrutura Organizacional lxxxv
3.1.13.2. Fluxo alternativo Alteração de Dados da Estrutura Organizacional lxxxv
3.1.13.3. Fluxo alternativo Exclusão de Estrutura Organizacional lxxxv
14.23. CASO DE USO GESTÃO DE FUNÇÕES lxxxvi
3.1.14. Precondições lxxxvi
3.1.15. Fluxo principal lxxxvi
3.1.16. Subfluxos lxxxvi
3.1.17. Fluxos alternativos lxxxvi
3.1.17.1. Fluxo alternativo Inclusão de Nova Função lxxxvi
3.1.17.2. Fluxo alternativoAlteração de Dados da Função lxxxvi
3.1.17.3. Fluxo alternativo Exclusão de Função lxxxvi
14.24. CASO DE USO GESTÃO DE HORÁRIOS DE TRABALHO lxxxvii
3.1.18. Precondições lxxxvii
3.1.19. Fluxo principal lxxxvii
3.1.20. Subfluxos lxxxvii
3.1.21. Fluxos alternativos lxxxvii
3.1.21.1. Fluxo alternativo Inclusão de Novo Horários de Trabalho lxxxvii
3.1.21.2. Fluxo alternativo Alteração de Dados dos Horários de Trabalho lxxxvii
3.1.21.3. Fluxo alternativo Exclusão de Função lxxxvii
4. REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS lxxxviii
14.25. REQUISITOS DE DESEMPENHO lxxxviii
4.1.1. Tempo de resposta para operação de cadastro, alteração ou exclusão lxxxviii
4.1.2. Requisito de desempenho Tempo de resposta para pesquisas no banco de dados lxxxviii
14.26. REQUISITOS DE DADOS PERSISTENTES lxxxviii
4.1.3. Diagrama de classes persistentes lxxxviii
4.1.4. Classes persistentes lxxxviii
4.1.5. Propriedades das classes persistentes lxxxix
14.27. RESTRIÇÕES AO DESENHO lxxxix
4.1.6. Restrição ao desenho Requisito Expansibilidade lxxxix
14.28. ATRIBUTOS DA QUALIDADE lxxxix
4.1.7. Atributo da qualidade Segurança do Acesso lxxxix
4.1.8. Atributo da qualidade Apreensibilidade lxxxix

































1. MISSÃO DO PRODUTO
O produto SisPonto “Sistema para Marcação de Ponto Eletrônico” visa oferecer apoio informatizado ao controle de marcação de ponto da empresa LifeSys Informática, organizando também todos os cadastros de funcionários, viagens, folgas, férias, banco de horas, horas extras, entre outras mais.

2. LISTA DE FUNÇÕES
Número
Função
Necessidades
Benefícios
1
Gestão de funcionários
Atualização dos dados e cadastro de todos os funcionários.
Agilidade no cadastro dos funcionários.
Agilidade na busca por dados dosfuncionários.
2
Gestão de usuários
Atualização dos dados e cadastros de todos os usuários
Maior controle de acesso ao sistema.
3
Gestão do banco de horas
Atualização diária do banco de horas.
Controle de todos os créditos, débitos e saldos dos funcionários.
4
Gestão de marcação de ponto
Registro dos pontos dos funcionários.
Agilidade nos lançamentos dos pontos registrados.
Melhoria do controle de horas extras dos funcionários.
5
Gestão de justificativas
Registros de todas as justificativas disponíveis no sistema
Controle sobre os motivos pelo qual o funcionário faltou ou entrou de licença.
6
Gestão de estrutura organizacional
Registro de todas as estruturas existentes na empresa
Controle referente a cada setor pelo qual o funcionário pertence.
7
Gestão de Backup
Cópia de segurança do Banco de Dados do Sistema.
Maior segurança no que diz respeito à perda ou erro no Banco de Dados.
8
Gestão de Relatório
Emissão dos dados dos funcionários, justificativas, férias, faltas, etc.
Apoio ao profissional em relação aos dados pesquisados.

3. REQUISITOS DE QUALIDADE
O SisPonto deverá atender aos seguintes requisitos de qualidade:
a utilização será feita através de interfaces gráficas que atendam a requisitos de usabilidade a serem especificados;
deverá atender aos requisitos especificados pelo cliente;
deverá ser possível a expansão de qualquer item caso seja solicitado pelo cliente;
possuir senha de restrições de acessos;
emitir relatórios no padrão exigido;
sistema de backup.

4. METAS GERENCIAIS
O SisPonto deverá atender às seguintes metas gerenciais do cliente:
prazo máximo de desenvolvimento: 09 meses;
custo máximo de desenvolvimento: em primeiro momento, não haverá custos;
restrições: até o momento não existem restrições em relação aoprojeto.

5. OUTROS ASPECTOS
Será utilizado o mesmo sistema de relatório para todas as atividades que requererem qualquer impressão;
O processo inicial de desenvolvimento e implantação serão os módulos de Cadastro de Funcionários, Cadastro de Justificativas, Cadastro de Horário de Trabalho, Cadastro de Estrutura Organizacional, e Relatórios referentes a cada cadastro.
A responsabilidade de alimentação do banco de dados é do cliente.

6. ESTIMATIVA DE CUSTO E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO
A fase de Elaboração do SisPonto obedecerá ao seguinte planejamento:
1. Reuniões para levantamento inicial dos requisitos: 4 dias úteis.
2. Análise e documentação inicial: 6 dias úteis.
3. Reuniões para detalhamento dos requisitos: 5 dias úteis.
4. Fechamento da análise e documentação da Especificação de Requisitos: 6 dias úteis.
5. Reunião para apresentação da Especificação de Requisitos e dos Planos de Desenvolvimento e da Qualidade: 2 dias útil.
6. Entrega do software: Novembro de 2007.

A LifeSys Informática deverá indicar, para participação nas atividades 1, 3 e 6, um representante com poder de decisão ou representantes de cada grupo de futuros usuários do produto.

A atividade 4 poderá requerer a realização de entrevistas com alguns destes representantes.


APÊNDICE B












PROPOSTA DE ESPECIFICAÇÃO DO SOFTWARE
Sistema para Marcação de Ponto Eletrônico
SisPonto















Autor: Leandro Ricardo Quadros Faria






Divinópolis (M.G), novembro, 2007
Aprovação
Aprovamos ao documento de Especificação dos Requisitos do projeto SisPonto.


Leandro Ricardo Quadros Faria
19/11/07




LifeSys Informática Ltda
19/11/07




Suend Schneider Duarte
19/11/07SUMÁRIO
DEDICATÓRIA iii
AGRADECIMENTOS iv
INTRODUÇÃO vi
1. OBJETIVOS vii
2. JUSTIFICATIVA vii
3. ESTUDO DE USO – METODOLOGIA DE PESQUISA vii
4. PROCESSO DE FUNCIONAMENTO ATUAL viii
5. MARCAÇÃO DE PONTO viii
6. PROBLEMA ATUAL ix
7. SOLUÇÃO PROPOSTA ix
8. BENEFÍCIOS ESPERADOS ix
9. INFORMAÇÕES TÉCNICAS x
10. CONCLUSÃO xi
11. REFERÊNCIAS xii
1. MISSÃO DO PRODUTO xix
2. LISTA DE FUNÇÕES xix
3. REQUISITOS DE QUALIDADE xx
4. METAS GERENCIAIS xx
5. OUTROS ASPECTOS xx
6. ESTIMATIVA DE CUSTO E PRAZOS PARA A ELABORAÇÃO xxi
7. OBJETIVOS DESTE DOCUMENTO xxviii
8. ESCOPO DP PRODUTO xxviii
NOME DO PRODUTO E DE SEUS COMPONENTES PRINCIPAIS xxviii
MISSÃO DO PRODUTO xxix
9. LIMITES DO PRODUTO xxix
10. BENEFÍCIOS DO PRODUTO xxix
11. MATERIAIS DE REFERÊNCIA xxx
12. DEFINIÇÕES DE SIGLAS xxx
13. VISÃO GERAL DESTE DOCUMENTO xxxi
14. DESCRIÇÃO GERAL DO PRODUTO xxxi
14.1. PERSPECTIVAS DO PRODUTO xxxi
1.1.1. Diagrama de contexto xxxi
1.1.2. Interfaces de usuário xxxii
1.1.3. Interfaces de hardware xxxiv
1.1.4. Interfaces de software xxxiv
1.1.5. Interfaces de comunicação xxxiv
1.1.6. Restrições de memória xxxiv
1.1.7. Modos de operação xxxiv
1.1.8. Requisitos de adaptação ao ambiente xxxv
14.2. FUNÇÕES DO PRODUTO xxxv
14.3. USUÁRIOS E SISTEMAS EXTERNOS xxxv
1.1.9. Descrição xxxv
1.1.10. Características dos usuários xxxvi
1.1.11. Restrições xxxvi
1.1.12. Hipóteses de trabalho xxxvi
2. REQUISITOS ESPECÍFICOS xxxvii
14.4. INTERFACE DE USUÁRIO TELA DE FUNCIONÁRIOS xxxvii
2.1.1. Leiaute sugerido xxxvii
2.1.2. Diagrama de estados xlvi
2.1.3. Relacionamentos com outras interfaces xlviii
2.1.4. Campos l
2.1.5. Comandos liii
14.5. INTERFACE DE USUÁRIO TELA DE JUSTIFICATIVAS liv
2.1.6. Leiaute sugerido liv
2.1.7.Diagrama de estados lviii
2.1.8. Relacionamentos com outras interfaces lviii
2.1.9. Campos lix
2.1.10. Comandos lix
14.6. INTERFACE DE USUÁRIO TELA HORÁRIOS DE TRABALHO lx
2.1.11. Leiaute sugerido lx
2.1.12. Diagrama de estados lxiv
2.1.13. Relacionamentos com outras interfaces lxiv
2.1.14. Campos lxv
2.1.15. Comandos lxv
14.7. INTERFACE DE USUÁRIO TELA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL lxvi
2.1.16. Leiaute sugerido lxvi
2.1.17. Diagrama de estados lxx
2.1.18. Relacionamentos com outras interfaces lxxii
2.1.19. Campos lxxii
2.1.20. Comandos lxxiii
14.8. INTERFACE DE USUÁRIO TELA HORÁRIOS E APONTAMENTOS lxxiv
2.1.21. Leiaute sugerido lxxiv
2.1.22. Diagrama de seqüência lxxvi
2.1.23. Relacionamentos com outras interfaces lxxvii
2.1.24. Campos lxxvii
2.1.25. Comandos lxxvii
14.9. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL lxxviii
2.1.26. Fonte da entrada lxxviii
2.1.27. Destino da saída lxxviii
2.1.28. Relacionamentos com outras interfaces lxxviii
2.1.29. Formato lxxviii
14.10. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE HORÁRIOS DE TRABALHO lxxviii
2.1.30. Fonte da entrada lxxviii
2.1.31. Destino da saída lxxviii
2.1.32. Relacionamentos com outras interfaces lxxviii
2.1.33. Formato lxxix
14.11. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE JUSTIFICATIVAS lxxix
2.1.34. Fonte da entrada lxxix
2.1.35. Destino da saída lxxix
14.11.1. Relacionamentos com outras interfaces lxxix
2.1.36. Formato lxxix
14.12. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE FUNCIONÁRIOS lxxix
2.1.37. Fonte da entrada lxxix
2.1.38. Destino da saída lxxix
2.1.39. Relacionamentos com outras interfaces lxxx
2.1.40. Formato lxxx
14.13. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE FÉRIAS lxxx
2.1.41. Fonte da entrada lxxx
2.1.42. Destino da saída lxxx
2.1.43. Relacionamentoscom outras interfaces lxxx
2.1.44. Formato lxxx
14.14. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE LICENÇAS lxxx
2.1.45. Fonte da entrada lxxx
2.1.46. Destino da saída lxxxi
14.14.1. Relacionamentos com outras interfaces lxxxi
14.14.2. Formato lxxxi
14.15. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE VIAGENS lxxxi
14.15.1. Fonte da entrada lxxxi
14.15.2. Destino da saída lxxxi
14.15.3. Relacionamentos com outras interfaces lxxxi
14.15.4. Formato lxxxi
14.16. INTERFACE DE SOFTWARE lxxxi
14.17. INTERFACE DE HARDWARE lxxxii
14.18. INTERFACE DE COMUNICAÇÃO lxxxii
3. REQUISITOS FUNCIONAIS lxxxii
14.19. DIAGRAMAS DE CASOS DE USO lxxxii
3.1.1. Diagrama de casos de uso – Gestão de Cadastro lxxxii
14.20. CASO DE USO GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS lxxxii
3.1.2. Precondições lxxxii
3.1.3. Fluxo principal lxxxiii
3.1.4. Subfluxos lxxxiii
3.1.5. Fluxos alternativos lxxxiii
14.21. CASO DE USO FESTÃO DE JUSTIFICATIVAS lxxxiii
3.1.6. Precondições lxxxiii
3.1.7. Fluxo principal lxxxiv
3.1.8. Subfluxos lxxxiv
3.1.9. Fluxos alternativos lxxxiv
14.22. CASO DE USO GESTÃO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL lxxxiv
3.1.10. Precondições lxxxiv
3.1.11. Fluxo principal lxxxv
3.1.12. Subfluxos lxxxv
3.1.13. Fluxos alternativos lxxxv
14.23. CASO DE USO GESTÃO DE FUNÇÕES lxxxvi
3.1.14. Precondições lxxxvi
3.1.15. Fluxo principal lxxxvi
3.1.16. Subfluxos lxxxvi
3.1.17. Fluxos alternativos lxxxvi
14.24. CASO DE USO GESTÃO DE HORÁRIOS DE TRABALHO lxxxvii
3.1.18. Precondições lxxxvii
3.1.19. Fluxo principal lxxxvii
3.1.20. Subfluxos lxxxvii
3.1.21. Fluxos alternativos lxxxvii
4. REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS lxxxviii
14.25. REQUISITOS DE DESEMPENHO lxxxviii
4.1.1. Tempo de resposta para operação de cadastro, alteração ou exclusão lxxxviii
4.1.2. Requisito de desempenhoTempo de resposta para pesquisas no banco de dados lxxxviii
14.26. REQUISITOS DE DADOS PERSISTENTES lxxxviii
4.1.3. Diagrama de classes persistentes lxxxviii
4.1.4. Classes persistentes lxxxviii
4.1.5. Propriedades das classes persistentes lxxxix
14.27. RESTRIÇÕES AO DESENHO lxxxix
4.1.6. Restrição ao desenho Requisito Expansibilidade lxxxix
14.28. ATRIBUTOS DA QUALIDADE lxxxix
4.1.7. Atributo da qualidade Segurança do Acesso lxxxix
4.1.8. Atributo da qualidade Apreensibilidade lxxxix














7. OBJETIVOS DESTE DOCUMENTO
Descrever e especificar as necessidades da LifeSys Informática, que devem ser atendidas pelo produto SisPonto, bem como definir para o desenvolvedor o produto a ser feito.
Público-alvo: usuários e desenvolvedor do projeto SisPonto.

8. ESCOPO DP PRODUTO
NOME DO PRODUTO E DE SEUS COMPONENTES PRINCIPAIS
SisPonto (Componente único).

MISSÃO DO PRODUTO
O produto SisPonto “Sistema para Marcação de Ponto Eletrônico” tem a missão de informatizar o controle de ponto, banco de horas, férias, horas extras entre outros assuntos relacionados ao ponto, que a empresa LifeSys Informática necessita.

9. LIMITES DO PRODUTO
Será utilizado o mesmo sistema de relatório para todas as atividades que requererem qualquer impressão;
O processo inicial de desenvolvimento e implantação serão os módulos de Cadastro de Funcionários, Cadastro de Justificativas, Cadastro de Horário de Trabalho, cadastro de Estrutura Organizacional e os Relatórios referentes a cada cadastro.
O backup e a recuperação das bases de dados do sistema ficam a cargo dos funcionários da empresa.
O SisPonto não terá ajuda on-line.
A alimentação do banco de dados ficará a cargo do cliente.

10. BENEFÍCIOS DO PRODUTO
Número
Benefício
Valor para o cliente
1Qualidade no cadastro de funcionários.
Essencial
2
Qualidade no cadastro de horário de trabalho.
Desejável
3
Qualidade no cadastro de justificativas.
Desejável
4
Agilidade no cadastro de folgas.
Desejável
5
Agilidade no cadastro de viagens.
Desejável
6
Agilidade no cadastro de licenças.
Desejável
7
Agilidade no cadastro de férias
Desejável
8
Agilidade no fechamento de ponto mensal.
Essencial
9
Diminuição de erros no banco de horas.
Essencial
10
Qualidade na emissão de relatórios.
Essencial

11. MATERIAIS DE REFERÊNCIA
Número
Tipo do material
Referência bibliográfica
1
Livro
PAULA FILHO, Wilson de Pádua. “Engenharia de Software” Fundamentos, Métodos e Padrões * 2001.
2
Relatório
Proposta de Especificação do Software – SisPonto, conseguida junto ao desenvolvedor do sistema.
3
Internet
MELLO, Cláudio. Gerência de Projeto de Software. Instituto Militar de Engenharia. Atualização: 21/10/2005. Disponível em Acesso em: 05 fev. 2007
4
Práxis
Técnicas PRÁXIS

12. DEFINIÇÕES DE SIGLAS
Número
Sigla
Definição
1
Cadastro de funcionários
Cadastro de todos os funcionários da empresa.
2
Cadastro de justificativas
Cadastro de todas as justificativas existentes na empresa.
3
Cadastro de horários de trabalho
Cadastro de todos os horários de trabalho existentes na empresa.
4
Funcionários
Pessoa utiliza o sistema de marcação de ponto da empresa.
5
Usuários
Pessoa responsável pela manipulação dos dados dos funcionários no sistema SisPonto.
6
Layout
Aparência do programa exibido na tela do computador.
7
Relatórios
Emissão de todos os relatórios pertinentes às informações de cada funcionário.
8
Backup
Realização da cópia de segurança do banco de dados.
9
HD
Disco rígido do computador.
10
RAM
Memória principal do computador.13. VISÃO GERAL DESTE DOCUMENTO
De acordo com o Padrão para Especificação de Requisitos de Software, ou seja:
Parte 2: Descrição geral do produto
Parte 3: Requisitos específicos

14. DESCRIÇÃO GERAL DO PRODUTO
14.1. PERSPECTIVAS DO PRODUTO
1.1.1. Diagrama de contexto


1.1.2. Interfaces de usuário
Número
Nome
Ator
Caso de uso
Descrição
1
Tela de Funcionário
Atendente
Gestão de Usuários
Interface on-line para inclusão, consulta, alteração e exclusão de funcionários.
2
Tela de Justificativas
Atendente
Gestão de Justificativas
Interface on-line para inclusão, consulta, alteração e exclusão de justificativas.
3
Tela de Estrutura Organizacional
Atendente
Gestão de Estrutura
Interface on-line para inclusão, consulta, alteração e exclusão de estrutura.
4
Tela de Horários de Trabalho
Atendente
Gestão de Horários de Trabalho
Interface on-line para inserção, consulta, alteração e exclusão de horários de trabalho.
5
Tela de Função
Atendente
Gestão de Função
Interface on-line para inserção, alteração, consulta e exclusão de função.
6
Tela de Horários e Apontamentos
Atendente
Horários e Apontamentos
Interface on-line para consulta e edição das marcações de ponto.
7
Tela de Banco de Horas
Atendente
Banco de Horas
Interface on-line para consulta e edição de banco de horas.
8
Relatório de Estrutura Organizacional
Atendente
Emissão de Relatório
Interface on-line que permite listar e imprimir as estruturas cadastradas no sistema.
9
Relatório de Horários de Trabalho
Atendente
Emissão de Relatório
Interface on-line que permite listar e imprimir os horários cadastrados no sistema.
10
Relatório de Justificativas
Atendente
Emissão de Relatório
Interface on-line que permite listar e imprimir as justificativas cadastradas no sistema.11
Relatório de Funcionários
Atendente
Emissão de Relatório
Interface on-line que permite listar e imprimir os funcionários cadastrados no sistema.
12
Relatório de Banco de Horas
Atendente
Emissão de Relatório
Interface on-line que permite listar e imprimir o banco de horas referente a cada funcionário.
13
Relatório de Férias
Atendente
Emissão de Relatório
Interface on-line que permite listar e imprimir as férias por funcionários.
14
Relatório de Licença
Atendente
Emissão de Relatório
Interface on-line que permite listar e imprimir as licenças solicitadas por funcionários.


1.1.3. Interfaces de hardware
Não necessita de dispositivos especiais.

1.1.4. Interfaces de software
Não aplicável.

1.1.5. Interfaces de comunicação
Não necessita de protocolos e padrões especiais por parte desse produto.

1.1.6. Restrições de memória
Número
Tipo de memória
Limites aplicáveis
1
HD
O produto deve ocupar no máximo 300 MB (sem considerar as bases de dados).
2
RAM
O produto de executar em no mínimo 256 MB.
3
Processador
O processador deve ser de no mínimo 1 GHz (um giga hertz)


1.1.7. Modos de operação
Número
Tipo de operação
Descrição da operação
Detalhes de operação
1
Interativa
MODO DE GESTÃO
Modo de operação do SisPonto, no qual o sistema está disponível para a Gestão de Funcionários, Gestão de Justificativas, Gestão de Horários de Trabalho, Gestão de Estrutura Organizacional, Gestão de Função, Emissão de Relatórios.


1.1.8. Requisitos de adaptação ao ambiente
Número
Requisito
Detalhes
1
Gestão de Usuários
Controle de usuários que terão acesso ao SisPonto
2
Gestão de Funcionários
Controle de cadastro dos funcionários que fazem parte da empresa.
3
Emissão de Relatórios
Emissão de relatórios dos dados contidos nosistema.
8
Gestão de impressora
Configuração da impressora cadastrada no sistema.

14.2. FUNÇÕES DO PRODUTO
Número
Caso de uso
Descrição
1
Gestão de Usuários
Processamento de inclusão, exclusão, consulta e alteração dos usuários que utilizam o sistema.
2
Gestão de Funcionários
Processamento de inclusão, exclusão, consulta e alteração dos funcionários que fazem parte da empresa.
3
Emissão de Relatórios
Emissão de relatórios dos dados contidos no sistema.
4
Gestão de Justificativas
Controle inclusão, exclusão, consulta e alteração de justificativas.
5
Gestão de Horários de Trabalho
Controle de inclusão, exclusão, consulta e alteração de horários de trabalho.
6
Gestão de Estrutura Organizacional
Processamento de inclusão, exclusão, consulta e alteração de estrutura organizacional.
7
Gestão de Função
Processamento de inclusão, exclusão, consulta e alteração de função.

14.3. USUÁRIOS E SISTEMAS EXTERNOS
1.1.9. Descrição
Número
Ator
Definição
1
Atendente
Funcionário contratado, o qual será responsável pela edição das marcações de ponto, e as demais operações existentes no sistema.

1.1.10. Características dos usuários
Número
Ator
Freqüência de uso
Nível de instrução
Proficiência na aplicação
Proficiência em informática
1
Atendente
Diário em horário comercial
Ensino médio
Operacional
Aplicação do Windows XP ou equivalente.

1.1.11. Restrições
Número
Restrição
Descrição
1
Ambiente
O ambiente operacional a ser utilizado será o Windows (XP ou equivalente).
2
Ambiente
O sistema deverá executar em um AMD Athlon XP 2800+, 512 MB RAM, 80 GB HD, com impressora laser, a ser utilizada para impressão de todos os relatórios e fechamento de pontos.
3
Segurança
O produto deverá restringir o acesso através de senhas individuais paracada usuário.
4
Legal
O produto deverá estar de acordo com as leis e regulamentos vigentes na época da aprovação da Especificação de Requisitos do Software.

1.1.12. Hipóteses de trabalho
Número
Hipótese
De quem depende
1
Deve ser utilizado o sistema de gestão de banco de dados Firebird 2.0.
LifeSys Informática deverá adquiri-lo e instalá-lo.
2
O SisPonto será desenvolvido em linguagem Pascal, utilizando a plataforma Delphi 7.
LifeSys Informática e gerente do projeto.

2. REQUISITOS ESPECÍFICOS
14.4. INTERFACE DE USUÁRIO TELA DE FUNCIONÁRIOS
2.1.1. Leiaute sugerido






































2.1.2. Diagrama de estados



2.1.3. Relacionamentos com outras interfaces
O comando Fechar retorna à tela principal.

2.1.4. Campos
Número
Nome
Descrição
Valores válidos
Formato
Tipo
Restrições
1
Código
Campo que identifica o código do funcionário.
Caracteres numéricos
Inteiro
Número inteiro
Obrigatório / não alterável.
2
Nome do Funcionário
Nome do funcionário.
Caracteres alfabéticos
Até 60 caracteres
Texto
Obrigatório / alterável.
3
Endereço
Campo que identifica o endereço do funcionário.
Caracteres alfabéticos
Até 80 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
4
Bairro
Bairro onde funcionário mora.
Caracteres alfabéticos
Até 40 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
5
C.E.P
CEP do funcionário.
Caracteres numéricos
Até 10 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
6
Cidade
Cidade onde o funcionário mora.
Caracteres alfabéticos e espaços
Até 60 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
7
Estado
Estado onde o funcionário mora.
Caractere alfabético
Até 03 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
8
Data de Nascimento
Data de nascimentodo funcionário.
Caracteres numéricos
Até 10 caracteres
Numero inteiro
Não obrigatório / alterável.
9
R.G
Número do Registro Geral do funcionário.
Caracteres alfanuméricos
Até 15 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
10
CPF
Número do CPF do funcionário.
Caracteres numéricos
Até 15 caracteres
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
11
CTPS
Número do CTPS do funcionário.
Caracteres numéricos
Até 10 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
12
Data Admissão
Data de admissão do funcionário.
Caracteres numéricos
Data
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
14
Fone residência
Número do fone residencial do funcionário.
Caracteres usados em números telefônicos
Até 20 caracteres
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
15
Fone celular
Número do celular do funcionário.
Caracteres usados em números telefônicos
Até 20 caracteres
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
16
Fone recado
Número do fone recado do funcionário.
Caracteres usados em números telefônicos
Até 20 caracteres
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
17
Função
Função do funcionário.
Valores pré-cadastrados
Inteiro
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
18
Estrutura Organizacional
Estrutura qual o funcionário pertence.
Valores pré-cadastrados
Inteiro
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
19
Responsável
Campo informativo.
Valores pré-cadastrados
Inteiro
Número inteiro
Não obrigatório / alterável.
20
Observação
Descrição de alguma observação
Caracteres alfanuméricos
Até 255 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.

2.1.5. Comandos
Número
Nome
Ação
Restrições
1
Incluir
Lista a tela para inserção de um novo funcionário.
Sempre habilitado.
2
Editar
Habilita a tela para edição de dados dosfuncionários.
Sempre habilitado.
3
Atualizar
Atualiza todos os dados.
Sempre habilitado.
4
Imprimir
Imprime os registros dos funcionários.
Sempre habilitado.
5
Exportar
Exporta dados de outra origem.
Sempre habilitado.
6
Gravar
Salva funcionário cadastrado ou alteração feita em algum funcionário já cadastrado.
Sempre habilitado.
7
Cancelar
Volta na tela anterior sem fazer alteração nos registros.
Sempre habilitado.
8
Excluir
Exclui funcionário já cadastrado.
Sempre habilitado para funcionário cadastrado.
9
Anterior
Localiza o funcionário cadastrado anteriormente.
Habilitado quando for diferente do primeiro cadastro.
10
Próximo
Localiza próximo funcionário cadastrado.
Habilitado quando for diferente do ultimo cadastro.
11
Inserir
Insere dados em folgas, férias, licenças ou viagens.
Sempre habilitado.
12
Visualizar
Visualiza dados de folgas, férias, licenças ou viagens.
Sempre habilitado.

14.5. INTERFACE DE USUÁRIO TELA DE JUSTIFICATIVAS
2.1.6. Leiaute sugerido




2.1.7. Diagrama de estados



2.1.8. Relacionamentos com outras interfaces
O comando Fechar retorna à tela principal.


2.1.9. Campos
Número
Nome
Descrição
Valores válidos
Formato
Tipo
Restrições
1
Código
Campo que identifica o código da justificativa.
Caracteres numéricos
Até 06 caracteres
Número inteiro
Obrigatório / não alterável.
2
Descrição
Descreve o tipo de justificativa.
Caracteres alfabéticos
Até 90 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
3
Abona Falta
Abona falta em caso de faltas.
Caracteres alfabéticos
Até 03 caracteres
Booleano
Não obrigatório / alterável.
4
Atualiza Banco de Horas
Atualiza o banco de horas.
Caracteres alfabéticos
Até 03 caracteres
Booleano
Não obrigatório / alterável.

2.1.10. ComandosNúmero
Nome
Ação
Restrições
1
Incluir
Lista a tela para inserção de um novo funcionário.
Sempre habilitado.
2
Editar
Habilita a tela para edição de dados dos funcionários.
Sempre habilitado.
3
Atualizar
Atualiza todos os dados.
Sempre habilitado.
4
Imprimir
Imprime os registros dos funcionários.
Sempre habilitado.
5
Exportar
Exporta dados de outra origem.
Sempre habilitado.
6
Gravar
Salva funcionário cadastrado ou alteração feita em algum funcionário já cadastrado.
Sempre habilitado.
7
Cancelar
Volta na tela anterior sem fazer alteração nos registros.
Sempre habilitado.
8
Excluir
Exclui funcionário já cadastrado.
Sempre habilitado para funcionário cadastrado.
9
Anterior
Localiza o funcionário cadastrado anteriormente.
Habilitado quando for diferente do primeiro cadastro.
10
Próximo
Localiza próximo funcionário cadastrado.
Habilitado quando for diferente do ultimo cadastro.


14.6. INTERFACE DE USUÁRIO TELA HORÁRIOS DE TRABALHO
2.1.11. Leiaute sugerido




2.1.12. Diagrama de estados


2.1.13. Relacionamentos com outras interfaces
O comando Fechar retorna à tela principal.


2.1.14. Campos
Número
Nome
Descrição
Valores válidos
Formato
Tipo
Restrições
1
Código
Campo que identifica o código do horário de trabalho.
Caracteres numéricos
Até 06 caracteres
Número inteiro
Obrigatório / não alterável.
2
Descrição
Descreve o horário de trabalho.
Caracteres alfabéticos
Até 60 caracteres
Texto
Obrigatório / alterável.

2.1.15. Comandos
Número
Nome
Ação
Restrições
1
Incluir
Lista a tela para inserção de um novo horário de trabalho.
Sempre habilitado
2
Editar
Habilita a tela para edição de dados dos horários de trabalho.
Sempre habilitado.
3
Atualizar
Atualiza todos os dados.
Sempre habilitado.
4Imprimir
Imprime os registros dos horários de trabalho.
Sempre habilitado.
5
Exportar
Exporta dados de outra origem.
Sempre habilitado.
6
Gravar
Salvo horário de trabalho cadastrado ou alteração feita em algum horário já cadastrado.
Sempre habilitado.
7
Cancelar
Volta na tela anterior sem fazer alteração nos registros.
Sempre habilitado.
8
Excluir
Exclui horário já cadastrado.
Sempre habilitado para horário cadastrado.
9
Anterior
Localiza o horário cadastrado anteriormente.
Habilitado quando for diferente do primeiro cadastro.
10
Próximo
Localiza próximo horário cadastrado.
Habilitado quando for diferente do ultimo cadastro.

14.7. INTERFACE DE USUÁRIO TELA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1.16. Leiaute sugerido




2.1.17. Diagrama de estados


2.1.18. Relacionamentos com outras interfaces
O comando Fechar retorna à tela principal.

2.1.19. Campos
Número
Nome
Descrição
Valores válidos
Formato
Tipo
Restrições
1
Código
Campo que identifica o código da estrutura.
Caracteres numéricos
Até 06 caracteres
Número inteiro
Obrigatório / não alterável.
2
Descrição
Descreve a estrutura.
Caracteres alfabéticos
Até 60 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
3
Horário
Seleciona o horário dessa estrutura.
Caracteres alfabéticos
Até 60 caracteres
Texto
Não obrigatório / alterável.
4
Escala de folgas
Faz escalas de folgas.
Caracteres alfabéticos
Até 03 caracteres
Booleano
Não obrigatório / alterável.
5
Banco de horas
Participa de banco de horas.
Caracteres alfabéticos
Até 03 caracteres
Booleano
Não obrigatório / alterável.

2.1.20. Comandos
Número
Nome
Ação
Restrições
1
Incluir
Lista a tela para inserção de uma nova estrutura organizacional.
Sempre habilitado.
2
Editar
Habilita a tela para edição dedados da estrutura organizacional.
Sempre habilitado.
3
Atualizar
Atualiza todos os dados.
Sempre habilitado.
4
Imprimir
Imprime os registros das estruturas organizacionais.
Sempre habilitado.
5
Exportar
Exporta dados de outra origem.
Sempre habilitado.
6
Gravar
Salva estrutura organizacional cadastrada ou alteração feita em alguma estrutura organizacional já cadastrada.
Sempre habilitado.
7
Cancelar
Volta na tela anterior sem fazer alteração nos registros.
Sempre habilitado.
8
Excluir
Exclui estrutura já cadastrada.
Sempre habilitado para horário cadastrado.
9
Anterior
Localiza a estrutura cadastrada anteriormente.
Habilitado quando for diferente do primeiro cadastro.
10
Próximo
Localiza próxima estrutura cadastrada.
Habilitado quando for diferente do ultimo cadastro.

14.8. INTERFACE DE USUÁRIO TELA HORÁRIOS E APONTAMENTOS
2.1.21. Leiaute sugerido


2.1.22. Diagrama de seqüência


2.1.23. Relacionamentos com outras interfaces
O comando Fechar retorna à tela principal.

2.1.24. Campos
Número
Nome
Descrição
Valores válidos
Formato
Tipo
Restrições
1
Período
Campo que identifica o período dos apontamentos
Caracteres numéricos
Até 08 caracteres
Data
Obrigatório / alterável.
2
Funcionário
Campo que identifica o funcionário.
Caracteres alfabéticos
Até 60 caracteres
Texto
Obrigatório / alterável.
3
Estrutura
Campo que identifica a estrutura do funcionário.
Caracteres alfabéticos
Até 60 caracteres
Texto
Obrigatório / alterável.
4
Função
Campo que identifica a função do funcionário.
Caracteres alfabéticos
Até 60 caracteres
Texto
Obrigatório / alterável.
5
Data admissão
Campo que identifica a data de admissão do funcionário.
Caracteres alfabéticos
Até 08 caracteres
Data
Obrigatório / alterável.2.1.25. Comandos
Número
Nome
Ação
Restrições
1
Gravar
Salva marcação cadastrada ou alteração feita em algum funcionário já cadastrado.
Sempre habilitado
2
Cancelar
Volta na tela anterior sem fazer alteração nos registros.
Sempre habilitado
3
Anterior
Localiza o funcionário cadastrado anteriormente.
Habilitado quando for diferente do primeiro cadastro
4

Próximo
Localiza próximo funcionário cadastrado.
Habilitado quando for diferente do ultimo cadastro

14.9. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
2.1.26. Fonte da entrada
Não aplicável.

2.1.27. Destino da saída
Quadro de visualização para impressão.

2.1.28. Relacionamentos com outras interfaces
Deverá ser acionada da interface Tela de Estrutura Organizacional

2.1.29. Formato
1. Título: RELATÓRIO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
2. Para cada Estrutura Organizacional: uma linha com código da estrutura, descrição da estrutura horário de trabalho e responsável pela estrutura.


14.10. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE HORÁRIOS DE TRABALHO
2.1.30. Fonte da entrada
Não aplicável.

2.1.31. Destino da saída
Quadro de visualização para impressão.

2.1.32. Relacionamentos com outras interfaces
Deverá ser acionada da interface Tela de Horários de Trabalho

2.1.33. Formato
1. Título: RELATÓRIO DE HORÁRIOS DE TRABALHO
2. Para cada Horário de Trabalho cadastrado: uma linha com código do horário e descrição do horário.


14.11. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE JUSTIFICATIVAS
2.1.34. Fonte da entrada
Não aplicável.

2.1.35. Destino da saída
Quadro de visualização para impressão

14.11.1. Relacionamentos com outras interfaces
Deverá ser acionada da interface Tela de Justificativas

2.1.36. Formato
1. Título: RELATÓRIO DE JUSTIFICATIVAS.
2. Para cadaJustificativa cadastrada: uma linha com o código da justificativa e a descrição.


14.12. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE FUNCIONÁRIOS
2.1.37. Fonte da entrada
Não aplicável.

2.1.38. Destino da saída
Quadro de visualização para impressão

2.1.39. Relacionamentos com outras interfaces
Deverá ser acionada da interface Tela de Relatórios

2.1.40. Formato
1. Título: RELATÓRIO DE FUNCIONÁRIOS.
2. Para cada Funcionário cadastrado: uma linha com código, nome, endereço, CPF, telefone celular e telefone de recado.


14.13. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE FÉRIAS
2.1.41. Fonte da entrada
Não aplicável.

2.1.42. Destino da saída
Quadro de visualização para impressão

2.1.43. Relacionamentos com outras interfaces
Deverá ser acionada da interface Tela de Relatórios

2.1.44. Formato
1. Título: RELATÓRIO DE FÉRIAS.
2. Para todas as Férias cadastradas para um funcionário: uma linha com o código do funcionário, o nome, endereço, CPF, telefone celular e telefone de recado , juntamente com as datas das férias do funcionário.


14.14. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE LICENÇAS
2.1.45. Fonte da entrada
Não aplicável.

2.1.46. Destino da saída
Quadro de visualização para impressão

14.14.1. Relacionamentos com outras interfaces
Deverá ser acionada da interface Tela de Relatórios

14.14.2. Formato
1. Título: RELATÓRIO DE LICENÇAS.
2. Para cada Licença cadastrada para um funcionário: uma com o código do funcionário, o nome, endereço, CPF, telefone celular e telefone de recado, juntamente com as datas das licenças do funcionário.

14.15. INTERFACE DE USUÁRIO RELATÓRIO DE VIAGENS
14.15.1. Fonte da entrada
Não aplicável.

14.15.2. Destino da saída
Quadro de visualização para impressão

14.15.3. Relacionamentos com outras interfaces
Deverá ser acionada dainterface Tela de Relatórios

14.15.4. Formato
1. Título: RELATÓRIO DE VIAGENS.
2. Para cada Viagem cadastrada para um funcionário: uma com o código do funcionário, o nome, endereço, CPF, telefone celular e telefone de recado, juntamente com as datas das viagens e os respectivos destinos.


14.16. INTERFACE DE SOFTWARE
Não aplicável.

14.17. INTERFACE DE HARDWARE
Não aplicável.

14.18. INTERFACE DE COMUNICAÇÃO
Não aplicável.

3. REQUISITOS FUNCIONAIS
14.19. DIAGRAMAS DE CASOS DE USO
3.1.1. Diagrama de casos de uso – Gestão de Cadastro


14.20. CASO DE USO GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS
3.1.2. Precondições
1. O SisPonto está no modo de gestão.

3.1.3. Fluxo principal
1. O SisPonto exibe a Tela de Funcionários.

3.1.4. Subfluxos
Não aplicável.
3.1.5. Fluxos alternativos
3.1.5.1. Fluxo alternativo Inclusão de Novo Funcionário
Precondições
1. O atendente acionou o comando Incluir.
Passos
1. O atendente preenche os dados do Funcionário.
2. O atendente aciona o comando Gravar.
3. O SisPonto cadastra o Funcionário.

14.20.1.1. Fluxo alternativo Alteração de Dados do Funcionário
Precondições
1. O SisPonto exibe os dados de um Funcionário cadastrado.
Passos
2. Se quiser, o atendente altera estes dados.
3. O atendente aciona o comando Gravar.
4. O SisPonto altera os dados cadastrais deste Funcionário.

14.20.1.2. Fluxo alternativo Exclusão de Funcionários
Precondições
1. O SisPonto exibe os dados de um Funcionário cadastrado.
2. O atendente acionou o comando Excluir.
Passos
1. O SisPonto pede a confirmação da exclusão.
2. O atendente confirma a exclusão deste Funcionário.
3. O SisPonto exclui do cadastro este Funcionário e limpa a tela.


14.21. CASO DE USO FESTÃO DE JUSTIFICATIVAS
3.1.6. Precondições
2. O SisPonto está no modo degestão.

3.1.7. Fluxo principal
2. O SisPonto exibe a Tela de Justificativas.

3.1.8. Subfluxos
Não aplicável.
3.1.9. Fluxos alternativos
3.1.9.1. Fluxo alternativo Inclusão de Nova Justificativa
Precondições
2. O atendente acionou o comando Incluir.
Passos
4. O atendente preenche os dados das Justificativas.
5. O atendente aciona o comando Gravar.
6. O SisPonto cadastra a Justificativa.

3.1.9.2. Fluxo alternativo Alteração de Dados da Justificativa
Precondições
5. O SisPonto exibe os dados de uma Justificativa cadastrada.
Passos
6. Se quiser, o atendente altera estes dados.
7. O atendente aciona o comando Gravar.
8. O SisPonto altera os dados cadastrais desta Justificativa.

3.1.9.3. Fluxo alternativo Exclusão de Justificativas
Precondições
3. O SisPonto exibe os dados de uma Justificativa cadastrada.
4. O atendente acionou o comando Excluir.
Passos
4. O SisPonto pede a confirmação da exclusão.
5. O atendente confirma a exclusão desta Justificativa.
6. O SisPonto exclui do cadastro esta Justificativa e limpa a tela.


14.22. CASO DE USO GESTÃO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
3.1.10. Precondições
3. O SisPonto está no modo de gestão.

3.1.11. Fluxo principal
3. O SisPonto exibe a Tela de Estrutura Organizacional.

3.1.12. Subfluxos
Não aplicável.
3.1.13. Fluxos alternativos
3.1.13.1. Fluxo alternativo Inclusão de Nova Estrutura Organizacional
Precondições
3. O atendente acionou o comando Incluir.
Passos
7. O atendente preenche os dados da Estrutura Organizacional.
8. O atendente aciona o comando Gravar.
9. O SisPonto cadastra a Estrutura Organizacional.

3.1.13.2. Fluxo alternativo Alteração de Dados da Estrutura Organizacional
Precondições
9. O SisPonto exibe os dados de uma Estrutura Organizacional cadastrada.
Passos
10. Sequiser, o atendente altera estes dados.
11. O atendente aciona o comando Gravar.
12. O SisPonto altera os dados cadastrais desta Estrutura Organizacional.

3.1.13.3. Fluxo alternativo Exclusão de Estrutura Organizacional
Precondições
5. O SisPonto exibe os dados de uma Estrutura Organizacional cadastrada.
6. O atendente acionou o comando Excluir.
Passos
7. O SisPonto pede a confirmação da exclusão.
8. O atendente confirma a exclusão desta Estrutura Organizacional.
9. O SisPonto exclui do cadastro esta Estrutura Organizacional e limpa a tela.


14.23. CASO DE USO GESTÃO DE FUNÇÕES
3.1.14. Precondições
4. O SisPonto está no modo de gestão.

3.1.15. Fluxo principal
4. O SisPonto exibe a Tela de Função.

3.1.16. Subfluxos
Não aplicável.
3.1.17. Fluxos alternativos
3.1.17.1. Fluxo alternativo Inclusão de Nova Função
Precondições
4. O atendente acionou o comando Incluir.
Passos
10. O atendente preenche os dados da Função.
11. O atendente aciona o comando Gravar.
12. O SisPonto cadastra a Função.

3.1.17.2. Fluxo alternativo Alteração de Dados da Função
Precondições
13. O SisPonto exibe os dados de uma Função cadastrada.
Passos
14. Se quiser, o atendente altera estes dados.
15. O atendente aciona o comando Gravar.
16. O SisPonto altera os dados cadastrais desta Função.

3.1.17.3. Fluxo alternativo Exclusão de Função
Precondições
7. O SisPonto exibe os dados de uma Função cadastrada.
8. O atendente acionou o comando Excluir.
Passos
10. O SisPonto pede a confirmação da exclusão.
11. O atendente confirma a exclusão desta Função.
12. O SisPonto exclui do cadastro esta Função e limpa a tela.


14.24. CASO DE USO GESTÃO DE HORÁRIOS DE TRABALHO
3.1.18. Precondições
5. O SisPonto está no modo de gestão.

3.1.19. Fluxo principal
5. O SisPontoexibe a Tela de Horários de Trabalho.

3.1.20. Subfluxos
Não aplicável.
3.1.21. Fluxos alternativos
3.1.21.1. Fluxo alternativo Inclusão de Novo Horários de Trabalho
Precondições
5. O atendente acionou o comando Incluir.
Passos
13. O atendente preenche os dados dos Horários de Trabalho.
14. O atendente aciona o comando Gravar.
15. O SisPonto cadastra os Horários de Trabalho.

3.1.21.2. Fluxo alternativo Alteração de Dados dos Horários de Trabalho
Precondições
17. O SisPonto exibe os dados de um Horário de Trabalho cadastrado.
Passos
18. Se quiser, o atendente altera estes dados.
19. O atendente aciona o comando Gravar.
20. O SisPonto altera os dados cadastrais deste Horário de Trabalho.

3.1.21.3. Fluxo alternativo Exclusão de Função
Precondições
9. O SisPonto exibe os dados de um Horário de Trabalho cadastrado.
10. O atendente acionou o comando Excluir.
Passos
13. O SisPonto pede a confirmação da exclusão.
14. O atendente confirma a exclusão deste Horário de Trabalho.
15. O SisPonto exclui do cadastro este Horário de Trabalho e limpa a tela.


4. REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS
14.25. REQUISITOS DE DESEMPENHO
4.1.1. Tempo de resposta para operação de cadastro, alteração ou exclusão
O tempo de totalização das Operações de Cadastros (isto é, o intervalo de tempo entre qualquer inclusão e alteração de dados no sistema e as sua exibições) não pode ser maior do que 5 segundos.

4.1.2. Requisito de desempenho Tempo de resposta para pesquisas no banco de dados
O tempo para realização de qualquer operação de pesquisa de usuários, mercadorias, fornecedores ou aluguéis realizados não pode ser maior do que 10 segundos.

14.26. REQUISITOS DE DADOS PERSISTENTES
4.1.3. Diagrama de classes persistentes
Não aplicável.

4.1.4. Classes persistentes
NúmeroNome
Descrição
1
Funcionários
Informação relativa a um funcionário da empresa
2
Justificativas
Informação relativa a justificativas cadastradas
3
Usuário
Informação relativa a um usuário do SisPonto
4
Estrutura Organizacional
Informações relativas à estrutura organizacionais cadastradas

4.1.5. Propriedades das classes persistentes
Número
Nome
Freqüência de consulta (por dia)
Freqüência de atualização (por dia)
Cardinalidade máxima
Restrições aplicáveis
1
Funcionários
30
0,1
200
Caso ainda tenha algum funcionário como responsável por alguma estrutura, não será possível a exclusão
2
Justificativas
30
1
2000
Não excluir se tiver em uso por algum funcionário
3
Usuário
1
0,01
10

4
Estrutura Organizacional
Não aplicável
Não aplicável
Não aplicável


14.27. RESTRIÇÕES AO DESENHO
4.1.6. Restrição ao desenho Requisito Expansibilidade
O SisPonto deverá ser desenhado de forma que possa ser expandido para mais de um terminal de caixa.

14.28. ATRIBUTOS DA QUALIDADE
4.1.7. Atributo da qualidade Segurança do Acesso
O SisPonto deverá restringir o acesso dos usuários às funções através de senhas, conforme o respectivo grupo.

4.1.8. Atributo da qualidade Apreensibilidade
Um atende da empresa, utilizador do sistema deverá ser capaz de aprender a operar o SisPonto com um dia de treinamento.





































Código fonte do Formulário Principal
unit Principal;

interface

uses
SysUtils, Windows, Messages, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs, ExtCtrls, Buttons, DB, StdCtrls, ImgList, fcStatusBar, jpeg, Menus, XP_PopUpMenu, ComCtrls, ToolWin, Registry, IB_Session, LMDControl, LMDBaseControl, LMDBaseGraphicControl, LMDBaseLabel, ShellApi, LMDCustomLabel, LMDLabel,LMDCustomComponent, LMDVersionInfo, IBODataset, DBClient, SimpleDS, FMTBcd, SqlExpr, ppDB, ppDBPipe, ppComm, ppRelatv, ppProd, ppClass, ppReport, ppBands, ppModule, raCodMod, ppStrtch, ppSubRpt, ppVar, ppCtrls, ppPrnabl, ppCache, ppParameter, Grids, DBGrids, ppDBBDE, Gradiente, cxControls, cxContainer, cxEdit, cxLabel, XP_Button, ZipMstr, ActnList, XPStyleActnCtrls, ActnMan, ActnCtrls, ActnMenus, Calend, PRINTERS, dxPrnDev, dxPrnDlg, ppBarCod;

type
TFrmPrincipal = class(TForm)
fcStatus: TfcStatusBar;
Panel4: TPanel;
Panel1: TPanel;
Panel3: TPanel;
ShMenu: TShape;
Shape21: TShape;
BtUtilitarios: TtfXPButton;
Gradiente1: TGradiente;
Gradiente2: TGradiente;
Panel6: TPanel;
Image2: TImage;
BtSistema: TtfXPButton;
PnBarraUtil: TPanel;
Shape12: TShape;
Shape2: TShape;
Shape3: TShape;
Shape4: TShape;
Shape6: TShape;
Shape7: TShape;
BtnNotaFiscal: TLMDLabel;
BtnMatRessupri: TLMDLabel;
btnConsultaEstoque: TLMDLabel;
LMDLabel1: TLMDLabel;
LMDLabel2: TLMDLabel;
LMDLabel3: TLMDLabel;
BtnFechamentoMensal: TLMDLabel;
BtnFornecedores: TLMDLabel;
Shape8: TShape;
BtnCentroCusto: TLMDLabel;
Shape9: TShape;
BtnCadastroEstoque: TLMDLabel;
BtnProfissionais: TLMDLabel;
Shape13: TShape;
ControlBar1: TControlBar;
Panel5: TPanel;
Panel7: TPanel;
Label4: TLabel;
LabDataAtualizacao: TLabel;
LabVersao: TLabel;
lblReset: TLabel;
C: TcxLabel;
Panel2: TPanel;
Botao2: TSpeedButton;
Botao3: TSpeedButton;
Botao5: TSpeedButton;
Botao4: TSpeedButton;
Botao8: TSpeedButton;
PopupMenu1: TPopupMenu;
tfXPButton1: TtfXPButton;
tfXPButton2: TtfXPButton;tfXPButton3: TtfXPButton;
EstruturaOrganizacional: TMenuItem;
Funcionarios: TMenuItem;
Impressoras: TMenuItem;
Sair: TMenuItem;
PopupMenu2: TPopupMenu;
EdicaodeCartao: TMenuItem;
BancoHoras: TMenuItem;
Justificativas: TMenuItem;
HorariosdeTrabalho: TMenuItem;
Feriados: TMenuItem;
PopupMenu3: TPopupMenu;
LimparBancodeDados: TMenuItem;
BackupBancodeDados: TMenuItem;
CadastrarUsurios: TMenuItem;
BtInterbase: TtfXPButton;
Shape1: TShape;
tfXPButton4: TtfXPButton;
PopupMenu4: TPopupMenu;
SobreoSisPonto: TMenuItem;
Ajuda: TMenuItem;
tfXPButton5: TtfXPButton;
PopupMenu5: TPopupMenu;
RelatriodeFrias: TMenuItem;
HorriosdeTrabalho: TMenuItem;
Justificativas1: TMenuItem;
Funcionrios: TMenuItem;
BancodeHoras: TMenuItem;
Ferias: TMenuItem;
Licenca: TMenuItem;
Impressora: TdxPrintDialog;
ppDBPipeline1: TppDBPipeline;
ppReport1: TppReport;
SimpleDataSet1: TSimpleDataSet;
DataSource1: TDataSource;
ppHeaderBand1: TppHeaderBand;
ppDetailBand1: TppDetailBand;
ppFooterBand1: TppFooterBand;
ppBarCode1: TppBarCode;
SimpleDataSet1CODIGO: TIntegerField;
SimpleDataSet1NOME: TStringField;
SimpleDataSet1ESTRUTURA: TStringField;
SimpleDataSet1DATAINICIAL: TDateField;
SimpleDataSet1DATAFINAL: TDateField;
procedure SairClick(Sender: TObject);
procedure Botao8Click(Sender: TObject);
procedure Justificativas1Click(Sender: TObject);
procedure HorariosdeTrabalhoClick(Sender: TObject);
procedure EstruturaOrganizacionalClick(Sender: TObject);
procedure EdicaodeCartaoClick(Sender: TObject);
procedure BancoHorasClick(Sender: TObject);
procedure Botao5Click(Sender:TObject);
procedure Botao3Click(Sender: TObject);
procedure FeriadosClick(Sender: TObject);
procedure ImpressorasClick(Sender: TObject);
procedure Botao2Click(Sender: TObject);
procedure FuncionariosClick(Sender: TObject);
procedure FeriasClick(Sender: TObject);
procedure HorriosdeTrabalhoClick(Sender: TObject);
procedure JustificativasClick(Sender: TObject);
procedure FuncionriosClick(Sender: TObject);
procedure RelatriodeFriasClick(Sender: TObject);
procedure LicencaClick(Sender: TObject);
procedure BancodeHorasClick(Sender: TObject);

private
{ Private declarations }

public
{ Public declarations }
Versao : string;
DataModificacao : TDateTime;
Unidade : integer;
TrocaUsuario : Boolean;
end;

var
FrmPrincipal : TFrmPrincipal;

implementation

uses dados, Justificativas, HoraTrabalho, Estorganizacionalpas, Fun,
HorApontamentos, BancoHoras, Ferias, Licenca, Feriados, Funcao,
Apontamentos, Config_Horario, RelatTeste, RelHorarios, RelJustificativas,
RelFuncionarios, RelEstrutura, RelFerias, RelLicenca, RelApontamentos;

{$R *.DFM}

procedure TFrmPrincipal.SairClick(Sender: TObject);
begin
close;
end;

procedure TFrmPrincipal.Botao8Click(Sender: TObject);
begin
close;
end;

procedure TFrmPrincipal.Justificativas1Click(Sender: TObject);
begin
FrmJustificativas := TFrmJustificativas.Create(Application);
FrmJustificativas.ShowModal;
FrmJustificativas.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.HorariosdeTrabalhoClick(Sender: TObject);
begin
FrmConfig_Horario := TFrmConfig_Horario.Create(Application);
FrmConfig_Horario.ShowModal;
FrmConfig_Horario.Free;
end;

procedureTFrmPrincipal.EstruturaOrganizacionalClick(Sender: TObject);
begin
FrmEstorganizacional := TFrmEstorganizacional.Create(Application);
FrmEstorganizacional.ShowModal;
FrmEstorganizacional.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.EdicaodeCartaoClick(Sender: TObject);
begin
FrmApontamentos := TFrmApontamentos.Create(Application);
FrmApontamentos.ShowModal;
FrmApontamentos.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.BancoHorasClick(Sender: TObject);
begin
FrmBancoHoras := TFrmBancoHoras.Create(Application);
FrmBancoHoras.ShowModal;
FrmBancoHoras.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.Botao5Click(Sender: TObject);
begin
FrmBancoHoras := TFrmBancoHoras.Create(Application);
FrmBancoHoras.ShowModal;
FrmBancoHoras.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.Botao3Click(Sender: TObject);
begin
FrmApontamentos := TFrmApontamentos.Create(Application);
FrmApontamentos.ShowModal;
FrmApontamentos.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.FeriadosClick(Sender: TObject);
begin
FrmFeriados := TFrmFeriados.Create(Application);
FrmFeriados.ShowModal;
FrmFeriados.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.ImpressorasClick(Sender: TObject);
Var
Res:DWORD;
Device : Array[0..255] of Char;
Driver : Array[0..255] of Char;
Port : Array[0..255] of Char;
WindowsStr : Array[0..255] of Char;
hDeviceMode : THandle;
begin
Impressora.Execute;
//Pega Dados da impressora atual
Printer.GetPrinter(Device,Driver,Port,hDeviceMode);
//Monta String exigida pela API do Windows
StrCat(Device,',');
StrCat(Device, Driver);
StrCat(Device,',');
StrCat(Device, Port);
StrPCopy(WindowsStr, 'windows');
//Torna Impressora default
WriteProfileString(WindowsStr, 'device', Device);
SendMessageTimeout(HWND_BROADCAST,WM_WININICHANGE, 0, DWORD(@WindowsStr), SMTO_NORMAL, 1000, Res);
end;

procedure TFrmPrincipal.Botao2Click(Sender: TObject);
begin
FrmFun := TFrmFun.Create(Application);
FrmFun.ShowModal;
FrmFun.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.FuncionariosClick(Sender: TObject);
begin
FrmFun := TFrmFun.Create(Application);
FrmFun.ShowModal;
FrmFun.Free;
end;

procedure TFrmPrincipal.FeriasClick(Sender: TObject);
begin
FrmRelFerias := TFrmRelFerias.Create(Application);
FrmRelFerias.ShowModal;
FrmRelFerias.Destroy;
end;

procedure TFrmPrincipal.HorriosdeTrabalhoClick(Sender: TObject);
begin
FrmRelHorarios := TFrmRelHorarios.Create(Application);
FrmRelHorarios.ShowModal;
FrmRelHorarios.Destroy;
end;

procedure TFrmPrincipal.JustificativasClick(Sender: TObject);
begin
FrmRelJustificativas := TFrmRelJustificativas.Create(Application);
FrmRelJustificativas.showModal;
FrmRelJustificativas.Destroy;
end;

procedure TFrmPrincipal.FuncionriosClick(Sender: TObject);
begin
FrmRelFuncionarios := TFrmRelFuncionarios.Create(Application);
FrmRelFuncionarios.showModal;
FrmRelFuncionarios.Destroy;
end;

procedure TFrmPrincipal.RelatriodeFriasClick(Sender: TObject);
begin
FrmRelEstrutura := TFrmRelEstrutura.Create(Application);
FrmRelEstrutura.showModal;
FrmRelEstrutura.Destroy;
end;

procedure TFrmPrincipal.LicencaClick(Sender: TObject);
begin
FrmRelLicenca := TFrmRelLicenca.Create(Application);
FrmRelLicenca.showModal;
FrmRelLicenca.Destroy;
end;

procedure TFrmPrincipal.BancodeHorasClick(Sender: TObject);
begin
FrmRelApontamentos := TFrmRelApontamentos.Create(Application);
FrmRelApontamentos.showModal;
FrmRelApontamentos.Destroy;
end;

end.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.2 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com