TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Armazenamento de Informações

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

A Computação em Nuvem na Sociedade Contemporânea.

        O armazenamento de informações é um elemento fundamental para o progresso da humanidade. Desde os tempos das pinturas rupestres, realizadas nas cavernas do período pré-histórico, o individuo tem ampla necessidade de guardar as informações em diversos tipos de suporte. Na conjuntura atual o cenário não é muito diferente, com o advento da internet no período da Guerra Fria e sua ampla comercialização nos últimos 20 anos, o conceito de armazenamento evoluiu de maneira substancial com a criação da cloud computing(computação em nuvem).

        No final dos anos 1990, as organizações e sociedade, começaram a efetivamente depender  dos sistemas de informação para exercerem suas tarefas, não só em atividades laborais como também em rotinas pessoais. Nesse sentido, diversos dispositivos de armazenamentos eram utilizados, como por exemplo as fitas K7, os disquetes(os quais suportavam 1,44MB de capacidade), os CD-ROM´s entre outros. Todavia, com a alta demanda dos recursos tecnológicos foi preciso otimizar os suportes físicos que estavam ficando sobrecarregados. A partir daí, surge uma forma inovadora para a salvaguarda dos arquivos, o armazenamento em nuvem.

        Uma matéria do site ISBRASIL faz uma importante afirmação sobre os serviços de computação e armazenamento em nuvem: “Apesar de esta tecnologia já existir há algum tempo, somente nos últimos anos as vantagens do armazenamento em nuvem têm se tornado popular entre os usuários da internet, principalmente por não exigir um nível de conhecimento avançado em informática. Além disso, esse meio é capaz de proporcionar o acesso de qualquer lugar a e-mails e arquivos, além de possuir uma segurança reforçada, um espaço limitado para guardar informações e reduzir custos. Assim, estes são pontos que são considerados os de principal sucesso do armazenamento em nuvem.”.

        O primeiro serviço de armazenamento na internet foi criado por um estudante sueco no fim do século XX. Logo depois, os sistemas de armazenamento em nuvem foram ganhando o mercado, seja dentro das empresas ou seja em âmbitos mais informais. Atualmente, um serviço de cloud storage é indispensável para a sociedade, pois possibilita a oferta de arquivos com agilidade, ou seja, os dados podem ser acessados de qualquer lugar, independente do momento, bastando que haja uma conexão com a internet.

        No que tange às outras características desse recurso de gerenciamento de informações, encontra-se a disponibilidade. O instituto da disponibilidade de dados é fundamental porque quando há alguma anomalia nos servidores em que as informações estão concentradas, elas podem ser acessadas em outros servidores espalhados pelo mundo. E, geralmente, os problemas nos servidores são rapidamente solucionados e os clientes não são prejudicados.

        Além disso, os pacotes desse tipo de armazenamento funcionam sob demanda. Caso um usuário necessite aumentar a o espaço para alocar os arquivos, ele só precisa dar alguns cliques e alterar o plano, em vez de solicitar o trabalho de especialistas para reconfigurar o gerenciamento dos dados. E com esse aumento, diferentes pessoas podem utilizar esse mesmo plano para visualizar e armazenar outros arquivos, descentralizando o acesso à informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com