TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira Pessoal Por Meio De Aplicativo Utilizando-Se A Linguagem C#

Por:   •  5/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.308 Palavras (18 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 18

PROJETO

1. O PROBLEMA

  1. Tema do trabalho

Gestão financeira pessoal por meio de aplicativo utilizando-se a linguagem C#

1.2. Contextualização

Esse projeto será desenvolvido com a intenção de melhorar o controle na distribuição da renda econômica mensal pessoal com a implementação de um aplicativo móvel desenvolvido pelo software em C# usando o Firebord como banco de dados, em que a intenção principal será a de salvar o valor do salário do usuário e permitir registros de gastos mensais. Nesta investigação será utilizado um desenho de pesquisa experimental do tipo método online (Pré teste - Pós teste).

Por fim, será possível concluir que o aplicativo móvel de controle financeiro pessoal conseguiu melhorar a eficiência na distribuição de renda e despesas econômicas mensais pessoais, pois permite que a pessoa tenha um registrado de todas as suas atividades econômicas diárias, classifique elas, além disso, no aplicativo, possuem lembretes de pagamento das parcelas do empréstimo ou do valor mínimo atingido, todas essas funcionalidades para tomar melhores decisões na distribuição do dinheiro.

1.3. A situação-problema

O sistema móvel será desenvolvido de forma que a manutenção e melhoria do sistema seja realizada de forma simples. A questão que foi levantada sobre o problema desta realidade estudada é: Como a implementação de um aplicativo móvel de controle financeiro pessoal melhorará o processo de distribuição da renda econômica mensal de uma pessoa que necessita organizar sua vida financeira?

1.4. Breve descrição da solução

A utilização deste sistema permitirá aos usuários dispor de informações adequadas que contribuam para melhorias na tomada de decisão; então é viável financiar esta pesquisa porque o investimento do projeto não é muito caro e vai contribuir para a necessidade de economia que todos as pessoas que utilizam o aplicativo.

O seguinte projeto terá um impacto social positivo porque permitirá às pessoas que têm rendimento econômico mensal dispor de informação organizada e estruturada e de ferramentas informáticas que lhes conferem uma vantagem administrativa e lhes permitem tomar as decisões adequadas para melhorar as suas finanças.

Portanto, o sistema financeiro móvel vai contribuir para o desenvolvimento, permitindo um melhor controle da distribuição da renda econômica mensal. Através do suporte de um sistema de controle financeiro móvel, a parte operativa do processo de distribuição da renda econômica mensal que uma pessoa possui terá um grau de automação, de modo que certos procedimentos e atividades necessárias sejam executados automaticamente, facilitando o aprimoramento das informações financeiras.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

2.1. Premissas e Restrições do projeto

Atualmente a única restrição é que o projeto inicial só poderá ser testado em sistema Android

2.2. Caracterização da empresa

O seguinte projeto será destinado a testagem em pessoas e não em empresas, ou seja, se trata de um software doméstico.

2.3. Proposta de trabalho

2.3.1 Método do trabalho

O aplicativo móvel será desenvolvido nativamente com uma linguagem de programação. Para o banco de dados offline do aplicativo será utilizado o software em c# usando o fire BIRD que é um gerenciamento de banco de dados, e para a parte gráfica, será utilizado o XAML, que é uma linguagem de marcação para o projeto de aplicativos móveis. (Microsoft, 2022)

Para o desenvolvimento desta aplicação, será utilizado um padrão arquitetural a ser definido, deverá conter um padrão com o qual se busca desacoplar ao máximo a interface do usuário da lógica da aplicação, isto de forma a adquirir um maior desempenho na aplicação e para além disto ter uma camada de segurança eficaz para o tratamento dos dados pessoais do utilizador.

Com esta referência os dados do utilizador serão encapsulados na parte do modelo que é a base de dados da aplicação, a lógica do aplicativo estará localizada na camada desenvolvida com a linguagem de programação C# e o design que é a visualização da aplicação será aquele que interage com o modelo através do controlador através dos Data Bindings que são responsáveis por criar conexões de dados em tempo de design.

Serão seguidas várias metodologias de investigação uma vez que este é um desenvolvimento que tem vários processos e que tem de ser feito num tempo limitado. Em primeiro lugar, será utilizada a metodologia de pesquisa analítica, este método parte do ponto de realizar uma análise que é uma decomposição para estudar intensamente cada um de seus elementos e um exame de um fato particular.

Essa metodologia voltada para o software parte de analisar como as pessoas estão acompanhando suas finanças pessoais e identificar quais causas e efeitos o desenvolvimento desse aplicativo pode ter. Uma vez utilizada a metodologia analítica para poder analisar tudo relacionado ao desenvolvimento de um aplicativo voltado para finanças pessoais, utiliza-se a metodologia ou modelo incremental.

1º - Processo de análise

Primeiro se realizar um processo de análise em tudo relacionado ao aplicativo a ser criado, são analisados ​​a arquitetura do banco de dados, a funcionalidade que a aplicação vai ter também é levada em consideração para torná-la o mais simples possível para o usuário final, após esse processo segue o design.

2º - Desenho

O design é a etapa de desenvolvimento em que a interface gráfica do aplicativo começa a ser desenhada, decide-se gerar maquetes preferencialmente com hot spots, a fim de visualizar o fluxo de navegação do aplicativo e por sua vez planejar para onde os módulos irão dentro do aplicativo, cores primárias e secundárias, efeitos visuais etc.

3º - Processo de código

O próximo processo que segue na ordem do modelo incremental é o processo de código, que é quando o desenvolvedor do software tem que começar a fazer o aplicativo. Este é o processo mais longo, pois é aquele que deve levar em conta todos os requisitos que surgiu no processo de análise, será preciso começar a projetar o banco de dados usando código, software é um aplicativo que possui um banco de dados.

4º - Interface gráfica

A próxima coisa a ter em conta é a interface gráfica, deve-se seguir um processo em que o design do produto seja semelhante ao design estabelecido no respectivo processo. Uma vez que o desenvolvedor de software termina a fase de código da aplicação, passa-se pelo processo de teste, que é o que um testador realiza no trabalho realizado pelo desenvolvedor de software para verificar se todos os requisitos estão sendo executados corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (857.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com