TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BD ETAPA 1 E 2 ANHANGUERA

Dissertações: BD ETAPA 1 E 2 ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

SGBD x ARQUIVOS CONVENCIONAIS

O SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) contém características que o diferencia, de forma positiva, dos arquivos convencionais, como por exemplo, arquivos de textos. Estamos falando em ambas as situações de arquivos eletrônicos, ou seja, arquivos de computador.

Arquivos de registros (arquivos de banco de dados) podem oferecer muitos confortos para o usuário, e entre eles, velocidade e facilidade na hora de inserção de novos dados, alterações de dados, remoção de dados e, o mais utilizado, consulta de dados, onde o sistema já fornecerá informações, que nada mais é do que um conjunto de dados.

Veja a baixo as principais características de ambos:

Arquivos convencionais:

Vantagens

• Podem ser criados de forma simples por qualquer usuário que tenha conhecimento em informática.

• Não exige conhecimentos específicos em programação ou lógica.

Desvantagens

• Sistema muito fácil de ser invadido ou acessado por pessoas não autorizadas.

• Dificuldade em alteração de dados

• Impossibilidade em considerar níveis dos dados (Chave primária, chave estrangeira, tipo de dados e etc.).

Recomendado para quem não precisa armazenar muitos dados e não façam questão da segurança dos mesmos.

SGBD:

Vantagens

• Maior organização dos dados, facilitando assim consultas e alterações no sistema.

• Padronização dos dados armazenados, facilitando assim a leitura dos dados e a criação de informações.

• Grande segurança e confiabilidade nos dados.

• Pode ser diretamente conectado a uma aplicação, seja em desktop ou web.

Desvantagens

• Requer um conhecimento especifico para criação do sistema.

• Requer um conhecimento especifico para utilização do sistema.

Recomendado para quem deseja manipular um grande número de dados de forma que eles estejam sempre bem organizados e de fácil e rápido acesso, como por exemplo: Comércios e empresas que precisam ter informações de um grande número de funcionários, produtos, clientes e fornecedores.

Modelo de dados

Modelo de dados é uma especificação de um projeto de sistema de informação. Sendo mais específica, são os requerimentos dos dados representados em forma de tabelas ou desenhos. Em uma modelagem de dados (ato de modelar) deve ser descrito as características do projeto com o intuito de prever e evitar erros no sistema, erros no projeto e nas funções do sistema. Para o cliente, o modelo de dados é a especificação das funcionalidades e dos comportamentos do sistema, para que seja compreendido de forma clara o projeto a vista de um leigo em SGBD. Um modelo de dados deve ser criado a partir da necessidade do cliente, como por exemplo, um sistema para uma pequena farmácia, onde deverão ser levantados as entidades e atributos de cada, para que exista um documento base a ser seguido no ato do desenvolvimento prático do sistema. Ainda em um processo de modelagem de dados, devem ser planejados todos os três tipos de modelos de dados, que são: Modelo conceitual, modelo lógico e modelo físico.

Modelos de dados mais conhecidos

A cima foi citada três tipos de modelos de dados, sendo que cada um tem sua característica individual e um objetivo lógico, vamos definir melhor os três tipos de modelos de dados mais conhecidos.

Conceitual

Modelo de dados, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD. Existem as seguintes etapas no processo de desenvolvimento de sistemas:

• Análise do Sistema

• Projeto

• Desenvolvimento ou Implementação.

A criação do Modelo conceitual fica na etapa de análise. A técnica mais estendida de modelagem conceitual é Entidade-Relacionamento (ER), onde o mesmo é representado através de um diagrama, chamado de Diagrama Entidade-Relacionamento (DER).

Lógica

Resultado da aplicação de regras de derivação sobre um modelo conceitual, onde o acesso aos desenvolvedores é mais restrito. A representação de objetos, características e relacionamentos é feita de acordo com as regras de implementação e limitações, que são impostas por algum tipo de tecnologia relacional, orientada a objetos.

Física

É feito a partir do lógico e descreverá as estruturas físicas de armazenamento de dados, como por exemplo, tamanho de campos, índices, métodos de acesso do SGBD e etc.. Pode ser necessário o conhecimento do modo físico das implementações das estruturas de dados, que é o ponto básico para esse tipo de modelo.

Modelo de dados usado para atingir o propósito

Sem muitas duvidas ou indecisões, é evidente que o modelo conceitual é o mais indicado, pois é a forma mais real dos fatos e a que esta mais próxima da realidade. Tendo um diagrama em mãos, todo o resto ficará mais simples, pois o levantamento de dados prestará suporte à construção de todo o modelo. O modelo conceitual, uma vez bem feito, pode ser usado como referencia para criação do projeto e até mesmo ser utilizados em outros projetos semelhantes.

Definição de “Esquemas” e “Instancias”

Aqui será apresentada a definição de esquemas e instancias em banco de dados, com base no projeto.

Esquemas

É da estrutura do banco de dados; Essa parte deve ser especificada no momento do projeto do banco e o mesmo não sofre alterações com freqüência.

Veja em exemplo os esquemas do banco de dados proposto no projeto:

Entidade: Estacionamento

nro_ficha

cpf_proprietario

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com