TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA MÚSICA NA TERAPIA

Por:   •  28/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.169 Palavras (33 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 33

LUCAS GOMES ANGELO  

                                               

A IMPORTANCIA DA MÚSICA NA TERAPIA

São Paulo

2017

LUCAS GOMES ANGELO

                                             

A IMPORTANCIA DA MÚSICA NA TERAPIA

Trabalho de conclusão de Curso apresentado no Colégio Formosa como parte dos requisitos para obtenção do grau no Ensino Médio, sob orientação dos professores Ana Karolina Lima Bandeira e Daniela Fiorillo de Oliveira Rodrigues e Neusa Carla Teixeira.

São Paulo

2017

               

Os músicos utilizam de todas as liberdades que podem.

                                                (Ludwing Van Beethoven)

RESUMO

Para a realização desta tese foram necessárias algumas pesquisas perante aos determinados temas: terapia, música e a relação destes. A Terapia nada mais é que um tratamento, já a música é uma combinação harmoniosa de sons. Logo a relação destes é um tratamento musical. Desta forma impondo o objetivo do trabalho, que é transmitir informações aos leitores sobre a importância da música para o ser humano e que a mesma não necessariamente tende a ser apenas uma arte expressiva, mas sim um método de tratamento, mais conhecido como musicoterapia. Foram utilizadas como formas de pesquisas, buscas em livros e artigos na internet. Uns dos principais livros utilizados foi “Teoria da Musicoterapia” escrito por Rolando Benenzon, o mesmo é um Doutor formado e possui uma associação denominada por “O Centro Musicoterapia Benenzon Brasil”.

Palavras-Chave: Musicoterapia, música, tratamento, terapia e arte.

ABSTRACT

Therapy is nothing more than a treatment, since music is a harmonious combination of sounds. Soon the relation of these is a musical treatment. Therefore, the objective is to hand down information to the readers about the importance of music for human being and that it is not a necessary tend, but rather a method of treatment, better known as music therapy. Articles from the internet and books as "Theory of Music Therapy" written by Rolando Benenzon, who is Phd and owns an association called by "The Center Musicotherapy Benenzon Brazil" were used as sources of research.

Keywords: Music therapy, music, treatment, therapy and art.

RESUMEN

Para la realización de esta tesis fueron necesarias algunas investigaciones ante los determinados temas: terapia, música y la relación de éstos. La terapia no es más que un tratamiento, ya que la música es una combinación armoniosa de sonidos. La relación de estos es un tratamiento musical. De esta forma imponiendo el objetivo del trabajo, que es transmitir informaciones a los lectores sobre la importancia de la música para el ser humano y que la misma no necesariamente tiende a ser sólo un arte expresivo, sino un método de tratamiento, más conocido como musicoterapia. Se utilizaron como formas de investigación, búsquedas en libros y artículos en Internet. Unos de los principales libros utilizados fueron "Teoría de la Musicoterapia" escrito por Rolando Benenzon, el mismo es un Doctor formado y posee una asociación denominada por "El Centro Musicoterapia Benenzon Brasil".

 

Palabras clave: Musicoterapia, música, tratamiento, terapia y arte.

SUMÁRIO

SUMÁRIO        7

1. O QUE É A ARTE EM GERAL        11

1.1 HISTÓRIA DA MÚSICA        11

1.2 A MÚSICA É OBRIGATÓRIA NO ENSINO        14

1.3 MÚSICA E MEDICINA        15

2. POSSÍVEIS ÁREAS ONDE A MÚSICA PODE ATUAR        17

2.1 MUSICOTERAPIA E ARTETERAPIA        18

2.2 TIPOS DE TERAPIA PARA MUSICOTERAPIA        22

3. MÚSICA NA INFANCIA        27

3.1 BENEFICIOS DA MÚSICA NA INFANCIA        28

3.2 ELES PODEM OUVIR        29

3.3 DOUTORES DA ALEGRIA        35

4. A IMPORTÂNCIA DO USO DA MÚSICA NA TERAPIA        38

INTRODUÇÃO

Ao decorrer de toda a história a música sempre teve grande influência na vida do ser humano, seja na pré-história onde o homem á usava como manifestação religiosa, ou na atualidade onde muitos usam-na como forma manifestações para coisas que prezam.

Um período no qual a música foi uma das manifestações artisticas mais importantes na história foi o período Barroco, pois nele surgiram estilos músicais que mudaram o mundo da música e do teatro, estilos como a ópera que teve grande inflência mundial.

Em 2008 a música passou a ser algo obrigatório no Ensino Infantil, Pois com a influência que a música pode ter sobre uma pessoa, melhor do que utiliza-la na fase adulta é utilza-la em uma fase na qual o ser humano aborve novas informações com mais facilidade, a infântil.

Sabendo o peso que a música possui sobre o ser humano, alguns médicos e músicos pensaram na possibilidade de utilizar esse peso a favor da medicina, criando uma área na qual teria como principal remédio a música, a musicoterapia.

A musicterapia une a arte e a medicína, a múscia com a terapía, nela utiliza-se meios músicas para tratamento de pessoas que possuem qualquer problema, seja ele social ou patologico.

Esta tese é ordenada por quatro capítulos, cada uma possuindo 3 sub-capítulos com excessão do ultímo. Cada capítulo contém um conteúdo diferente, porém todos em harmonia.

O primeiro capítulo traz uma explicação sbre o que é arte, abordando sobre o surgimento das primeiras formas de manifestações artistacas e apresentando uma definição de arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.5 Kb)   pdf (379 Kb)   docx (580.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com