TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Sistemas Distribuídos Capítulo Tenebaum

Por:   •  24/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de Exercícios Capítulo 5

Aluno: Daniel Santiago da Silva

Matrícula: 21950879

  1. Dê exemplo de onde um endereço de uma entidade E precisa ser resolvido para um outro endereço a fim de poder acessar E.

R= Os endereços IP são um exemplo, pois não fornecem o endereço direto para a entidade E, é necessário que ocorra uma tradução por parte de um servidor DNS que enfim retorna o endereço de acesso a entidade E.

  1. Forneça alguns exemplos de identificadores verdadeiros

R= Endereço Ethernet, Endereços de memória, ISBN de livros ou números de identificação de produtos de software e hardware.

  1. Um identificador tem permissão de conter informações sobre a entidade que ele referência?

R= Sim, ele pode conter informações da entidade por ele referenciada. Ele só não pode referenciar mais de uma entidade ou ser reutilizado, senão perde a propriedade de ser um identificador.

  1. Explique o funcionamento do sistema CHORD.

R= No sistema Chord é usado um espaço de identificadores de m bits para designar identificadores escolhidos aleatoriamente a nós, bem como chaves a entidades específicas. Uma entidade com chave k cai sob a jurisdição do nó que tenha o menor identificador id ≥ k. Esse nó é denominado sucessor de k -> succ(k). Os nós são organizados logicamente em anel. O sistema Chord utiliza um roteamento do tipo Skiplist na qual é mantido em cada nó uma tabela de derivação (finger table) de, no máximo, m entradas (FTp[i]=succ(p+2i-1)). A i-ésima entrada aponta para o primeiro nó que sucede p por, no mínimo, 2i-1. Portanto, para consultar uma chave k, o nó p repassará imediatamente a requisição ao nó q com índice j na tabela de derivação de p’, onde: q= FTp[j] ≤ k ≤ = FTp[j+1]. Envia para o sucessor, caso não exista.

  1. Qual a maior desvantagem de consultas recursivas na resolução de uma chave em um sistema baseado em DHT?

R= A principal desvantagem é que a consulta recursiva gera custo de desempenho muito grande ao servidor DHT, pois um nó repassa uma requisição de consulta para o próximo nó, mantendo o processamento apenas na parte do servidor ao invés do cliente.

  1. Considerando que uma abordagem de duas camadas baseada em uma localização nativa seja uma especialização de um serviço hierárquico de localização, onde está a raiz?

R= A raiz está em um de nível mais alto que abrange a rede toda.

  1. Considere uma entidade que muda da localização A para B, passando por várias localizações intermediárias onde residirá apenas por tempo relativamente curto. Quando chega a B, ela se acomoda por um tempo. A mudança de endereço em um serviço de localização hierárquica ainda pode levar um tempo relativamente longo para ser concluída e, portanto, deve ser evitada quando a entidade estiver visitando uma localização intermediária. Como essa entidade pode ser localizada em uma localização intermediária?

R= Podemos implementar uma localização nativa nesse caso, em que apenas o nó-domínio mais próximo do nó-folha original atualiza seu enderenço para a localização intermediária corrente da entidade. Quando sua mobilidade reduz e finalmente se acomoda na localidade B, então é feita a atualização do seu endereço no serviço de localização da forma convencional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com