TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede Cam e Rede Vam

Por:   •  7/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Rede CAN

O protocolo CAN, desenvolvido por Robert Bosh em 1986, foi projetado para ser aplicado na indústria automobilística com o objetivo de simplificar os sistemas de fios complexos presentes em automóveis com sistemas de controles compostos por múltiplos microcontroladores/microcomputadores.

Esses sistemas têm várias aplicações diferentes, tais como: o controle da gestão de um motor, sistema ABS, controle da suspensão etc. O principal foco da rede CAN é tornar a comunicação desses sistemas mais rápida e eficaz, por meio de sua grande taxa de transmissão, grande imunidade a interferências elétricas e grande capacidade de detectar erros.

A aplicação da tecnologia CAN, para uma conexão de dados e controle em tempo real, tem vem se tornando cada vez mais popular. Agora, além de seu uso nas indústrias automobilísticas, a rede CAN vem sendo muito utilizada em diferentes setores que também necessitam dessa rápida e fácil troca de dados.

Assim sendo a principal vantagem da CAN consiste em:

• Ser um standard ISO;

• Considerável imunidade ao ruído;

• Capacidade multi-mestre;

• Capacidade eficaz de detectar e sinalizar erros;

• Simplicidade;

• Retransmissão automática de mensagens “em espera” logo que o barramento esteja livre;

• Atribuição de prioridade às mensagens;

• Elevadas taxas de transferência;

• Redução de cabo a utilizar;

• Baixo preço.

Funcionamento

Nas redes CAN não existe o endereçamento dos destinatários no sentido convencional, em vez disso são transmitidas mensagens que possuem um determinado identificador. Assim, um emissor envia uma mensagem a todos os nós CAN e cada um por seu lado decide, com base no identificador recebido, se deve ou não processar a mensagem.

O identificador também decide se a mensagem vai ser importante para ele ou não, ou seja, se a mensagem for enviada para os nós para ser lida somente pelo “identificador A”, o “identificador B” quando receber essa mensagem irá descarta-la, pois será totalmente insignificante para ele. E também existe uma ordem de prioridade, o identificador padrão de 1 bits estabelece a prioridade da mensagem. Quanto menor o valor binário, maior é a prioridade. Assim ocorre a retransmissão automática de mensagens “em espera”, logo que o barramento esteja livre.

Garantia contra erros

Outra característica importante é o fato de o controlador CAN de cada estação, registar os erros, avaliando-os estatisticamente, por forma a desencadear ações com eles relacionadas. Estas ações podem corresponder ao desligar, ou não, da estação que provoca os erros, tornando este protocolo eficaz em ambientes ruidosos.

O sistema geralmente possui dois cabos, para otimizar a proteção contra erros. A informação é transmitida simultaneamente por esses dois cabos com sinais de tensão inversos. O sistema realiza a subtração desses sinais, se o resultado não for igual a zero, significa que há uma falha.

Rede Van

Possuem um funcionamento semelhante ao da Rede CAN, mas sua velocidade de propagação de informação é um pouco mais lenta, o que permite uma quantidade mais limitada de conexões em relação à rede CAN.

Seus principais usos são: aplicações de carroceria, auto rádio, navegação, painel, multifunções etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com