TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Textual Individual – Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa

Por:   •  22/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Produção Textual Individual – Empreendedorismo, Inovação e Economia Criativa

        Segundo o SEBRAE-SC, o empreendedorismo social é caracterizado como:

[...] criação de produtos e serviços que tem o foco principal na resolução, ou minimização, de problemas em áreas como educação, violência, saúde, alimentação, meio ambiente, etc. Mais do que obter o simples lucro, o objetivo destas empresas é gerar transformação nas comunidades em que estão inseridas [...]

        O Banco do Empreendedor afirma que “Quem empreende tem o poder de mudar o mundo ao seu redor, e quando um empreendimento já nasce com um propósito social como pilar principal de sua estrutura o impacto social é ainda maior.” (Banco do empreendedor, 2020).

Podemos definir então o empreendedor social, como aquele que visa mudar o mundo em questões sociais, utilizando sua expertise ou sua força de vontade. Atua em diversas áreas e trabalha muitas vezes associado a outras frentes como ONG’s, governo, outras empresas privadas e etc.

        No Brasil, possuímos como exemplo de empreendedorismos social, a Agenda Pública e a Recode.

        A Agenda pública é uma empresa que une a Sociedade Civil com a iniciativa privada para melhorar a Gestão Pública seja qual for a esfera. Promove oportunidades e desenvolvimento sustentável, além da inclusão em todos os estados em que atua.

        A Recode, promove a transformação no mundo, principalmente de pessoas em situação vulnerável utilizando a tecnologia. Atua em parceria com diversas frentes levando a jovens de 9 países, protagonismo e conhecimento para executarem transformações digitais futuras.

        Ambas as empresas são empreendedorismos sociais, visto que, como resultado de suas ações, são esperadas mudanças sociais mais do que lucros financeiros. As empresas estão engajadas em mudar o mundo atual para um futuro próspero e igualitário.

Referências:

Empreendedorismo social: propósitos em equilíbrio com os negócios – Sebrae/SC – Santa Catarina, 28 de novembro de 2017. Disponível em: <https://atendimento.sebrae-sc.com.br/blog/empreendedorismo-social/> Acesso em: 03 de março de 2021.

Empreendedorismo Social: O que é e como funciona – Banco do Empreendedor – Florianópolis, 17 de janeiro de 2020. Disponível em: <https://www.bancodoempreendedor.org.br/conteudo/empreendedorismo-social-o-que-e-e-como-funciona.html> Acesso em: 03 de março de 2021.

Quem Somos – Agenda Pública – São Paulo - Disponível em: <https://www.agendapublica.org.br/#somos> Acesso em: 03 de março de 2021.

Quem Somos – RECODE – São Paulo – Disponível em: <https://recode.org.br/conheca/> Acesso em: 03 de março de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com