TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Open Source

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Introdução        

Ferramentas Open Source        

1.        Historial        

1.1        Projecto GNU        

1.2        Free Software Foundation (FSF)        

1.3        Linux        

2.        Licenciamento        

2.1        Licencas GPL (General Public License)        

2.2        Free Software Foundation (FSF) VS Open Source  Initiative (OSI)        

3.1        Debian        

3.2        Red Hat        

3.3        Slackware Linux        

3.4        OpenSuSe        

3.5        Ubuntu        

4.        Vantagens e Desvantagens das Ferramentas Open Source        

4.1        Vantagens        

4.2        Desvantagens        

5.        Impacto das Ferramentas Open Source        

Conclusão        

Bibliografia        

Introdução

Os softwares actualmente tem grandes aplicações em diferentes áreas, porem o custo de aquisição .

Com a explosão do mercado das tecnologias de informação durante o período inicial da informática moderna as gigantes do ramo viram-se obrigada a proteger a sua propriedade intelectual. Essa época foi marcada por softwares proprietários daí surgiu a necessidade de reduzir a dependência das grandes corporações do ramo das tecnologias de informação.

O termo Open Source (Código Aberto) está associado ao criador do sistema operacional Linux baseado em Unix criado por Linus Torvalds que irei debruçar ao longo do trabalho.

Com este trabalho tenho como objectivo global Compreender o impacto das ferramentas Open Source no ramo tecnológico e financeiro moderno. Para alcançar o objectivo global usarei os seguintes objectivos específicos: analisar a história evolução das ferramentas Free and Open Source software (software livre e de código aberto), analisar as condições e as diferenças entre as licenças Open Source e Free Software Foundation e por fim descobrir as vantagens, desvantagens e o impacto dessas ferramentas.

Ferramentas Open Source

O termo open source (Codigo Aberto)  é sem duvidas um dos mais interessantes e recentes cenarios da informatica. Actualmente este termo open source para muitos esta associado ao Sistema Operativo  Linux,  Criado por Linus Torvalds,  e tornado público nos modelos de liberdade propostos também pelo projeto GNU em 1992.

  1. Historial

Na década de 1960, os softwares eram distribuídos gratuitamente, uma vez que haviam poucos computadores no mercado porem dez anos mais tarde a indústria de TI (Tecnologias de Informação) registrou um grande crescimento e consequente aumento de número de usuários, foi então que os softwares começaram a ser vendidos separadamente e patenteados para proteger sua propriedade intelectual. Deste modo deu-se a redução na distribuição de softwares.

  1. Projecto GNU

Em 1983 Richard Stallman, reagiu contra às limitações impostas pelo modelo proprietário de softwares e deu início ao projeto GNU (GNU is not Unix), que tinha por objetivo criar um sistema operacional que fosse baseado no UNIX, mas que também fosse totalmente livre para ser explorado e usado pelos seus usuários. Em 1984, Stallman definiu os conceitos de software livre, posicionando o código fonte como conhecimento científico, que deve ser disseminado e compartilhado. Neste manifesto, convocou a participação de outros programadores para contribuir com o projeto. Como fruto deste esforço, foram produzidos editores de texto, ferramentas de desenvolvimento e debug e uma infinidade de outros elementos que viriam a compor então não apenas o sistema operacional.

  1. Free Software Foundation (FSF)

Richard Stallman também foi responsável pela criação da FSF e seu principal objetivo era prover o suporte necessário aos desenvolvedores e usuários de software livre, garantindo que seus direitos fossem cumpridos, mantendo legalmente as definições de Free Software e das licenças GPL, LGPL (GNU Lesser General Public License), GNU AGPL (GNU Affero General Public License) e GNU FDL (GNU Free Document License).

  1. Linux

O sistema operacional Linux foi o que contribui definitivamente para o movimento Open Source. O sistema operacional Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, o que originou o nome Linux.

 Em 1991 Torvalds convocou outros programadores para que ajudassem a finalizar as partes faltantes. Com a colaboração de muitos desenvolvedores, em menos de dois anos a versão Linux podia ser considerada estável e continha conjunto poderoso de ferramentas que permitiriam aos seus usuários desenvolver e criar em cima dele.

  1. Licenciamento

Há uma variedade enorme de softwares que se encontram no mercado, porem ha questões relevantes quando se fala de licenças que seriam as políticas adoptadas pelo proprietário de como a distribuição e utilização do software deve ser feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com