TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Passo 1 - Fases do Método Estatístico........................................................................................2

            População x Amostra..................................................................................................4

            Tipos de Amostra........................................................................................................5

            Tipos de Gráficos........................................................................................................6

Passo 2 - Método de coleta de dados.................................................................................11

              Método Escolhido: Questionário........................................................................12

              Questionário na pratica.....................................................................................13

           

 

Fases do Método Estatístico

Podemos dividir o método estatístico nas seguintes fases:

  1. Coleta de Dados
  1. Coleta de Dados Direta. A coleta de dados direta é feita sobre elementos informativos de registros obrigatórios, elementos pertinentes aos prontuários dos alunos de uma faculdade, ou, ainda, quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários. A coleta de dados direta é classificada relativamente ao fator tempo, podendo ser:
  1. Coleta de Dados Direta Contínua. Realizada continuamente, por exemplo, a coleta de nascimento e óbitos.
  2.  Coleta de Dados Direta Periódica. Realizada em intervalos constantes de tempo, por exemplo, censos.
  3. Coleta de Dados Direta Ocasional. Realizada extemporaneamente, atendendo uma conjuntura ou a uma emergência, por exemplo, epidemias que assolam ou dizimam rebanhos inteiros.
  1. Coleta de Dados Indireta. Coleta de dados indireta é inferida de elementos conhecidos e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado, por exemplo, coleta de dados da mortalidade infantil que é feita através da coleta de dados colhidos por uma coleta direta.
  1. Crítica dos Dados

Após a coleta de dados, eles devem ser criticados (analisados), à procura de possíveis falhas e imperfeições, para que não caiamos em erros grosseiros que influenciem no resultado da pesquisa, existem duas formas de crítica de dados, são elas:

  1. Crítica de Dados Externa. Visa à causa do erro por parte do informante, seja por motivo de distração ou má interpretação das perguntas feitas.
  2. Crítica de Dados Interna. Visa observar os elementos originais dos dados coletados.
  1. Apuração dos Dados

Soma e processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação, a apuração pode ser realizada de forma manual, eletromecânica ou eletrônica.

  1. Exposição ou Apresentação dos dados

Os dados devem ser representados sob forma adequada, seja por tabelas ou gráficos, tornando assim mais fácil o exame dos dados obtidos.

  1. Analise dos resultados

Análise dos resultados obtidos através dos métodos da Estatística Indutiva ou Inferencial, que tem por base a indução ou inferência, tirando do resultado as conclusões e previsões.

População x Amostra

População pode ser definida de uma forma geral, ou seja, todas as pessoas que moram em um país ou cidade, com o objetivo de arrecadar todas as informações de diversos tipos. Uma população tem elementos o suficiente para permitir boas estimações de respectiva, média ou variância.

Amostra é uma parte da população que foi selecionada para coleta de informações que são recolhidos sem dificuldade, e nem sempre são representativos da população.

Tipos de Amostra

  1. Amostragem simples sem reposição

É um processo simples onde cada unidade amostral, antes da tomada da amostra, tem igual probabilidade de pertencer a ela. Seja uma população numerada de 1, 2, ... , N, e deseja-se obter uma amostra de tamanho n. Então, cada unidade amostral terá probabilidade n/N de pertencer a amostra. Exemplo: Em uma amostra, cada membro da população tem uma chance conhecida e igual de ser escolhido.

  1. Amostragem estratificada simples            

Muitas vezes uma população é composta de subpopulações (estratos) bem definidos, havendo maior homogeneidade entre as unidades amostrais dentro de cada estrato do que entre as unidades amostrais de estratos diferentes. Sexo, idade, condição sócio-econômica são exemplos típicos. Nestas condições, tais estratos devem ser levados em consideração e o sorteio da amostra deve ser feito em cada um deles independentemente; daí o nome de amostragem estratificada. Exemplo: A população é dividida em grupos mutualmente excludentes (como grupos de idade) e amostras randômicas são sorteadas para cada grupo.

  1. Amostragem por etapa dupla

É uma modificação da amostragem por conglomerados. Na primeira etapa são selecionados conglomerados, e na segunda etapa são sorteadas as unidades amostrais que se encontram dentro de cada conglomerado selecionado. Exemplo: A população é dividida em grupos mutuamente excludentes (como quarteirões) e o pesquisador sorteia uma amostra de grupos para ser entrevistada.

Tipos de Gráficos

Gráfico de Segmento ou gráfico de linhas

Objetivos: simplicidade, clareza e veracidade.

[pic 1]

Uma locadora de filmes em DVD registrou o número de locações no 1º semestre do ano de 2008. Os dados foram expressos em um gráfico de segmentos.

Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectado por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.

Gráfico de Barras horizontal e vertical

Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.

O exemplo abaixo mostra o consumo de energia elétrica no decorrer do ano de 2005 de uma família.

[pic 2]

[pic 3]

Gráfico de setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (251.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com