TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Arduino Para o Movimento Open Source

Por:   •  15/7/2016  •  Artigo  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

     VALMY ERICLES NUNES MACHADO

A importância do Arduino para o movimento Open Source    

Uibaí

2016

VALMY ERICLES NUNES MACHADO

A importância do Arduino para o movimento Open Source

Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia- Campus Irecê - como instrumento avaliativo na disciplina Português Instrumental.

Orientador: Prof. Eduardo Lopes

Uibaí

2016

A importância do Arduino para o movimento Open Source

Valmy Ericles Nunes Machado

Resumo: Este artigo apresenta o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única. Essa placa pode ser utilizada para a criação de objetos interativos, com diversas possibilidades de criação. Neste artigo, abordarei a importância do Arduino para a criação e o fortalecimento do movimento Open Source (código aberto). A principal importância deste trabalho é a de incentivar a criação e o desenvolvimento de projetos Open Source utilizando Arduino tanto por profissionais da área quanto por entusiastas.

Palavras-chave: Arduino, Desenvolvimento, Prototipagem, Incentivo, Open Source.

Abstract: This paper presents the Arduino, an electronic prototyping platform of free hardware and single board. This board can be used for the creation of interactive objects with various setting possibilities. In this article, I will discuss the importance of the Arduino to the creation and strengthening of the Open Source movement. The main importance of this work is to encourage the creation and development of Open Source projects using Arduino both by professionals and by enthusiasts.

Keywords: Arduino, Development, Prototyping, Incentive, Open Source.

Introdução

        O Arduino foi criado na Itália em 2005 com o objetivo educacional de ensinar a prototipagem, ou seja, a criação de protótipos. Existem várias placas Arduino, e entre as principais está a UNO. Seu hardware é feito através de um microcontrolador Atmel AVR, o que possibilita a sua programação baseada na linguagem Wiring. A programação voltada para gadgets feita com Arduino é denominada de sketches, e seus códigos são disponibilizados gratuitamente pela crescente comunidade “maker” aderente ao Arduino, ou “criadores” em português. Estas placas possuem várias entradas e saídas, responsáveis pela conexão com outros dispositivos, como exemplo, um PC, ou mesmo outras placas Arduino para aumentar seu poder de processamento, o que chamamos de shields. Esta placa é um SDK e um ADK, ou seja, ela é um kit de desenvolvimento de software e um kit de desenvolvimento de acessório, respectivamente. Outro ponto importante da placa Arduino é a possibilidade de conectar, por meio de suas entradas, sensores dos mais variados tipos, como, por exemplo, sensores de distância, luminosidade, proximidade, umidade, pressão, entre outros, o que aumenta a sua gama de aplicações e funcionalidades. Segundo Banzi (2012), um dos criadores da placa, o Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto baseado na flexibilidade e na facilidade do uso do hardware e software. Por este motivo, o Arduino se tornou peça fundamental para os entusiastas da eletrônica, criando, desse modo, um cenário em que até crianças dedicadas conseguem desenvolver projetos do seu interesse.

        Ao observar a literatura sobre Arduino e o movimento Open Source, percebi que não havia muito conteúdo que fizesse uma ligação explícita entre ambos os assuntos. Por este motivo, este artigo foi criado para detalhar um pouco mais a ligação entre estes dois temas, pois eles possuem objetivos que se cruzam. Ao se fazer uma breve pesquisa na internet, percebe-se que a utilização do Arduino está intimamente relacionada com o movimento Open Source, uma vez que os “criadores” disponibilizam os códigos utilizados em seus projetos para que outras pessoas possam estudá-los, reutilizá-los ou modificá-los para o trabalho de seu interesse.

O movimento Open Source Iniciative (OSI) foi criado em 1998 por Bruce Perens, com o objetivo de estabelecer um mercado com mais softwares que tenham sua distribuição livre e que os usuários de tais softwares possam fazer modificações no código e disponibilizá-los em seguida sem fazer nenhum tipo de restrição, ou seja, do mesmo modo em que um usuário recebe algum projeto de um desenvolvedor, ele também terá que repassar os seus conhecimentos adiante para criar um ambiente cada vez mais colaborativo. Um exemplo de software Open Source é o sistema operacional Linux, desenvolvido inicialmente por Linus Torvalds. Tal sistema tem a licença GPL, o que dá aos desenvolvedores de todo o mundo o direito de fazer modificações em seu código fonte para melhoria do sistema, criando desse modo um ambiente extremamente colaborativo no meio da computação. E é nesse contexto que o Arduino chegou para fortalecer a ideia de softwares e hardwares Open Source, dado que seus adeptos disponibilizam seus projetos nos mínimos detalhes para a comunidade DIY (“do it yourselfe”, ou “faça você mesmo” em português). Este cenário colaborativo faz com que projetos que antes demoravam anos para serem concluídos, projetos privados, por sinal, sejam finalizados em meses, agilizando o desenvolvimento de novas ferramentas dos mais variados tipos, desde sistemas operacionais complexos até uma jaqueta com indicadores de LEDs para ciclistas feita com uma placa Arduino.

O Arduino está possibilitando às pessoas darem vazão a sua criatividade para solucionar problemas do cotidiano ou mesmo por diversão. Esta placa que inicialmente não parece ter muita importância, está revolucionando o modo de se construir conhecimento, o que à torna uma peça fundamental no modo em que ensinamos e aprendemos. Por ela ser mais viável, do ponto de visa econômico, que outras placas, sua utilização se disseminou entre pessoas com pouco poder aquisitivo, o que a tornou muito comentada desde sua criação. A seguir será apresentado alguns exemplos de projetos com Arduino para deixar claro o poder que esta placa tem ao ser bem utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (108.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com