TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - OPEN SOURCE

Por:   •  17/11/2016  •  Monografia  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Santo André

2016


KLAYTON EDUARDO DA SILVA GONÇALVES[pic 6]

[pic 7]

        

Desenvolvimento e Compreensão de Softwares Open Source

Projeto apresentado ao Curso de Ciência da Computação da Instituição Anhanguera. .
Orientador:
  Rafael Francovig Cavicchiolli


Santo André

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 O Problema        

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral ou Primário        

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        

3 JUSTIFICATIVA        

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5 METODOLOGIA        

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma ampla o desenvolvimento de softwares de código aberto, ode os usuários e programadores podem editar e manipular seu código fonte.

Com a internet a todo globalizando o mundo, muitos programadores deixaram de querer esconder seus truques, deixando assim os seus softwares open source., mantendo a qualidade e muitas vezes com muitos recursos que eles mesmos não exploram.

Estará contido principais linguagens de programação para a criação desses softwares, suas padronizações, implementações, todo o processo de desenvolvimento e de formalização.

Por mais que muitos programadores já fazem esses softwares, as empresas de grande e médio porte parece esconder esses softwares, como se fossem ilegais ou como vírus.

O medo que as empresas sentem de perder seu posto ou ter seus softwares clonados acabam prejudicando o aprendizado dos programadores que poderiam recorrer a eles como forma de apoio e não necessariamente como copias baratas.

        

 1.1 O Problema

        Como são criados esses softwares e principalmente porque estão sendo desenvolvido softwares de código aberto?  Quais os cuidados nos programadores devemos tomar ao criar esse tipo de software para nos proteger e para proteger os nossos empregadores.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Identificar e compreender a função dos softwares open source no mercado de hoje e como são desenvolvidos estes softwares.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Aprender a desenvolver softwares dessa categoria de maneira efetiva e seguindo as padronizações.
  • Compreender o ganho dos desenvolvedores e programadores neste setor, tanto o ganho financeiro, quanto o ganho no aprendizado.
  • Ter o poder de identificar os programas que possuem esse recurso
  • Facilitar a programação para os programadores que procuram sobre esse assunto.
  • Desenvolver softwares open source com proteção e segurança
  • Compreender o motivo pelo qual as empresas ainda têm receio em trabalhar com este tipo de softwares.
  • Alcançar os estudantes de tecnologia mostrando que para conseguirmos construir um futuro com tecnologia de ponta e com qualidade, temos que nos unir e ajudar uns aos outros.

3 JUSTIFICATIVA

O assunto foi selecionado para poder ajudar a todos compreenderem o porquê podemos fazer algo livre, ajudando uns aos outros e ainda sim ganhar dinheiro e aprendizado. O aprendizado muitas vezes é muito mais valido do que apenas dinheiro e poder.

Com este trabalho os estudantes de programação poderão entender o motivo pelo qual é interessantíssimo criar programas open source e tirar dúvidas que estão tendo no assunto. Além disso, poderão também ter exemplos e com isso criar seus próprios programas sem muita dificuldade e medo de deixar aberto algo que não deveria estar naquele software.

Empresas grandes como o Google não deixaram de ser bilionárias e nem foram prejudicadas por desenvolver e liberar seus softwares gratuitamente, pelo contrário, ganharam mais seguidores e admiradores na internet, que logo é convertido em dinheiro. E com os softwares pen source puderam encontrar e treinar os programadores de qualidade que estavam perdidos.                                                Nem os estudantes de programação em geral ouvem muito falar sobre softwares open source, o trabalha vai ser um degrau para os que não ouviram falar ou não sabe o que é, poder entender. Nós como profissionais da computação temos o dever de se preocupar com a atuação dos nossos colegas de profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com