TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Regra de Trapezio

Por:   •  15/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 5

Exercícios Resolvidos da Reusabilidade

Pergunta 16.1

Quais são os principais fatores técnicos e não técnicos que impedem o reúso de software? Você reúsa muitos softwares? Se não, por quê?

Respostas

Parte I

Factores técnicos

  • Aumento dos custos de manutenção

Se o código-fonte de um sistema ou componente de software reutilizado não estiver disponível, os custos de manutenção poderão ser mais altos, porque os elementos reutilizados do sistema podem se tornar cada vez mais incompatíveis com as alterações do sistema.

  • Falta de suporte de ferramenta

Algumas ferramentas de software não suportam desenvolvimento com reutilização. Pode ser difícil ou impossível integrar essas ferramentas com os componentes desse sistema. O processo de software assumido por essas ferramentas pode não levar em conta a reutilização.

  • Complexidade de modificação de códigos

É difícil encontrar componentes que se adequam exatamente a uma determinada necessidade.

Factores Não Técnicos

  • Falta de apoio da gerência:

Geralmente ao mudar um processo que os gerentes já dominam, eles se sentem ameaçados, por isso temos que mostrar que o novo processo está vindo para a melhoria da empresa, e que ele será uma peça de fundamental importância dentro da empresa, afinal ele é um líder.

  • Estruturas organizacionais inadequadas:

Uma estrutura organizacional sem entraves, ou seja, enxuta, é de fundamental importância para a “oxigenação” do projeto (o ideal seria uma organização do tipo poetizada).

  • Requer investimentos iniciais:

Por ser um tipo de gestão moderna, seu custo ainda é um pouco mais elevado dos que os métodos tradicionais, por isso requer um investimento inicial um pouco maior;

  • Desenvolvimento para reuso é mais caro do que o desenvolvimento tradicional

Conforme item anterior, este modelo de gestão tem requer um investimento maior;

Parte II

Usamos sim muito a reusabilidade pois devido a demanda de trabalhos existente e as suas complexidades é mais pratico reutilizar sistemas ou componentes já existentes para adiantar pelo menos 40% do trabalho a ser executado!

Pergunta 16.2

Sugira justificativas para a economia no custo de reúso de softwares existentes não ser proporcional ao tamanho dos componentes que são reusados.

Resposta

Se a economia de custo utilizando-se o reúso de software fosse proporcional ao tamanho do componente e a qualidade de código usada, reutilizar as 1000 linhas de código deveria economizar o dobro do que reutilizar 500 linhas de código, por exemplo. No entanto, essa quantidade de linhas de código deve ser entendida (leva tempo para entender como aquilo foi codificado, logica de programação, etc) e os custos de entendimento de programação não são lineares – quanto mais código há para ser entendido, mais esforço será necessário para entende-lo. Alem disso, quanto maior o código, mais mudanças podem ser necessários, o que também adiciona custos ao reuso!

Pergunta 16.3

Cite quatro casos em que você pode recomendar o não reúso de software.

Respsotas

- Se o estado de negocio do fornecedor do código perante ao mercado é duvidoso. Se ele sair do negócio o suporte para o código reusado pode ser perdido!

-Em aplicações criticas onde o código fonte não esta disponível. Testar o código para as requisições feitas pode se tornar muito difícil, fora a questão da dificuldade de adaptação mesmo as novas mudanças no sistema como um tudo!

- Em sistemas pequenos onde os custos de reuso são comparáveis com a economia resultante de reuso de código.

-Em sistemas que possuem requisitos de desempenho rigorosos, uma vez que o código desenvolvido do zero pode ser mais eficiente!

Pergunta 16.9

Explique por que, normalmente, são necessários adaptadores quando sistemas são construídos por meio da integração de produtos COTS. Sugira três problemas práticos que podem surgir na escrita de software de adaptadores para conectar dois produtos de aplicação COTS

Respostas

Normalmente produtos diferentes usam formatos e estruturas de dados exclusivos. É necessário escrever adaptadores que convertam de uma representação para outra. Esses adaptadores são sistemas em tempo de execução que operam junto com os produtos COTS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com