TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MANUTENÇÃO OTIMIZAÇÃO DE BD

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação dos tema – iremos aborda três temas no trabalho abaixo o SQL Loader um aplicativo de importação de dado que tem diversas flexibilidade. RMAN recuperação de banco de dados em caso de algun falha o RMAN recupera fazendo um backup do BD. Database Control forma de controlar os acesso em um banco de dados e citar criação de privilégios.

SQL Loader - um utilitário que permite ler dados de arquivos externos e carregar estes dados em tabelas de um Banco de Dados Oracle, com a vantagem de efetuar cargas de dados mais rápidas que os caminhos de atualização de dados convencionais, tais como scripts de INSERT.

Carregar dados em uma rede. Isso significa que você pode executar o SQL * cliente Loader em um sistema diferente daquele que está executando o servidor SQL * Loader.

Carregar dados de vários arquivos de dados durante a mesma sessão de carga.

- Carregar dados em várias tabelas durante a mesma sessão de carga.

- Especifique o conjunto de caracteres dos dados.

- Seletivamente carregar dados (você pode carregar os registros com base nos valores dos registros).

- Manipular os dados antes de carregá-lo, usando funções SQL.

- Gerar valores de chave sequenciais únicos em colunas especificadas.

- Utilize o sistema de arquivos do sistema operacional para acessar os arquivos de dados.

- Carregar dados do disco, fita ou pipe nomeado.

- Gerar relatórios de erros sofisticados, que ajuda muito solução de problemas.

- Carga de dados objeto-relacional arbitrariamente complexa.

Use arquivos de dados secundários para LOBs carregamento e coleções.

O SQL Loader pode ser instalado através do instalador do Oracle Client e seu arquivo utilitário, sqlldr.exe, encontra-se na pasta "ORACLE_HOME\\bin".

Ex.: "C:\Oracle\Produto\Cliente\10gR2\BIN\sqlldr.exe".

Para executar uma carga de dados com o utilitário do SQL Loader , deve-se utilizar obrigatoriamente, como parâmetros, um arquivo de controle e um arquivo de dados. Opcionalmente, a carga de dados pode gerar log das operações executadas, dos dados rejeitados e dos dados descartados.

O arquivo de controle é um arquivo texto com uma extensão .ctl (preferencial, mas não obrigatória), que deve conter as seguintes informações: caminho e nome do arquivo de dados, formato dos dados, detalhes de configurações e como manipular os dados.

O arquivo de dados é um arquivo texto com uma extensão qualquer (.csv, .dat, .txt etc.), que poderá conter registros (linhas) em um dos seguintes formatos: registro fixo, registro variável e registro de fluxo.

      O arquivo de log é um arquivo texto que contém um resumo detalhado do processo de carga.

      O arquivo de dados rejeitados ou arquivo de erros (bad file), contém registros que são rejeitados pelo processo de carga por conterem dados em formato de entrada inválido. Ele permite verificar quais linhas do arquivo de dados foram rejeitadas, para que você possa posteriormente analisar a causa da rejeição.

O arquivo de dados descartados é criado somente quando for especificado no arquivo de controle e contém registros que são excluídos do processo de carga por não corresponderem aos critérios de seleção de carga, especificados no arquivo de controle.

A SQL * sessão típico carregadora toma como entrada um arquivo de controle, que controla o comportamento do SQL * Loader, e um ou mais arquivos de dados. A saída do SQL * Loader é um banco de dados Oracle (onde os dados são carregados), um arquivo de log, um arquivo ruim, e, potencialmente, um arquivo de descarte. Um exemplo do fluxo de uma sessão de carregador SQL * é mostrado na figura

[pic 1]

RMAN – Oracle Recovery Manager satisfaz as demandas mais urgentes da performance, backup e recuperação gerenciável, para todos os formatos de dados Oracle.

A alta disponibilidade e recuperação de desastres estratégia completa exige backup de dados confiáveis, restaurar e procedimentos de recuperação. Oracle Recovery Manager (RMAN) fornece uma base abrangente para eficientemente fazer backup e recuperar o banco de dados Oracle. Ele é projetado para trabalhar intimamente com o servidor, fornecendo detecção de corrupção em nível de bloco durante o backup e restauração. RMAN otimiza o desempenho e espaço de consumo durante o backup com o arquivo de multiplexação e compressão conjunto de backup, e integra-se com o Oracle Secure Backup, bem como produtos de gerenciamento de mídia terceiro partido, para backup em fita.

RMAN cuida de todos os procedimentos de banco de dados subjacente antes e depois de backup ou restauração, liberando a dependência de OS e SQL * Plus scripts. Ele fornece uma interface comum, via linha de comando e Enterprise Manager, para tarefas de backup em sistemas operacionais diferentes de acolhimento e oferece recursos não disponíveis através de métodos gerenciados pelo usuário, tais como a paralelização de backup / restauração de fluxos de dados, política de retenção de arquivos de backup e histórico detalhado de todos os backups.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com