TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem de Dados

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 10

O que é Modelagem?

Modelar é criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, isso facilita o entendimento do projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.

Os modelos de dados são ferramentas que permitem demonstrar como serão construídas as estruturas de dados que darão suporte aos processos de negócio, como esses dados estarão organizados e quais os relacionamentos que pretendemos estabelecer entre eles.

Esses modelos se dividem em 3 perspectivas:

  • Conceitual: É o modelo de mais alto nível, ou seja, que está mais próximo da realidade dos usuários. Nele é desenvolvido com alto nível de abstração, a partir dos requisitos do sistema, extraídos na fase de levantamento de requisitos. Esse modelo pode ser elaborado por meio de dois diagramas: Diagrama de Entidade e Relacionamento e/ou o Diagrama de Classes.

  • Lógico: Descreve como os dados serão armazenados no banco e também seus relacionamentos. Esse modelo adota alguma tecnologia, pode ser: relacional, orientado a objetos, orientado a colunas, entre outros.

  • Modelo de Implementação ou Físico: Descreve, por meio de alguma linguagem, como será feita a armazenagem no banco. Nesse nível se escolhe qual Sistema gerenciador de Banco de dados (SGBD) será usado, levando em consideração o modelo lógico adotado.

É necessário também entender sobre a Entidade, que é algo que podemos definir como “do mundo real” e na qual se deseja guardar informações, tais como um cliente, produto ou contrato. Já o Atributo é tudo aquilo que pode relacionar como propriedade da entidade, tais como código do produto, nome do cliente etc. E Domínio é o conjunto de valores possíveis do atributo.

Com isso, modelar dados é o mesmo que desenhar as entidades lógicas e suas dependências lógicas entre as unidades. O que é muito utilizado para documentar a especificação das regras de negócios e as estruturas de dados em um banco, tornando-o um importante componente no ciclo de desenvolvimento do sistema.

Um modelo de dados pronto para implementação tem as seguintes características:

  • Descrição da estrutura de dados que armazenará os dados do usuário final;
  • Conjunto de regras aplicáveis para garantir a integridade dos dados;
  • Metodologia de manipulação de dados que dê suporte a transformação de dados reais;

Como surgiu o Power BI?

Agora vou falar um pouco do surgimento do Power BI.

O Power BI não é um nome novo no mercado de Business Intelligence, os seus componentes estão no mercado por meio de diferentes períodos. Alguns componentes, como o Power BI Desktop, são tão novos que foram lançados como disponibilidade geral em 2015. Por outro lado, o Power Pivot foi lançado em 2010 pela primeira vez.

A equipe da Microsoft trabalhou durante um longo período para criar.

Ele não é apenas uma ferramenta de visualização como o Tableau, ou uma ferramenta de análise de dados de autoatendimento como Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico no Excel e ou uma ferramenta baseada em nuvem para análise de dados.

Para que serve?

O Power BI facilita o acesso ao seu dado seja ela um dado que esteja na sua empresa, na nuvem ou outro qualquer dado que necessite de um tratamento e transformação em relatório. Portanto ele fornece um acesso rápido e fácil do seu dado.

Ele permite que tenhamos uma visão de 360 graus da organização, isso porque você consegue juntar coisas diferentes dentro da organização e visualizá-las de forma completamente aberta, fácil e intuitiva. Pode-se visualizar dados com grande variedade de elementos de visualização de dados e personalizá-los para contar a história por trás dos dados. Você pode publicar seu painel e ferramenta de visualização na nuvem e compartilhá-lo com quem você quiser. Você pode trabalhar com fontes de dados locais e baseadas no Azure / na nuvem. Há muito mais coisas que você pode fazer com o Power BI, que você não pode fazer facilmente com outros produtos.

Permite que explore os dados de várias maneiras. você pode se conectar a muitas fontes de dados. Pode misturar os dados como quiser com um motor de tratamento de dados muito poderoso. Pode modelar os dados, criar seu esquema ou adicionar medidas e colunas calculadas.

 Colaboração dentro da organização. Essa colaboração permite o compartilhamento com outros usuários e criar comentários e conclusões e o usuário consegue vê-las.

 E por último, você consegue visualizar, dependendo da forma que compartilhe, de várias maneiras, seja web, mobile, computador

Diferenciais

Análises Pré-Construídas disponibilizadas como serviço; ao invés de começar um relatório do zero, ele permite que exporte serviços externos que já forneçam analises previamente construídas ou da própria organização.

Atualização dos dados em tempo real;

Segurança para acesso as suas informações; através do seu serviço de Nuvem, ela traz consigo uma forma completamente segura no que se diz respeito a visualizações externas.

Exploração intuitiva; é fácil de explorar os dados

Integrado com a família de produtos Microsoft;

Fácil e rápido desenvolvimento;

Mercado e Futuro

Tem se destacado bastante: Business Intelligence. Essa é uma das diversas áreas tecnológicas que mais têm crescido nos últimos anos, gerando muitos empregos e oportunidades incríveis para os profissionais que a dominam.

O Business Intelligence, conhecido pela sigla BI (ou Inteligência de Negócios), faz referência ao processo de coleta, organização e análise de dados que dão suporte à gestão de negócios. Nesse ambiente, podemos falar de técnicas e ferramentas, todas com o único objetivo de contribuir para o gerenciamento corporativo.

Há diversas ferramentas atualmente disponíveis para BI, mas o power bi destaca-se dos demais.

Graças ao BI, campos como finanças, engenharia, marketing, TI e até saúde podem se beneficiar de gráficos e relatórios que dão suporte às tomadas de decisão nos negócios.

Seja você um estudante, profissional de vendas ou um gestor de equipe que queira compartilhar os dados de uma planilha Excel, por exemplo, o Power BI torna isso possível de uma forma muito clara, permitindo que todos os stakeholders compreendam as ideias de negócio ali demonstradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (189.9 Kb)   docx (108.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com