TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios E Malefícios Das Redes Das Redes Sociais

Monografias: Benefícios E Malefícios Das Redes Das Redes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  1.136 Visualizações

Página 1 de 5

Benefícios e malefícios das redes sociais

"Ninguém mais vai àquele lugar. É muito lotado.” A frase célebre, dita pelo jogador de beisebol Yogi Berra sobre um restaurante badalado de Saint Louis, nos Estados Unidos, sintetiza um comportamento típico do ser humano. Gostamos de estar na moda e de frequentar ambientes descolados. Quando todos descobrem a novidade, o prazer de estar lá perde a graça e sentimos que precisamos descobrir novos lugares. Chegar antes da multidão é muito mais divertido do que fazer parte dela.

A regra de Yogi Berra vale também para o mundo virtual. Nos anos que se seguiram à fundação do Facebook em Harvard, em 2004, não havia lugar mais legal na internet. Todos queriam descobrir o que fazia a cabeça dos universitários americanos. Hoje, é difícil pensar num site mais banal. Os jovens de Harvard foram seguidos por crianças e adolescentes de todas as partes do mundo, que volta e meia esbarram em seus pais e avós na mesma rede. Ter um cadastro no Facebook não diz absolutamente nada sobre a personalidade do usuário – apenas que ele é mais um, num universo de 1,23 bilhão de pessoas. A festa ficou lotada. É hora de levar a diversão para outro lugar.

Embora o Facebook continue ganhando usuários, ele há muito deixou de ser a rede social que mais cresce. Segundo uma pesquisa feita com 170 mil pessoas em 32 países pela consultoria GlobalWebIndex, o número de usuários ativos do Facebook diminuiu 3% em 2013. No mesmo ano, o Pinterest (um site de compartilhamento de imagens) cresceu 6%. O LinkedIn (rede de relacionamento profissional) aumentou 9%. E o Instagram (de imagens), 23%. O WhatsApp (rede de mensagens comprada pelo Facebook) ultrapassou os 400 milhões de usuários em quatro anos. O Facebook juntou apenas 145 milhões no mesmo período. O número de fotos publicadas todos os dias na rede Snapchat (400 milhões) já é maior que no Facebook (350 milhões). Agora, novas redes sociais anônimas como o Whisper e o Secret atraem a atenção de quem não quer expor seus dados pessoais e publicações a empresas que podem vendê-los para anunciantes ou cedê-los a espiões do governo.

Já se foi o tempo em que as Redes Sociais eram coisa de desocupado, de adolescente que não tá querendo estudar e fica matando tempo na internet. Hoje elas são utilizadas por pessoas de todas as idades, classes sociais, países, etc. Mas a questão é, até que ponto essas redes são uteis, e a partir da onde, elas se tornam um problema.

As redes sociais estão cada vez mais ganhando a atenção, seja de usuários comuns, até empresas interessadas em difundir sua marca, ou interessadas em uma maior aproximação de seus clientes.

Essas redes sociais são bastante uteis se levado em conta as infinitas possibilidades de crescimento social, profissional, oportunidade de propagação de marcas em escala mundial, a troca intensa de informações, entre outras fornecidas por esse universo de opções criado pelas redes.

Porem as Redes Sociais também tem seu lado negativo e, como seus benefícios atingem todos os tipos de usuários. Levando em conta o usuário comum, temos alguns males que são patrocinados pelas redes como, indiferença à vida cotidiana, amizades fictícias, alienação, depressão, isolamento, entre outras coisas. Já as empresas, estão vulneráveis a perigos como o de críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.

Redes Sociais … é bem possível que estás duas palavras estejam no ranking de palavras mais faladas no mundo e é um fato que hoje quando pensamos nessas duas palavras vem logo a nossa mente sites como Facebook ou Twitter . Porem o termo “Rede Social” não referisse apenas a este universo web.

A interação social praticada por um grupo de pessoas que tenham um interesse, ou pensamento em comum, já é o suficiente para caracterizar uma “rede social”. Nós sempre vivemos e sempre viveremos em uma rede social, seja na escola, trabalho, em casa, ou pela internet.

Porem estas relações sociais sofreram algumas alterações no que se diz respeito ao modo de interação e compartilhamento de informação. Transformações estas que tem como sua maior patrocinadora a Internet, e indo mais a fundo, as Redes Sociais Online. E é neste ponto que entra algumas questões muito discutidas nos dias de hoje: “O que é realmente positivo neste tipo de interação? A partir de que ponto estas redes se tornam prejudiciais? Que tipo de comunicação é melhor?”.

Hoje, as Redes Sociais Online tornaram-se algo quase indispensável, não apenas para jovens e adolescentes, como também para empresas e até políticos. Por que? Simples, porque essas redes sociais são incrivelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com