TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Fundamentos da Computação

Por:   •  5/11/2018  •  Exam  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                              [pic 2]

  1. Com relação aos impactos e modificações advindas do uso cada vez maior de computadores na atualidade, discorra sobre:

  1. A automatização de tarefas que até então eram feitas manualmente;

Podemos encontrar um exemplo claro dessa automatização na produção industrial, onde um serviço que era realizado por diversos trabalhadores, atualmente é realizado por apenas um operador responsável por manter e operar um software que guia toda a linha produtiva.

  1. A diminuição de erros humanos;

Os humanos são mais suscetíveis a cometer erros do que os computadores tendo em vista diversos fatores que podem interferir negativamente na realização de alguma tarefa, os humanos tem preocupações, cansaço, existe um fator biológico que que o impede de fazer varias tarefas ou até mesmo apenas uma de forma perfeita.

  1. A transposição de distâncias geográficas;

 Com o avanço e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação as distâncias geográficas deixam de ser um problema nos dias atuais, na área da educação por exemplo é possível fazer diversos cursos, tanto graduação como pós graduação no sistema EAD( ensino a distancia) o que facilita bastante, pois um estudante pode realizar determinado curso em outra cidade ou estado, sem a necessidade de estar presencialmente naquela instituição e isso é possível graças ao avanço tecnologico que propicia esse tipo de ensino.

  1. A comodidade que o uso de computadores propicia;

Podemos citar como exemplos de comodidade advinda dos computadores, as compras e vendas online, pagamento de contas, serviços como fazer o pedido de comida através de um aplicativo, entre outros.

  1. As alterações das relações sociais nos diversos meios que compõe a sociedade.

Com o avanço tecnológico e a popularização do computador houve algumas mudanças na forma de se comunicar. Ficou muito mais fácil a comunicação com pessoas distantes de forma rápida. No entanto com essa informatização da comunicação pode ser ‘prejudicial’ tendo em vista que ao nos comunicarmos inteiramente por uma rede social, não damos muita atenção as pessoas que estão por perto.

  1. Por vezes, vemos os termos Informação e Dado sendo utilizados como sinônimos. Porém, dentro do contexto da Informática, eles não o são. Assim, defina qual a diferença entre Dado e Informação.

Nesse contexto, dados são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto, enquanto informação é a resultante do processamento, manipulação e organização de dados. 

  1. Explique o ciclo de transformação de Dados em Conhecimento, descrito pela figura a seguir:

[pic 3]

Os dados constituem a matéria-prima da informação, ou seja é a informação de uma forma ‘bruta’, quando passa por um processamento esse dado se transforma em informação, as informações são dados tratados, e então o processamento dessa informação se torna conhecimento, o conhecimento vai muito além da informação pois ele além de ter um significado tem uma aplicação.

  1. Faça um breve histórico das máquinas de computação vistas até o momento em aula. O histórico deve abranger desde o conceito de computação utilizando os dedos das mãos, até a era do Circuito Integrado.

O primeiro instrumento de computação no sentido de ser uma ferramenta utilizada para computar foram os dedos das mãos que auxiliavam nas contagens, logo em seguida teve a invenção do ábaco na mesopotâmia a mais de 5.500 anos, é considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Com o passar do tempo houve o surgimento de algumas maquinas mecânicas como a pascaline (1642) tinha o objetivo de realizar as quatro operações matemáticas básicas no entanto apenas somava e subtraia em 1671 a maquina criada por Leibniz foi capaz de realizar tais operações. Em 1823 Charles Babbage realizou um projeto onde afirmou que sua maquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas entretanto devido a limitações técnicas e financeiras não foi possível a criação dessa maquina chamada de ‘A maquina da diferença’ entretanto em 1837 Babbage lançou uma nova maquina batizada de ‘Engenho Analitico (maquina analitica) que aproveitava todos os conceitos de tear programável com o uso de cartões. Além disso, instruções e comandos também poderiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de registradores primitivos. A precisão chegava a 50 casas decimais. 

  1. Qual é a definição formal de computador? O que significa dizer que o computador é uma máquina programável?

Computador é uma maquina construída por circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações. Maquina programável é uma maquina capaz de realizar uma grande quantidade de tarefas, seguindo uma sequencia de comandos, de acordo com determinado objetivo.

  1. Cite alguns exemplos de computadores modernos.

Notebooks, tablets, smartphones, desktops, servidores,mainframe.

  1. O que é um Sistema Computacional? Quais seus três componentes? Explique e dê exemplos.

Sistema computacional é uma junção de três componentes básicos (peopleware, hardware e software.) Peopleware é a componente humana do sistema, é quem utiliza o computador como ferramenta. O hardware é o componente físico do sistema como por exemplo a CPU, a memoria RAM e etc. O software é o componente lógico de um sistema de computação, éuma serie de instruções que fazem o computador funcionar.

  1. Comente brevemente sobre os seguintes componentes de hardware vistos em aula:

  1. CPU;
  1. Memória RAM;
  2. Placa-mãe;
  3. Placa de vídeo, som e rede;
  4. HD;
  5. Dispositivos de armazenamento;
  6. Dispositivos de entrada;
  7. Dispositivos de saída;
  1. Sabe-se que um computador, independentemente de seu porte e tipo, executa três ações: entrada de dados, processamento e saída de dados. Explique este processo.
  1. Os computadores, constituídos de circuitos eletrônicos podem apenas reconhecer e executar um conjunto muito limitado e simples de instruções. Porém, atualmente existem linguagens de alto nível com alto grau de abstração e complexidade. Dessa forma, o que deve ser feito para que os algoritmos em linguagem de alto nível executem em máquinas convencionais?
  1. Qual é a vantagem da adoção de Instruções Primitivas simples no projeto de computadores?
  1. O que são Tipos de Dados Primitivos (TDPs)? Quais são os três tipos estudados? Quais são suas características?

São elementos manipulados dentro do computador. Os tipos são Numéricos, literais e lógicos. Os tipos numéricos podem ser inteiros ou reais e são utilizados em operações matemáticas. O tipo literal se refere a caracteres ou cadeias, e o tipo lógico assume valor verdadeiro ou falso.

  1. O que são Tipos Abstratos de Dados (TADs)?

É uma especificação de um conjunto de

  1. Qual o conceito de variável? Qual é a exigência quanto ao seu uso?

Representação de uma região de memória utilizada para armazenar um determinado valor (numérico, literal ou lógico). Toda variável deve ter nome e tipo.

  1. Com relação às operações entre variáveis, quais são permitidas entre tipos numéricos? E literais? E lógicos?

Tipo numérico: operações matemáticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (222.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com