TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA E PRIVACIDADE DE DADOS

Por:   •  19/10/2020  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                                Wallace Silvano Miguel

SEGURANÇA E PRIVACIDADE DE DADOS

Harvard Business School é a escola de negócios de graduação da Universidade de Harvard. Localizada em Boston, Massachusetts.

O desenvolvimento deste caso foi financiado por Harvard Business School e não pela empresa, o estudo trata de  uma decisão de uma única empresa(Apple), que mudou a forma do mundo lidar com a segurança e privacidade de dados .

Em 9 de setembro de 2015, quando o Tim Cook, CEO da Apple  anunciou o iphone 6s, mas não era um simples lançamento de um novo produto e sim marco para a historia , pois  assim começava um debate mundial entre empresários e  órgãos governamentais e profissionais que aplicam a lei sobre privacidade e segurança.

O sistema operacional do iphone 6s o IOS 8  usava um sistema de criptografia ,que não permitia  que a Apple e as  autoridades responsáveis pela aplicação da lei acessasse dados de clientes no dispositivo sem permissão , o clima de debate sobre o tema segurança e privacidade se intensificou ainda mais quen em 2013 , um funcionário terceirizado Edward Snowden da Agência de Segurança Nacional (NSA) havia revelado que a NSA estava coletando dados particulares armazenados por empresas de telecomunicação e internet.

Depois de tudo isso muitos elogiaram a decisão da Apple em empregar uma criptografia forte  , e por outro lado tinham também muitos críticos , assim como o diretor do FBI James Comey que disse “A criptografia não é apenas um recurso técnico, é uma jogada de marketing... Criminosos sofisticados passarão a contar com esses meios de evadir a detecção.

No caso referente a  Apple ter criado uma criptografia forte e deixando a permissão de acesso dos seus dados com seus usuários , vejo com bons olhos mesmo não acreditando que  a Apple não tenha acesso aos dados , e também acredito que com a não permissão de acesso aos dados por  autoridades competentes  , tendo em vista questões como investigações sigilosas , também são prejudiciais  a sociedade , prejudiciais no ponto de vista em que investigações sigilosas podem evitar grandes catástrofes tais como terrorismo e outros.

Ou seja todo caso tem dois lados , tanto bom quanto ruin , é necessário chegar em um consenso comum entre as partes , obvio que queremos ter  total controle de nossos dados , porem existe situações que é necessário a quebra de sigilo , fica explicito que o problema a ser resolvido ta  mas com autoridades  governamentais do que com o próprio usuário

A Apple não  não conseguiu ter as mesmas medidas de criptografia com relação ao armazenamento Icloud , que muitos clientes usavam para fazer backup dos dados , mesmo a ela tendo a chave mestra , em 2014 foi hackeada  e assim expondo muitas fotos particulares de atrizes famosas , por isso tenho a opinião de que a mesma pode fazer uso e sendo assim seus clientes não estão tao seguros assim como parece .

Portanto  entendo que precisamos ainda mais de profissionais com novas ideias na área de segurança da informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com