TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança Física

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC

Pós-Graduação em Segurança da Informação - EAD

Produção Individual

Segurança Física

Trabalho realizado para a cadeira de

Tópicos de Segurança da Informação

SANTA RITA DO SAPUCAI/MG

2018

01 - Introdução

Nesse trabalho irei abordar um modelo de segurança física para a empresa Trinity, que sofreu um assalto em um final de semana, no qual os assaltantes levaram equipamentos como Notebooks, Desktops, dois servidores e algumas fitas de backups. Visando a segurança patrimonial da empresa, este projeto irá apontar possíveis soluções para uma adequação da segurança, para prevenir ações citadas acima.

Nos tempos de hoje e fator de extrema importância para o ambiente corporativo e a Segurança, principalmente as informações produzidas.

02 - Localização

A empresa Trinity está localizada em um bairro central da cidade de Santa Rita do Sapucaí, em uma esquina de uma avenida movimentada, o terreno é amplo e possui garagem para até dez carros de visitantes. Nas dependências da empresa que se trata de um sobrado, possui num todo quatorze salas, dois banheiros e uma cozinha para os funcionários.

Em um feriado prolongado a empresa foi arrombada. Os assaltantes entraram pela rua lateral pulando o muro, já que essa rua era pouco movimentada e com a iluminação menor que da Avenida. Neste assalto eles entraram por uma janela que foi arrombada, pois não tinha nenhuma proteção. Feito isso entraram nas dependências e levaram todos os notebooks que estavam nas mesas dos funcionários, já que eles estavam soltos. A sala que ficava o servidor era trancado por uma porta de madeira com uma fechadura simples, que foi facilmente arrombada, levando do interior dois servidores e as fitas de backups que estavam em cima de uma mesa. No total do assalto foram levados 6 notebooks dois servidores e as fitas de backup.

03 - Plano de Segurança

- Segurança Perímetro externo

Por se tratar de uma esquina temos duas ruas, a Avenida principal e a rua lateral. A rua lateral é cercada por um muro de três metros e a entrada principal pela avenida é cercada por uma grade com altura igual ao muro.

- Muro e Grade

Podemos melhorar as barreiras em volta de todo perímetro da empresa com cerca elétrica, elas não são nocivas a vida porem inibe a ação de assaltantes dando um choque de alta tensão. Essas cercas possuem sistema de proteção, caso o cabo seja cortado ou alterado, elas emitem um sinal sonoro de alta intensidade. Essas cercas podem ser interligadas em sistemas de monitoramento. Manter o local limpo e com boa visibilidade na entrada da empresa sendo possível a visibilidade do interior do estacionamento e toda fachada da empresa; reforçar a iluminação colocando lâmpadas de Led com sensores para acender quando passar alguém por eles. Na rua com menor movimento aumentar a iluminação lateral.

- Garagem e entrada principal

Tendo em vista o amplo espaço da empresa, a segurança destes locais deverá ser feita por câmeras de segurança e barreiras para dificultar a entrada, sendo dividido da seguinte maneira:

• Garagem: o portão deverá ser automático, deve estar o tempo todo fechado, liberando o acesso somente para pessoas autorizadas pelo interfone após sua identificação junto a recepção. Câmera fixa com infravermelho posicionada para o portão da garagem, para registar todos os carros que entram e saem do estacionamento, podendo direcionar para que seja filmado a placa do veículo. E também o uso de câmeras de 360° na garagem filmando os veículos estacionados. A princípio seriam duas câmeras para poder filmar todo o estacionamento.

• Entrada de Funcionários e Visitantes: nesta entrada podemos colocar uma câmera filmando todas as pessoas que entram na empresa para podermos ter um controle de quem frequenta o escritório. Nesta entrada terá um portão que deverá ficar trancado e só poderá adentrar as dependências as pessoas que se identificarem pelo interfone. Este portão deverá ser no formato sistema de Gaiola (após fechar o primeiro portão e liberado a abertura do segundo). Para a entrada dos funcionários poderá ser instalado um sistema de biometria para a abertura dos portões.

• Corredor: entre o portão e a recepção possui um corredor, e neste corredor iremos colocar mais uma câmera filmando todos que estão passando pelo corredor e que estão vindo do estacionamento.

• Lado externo: na Avenida e na rua lateral podemos colocar quatro câmeras HD de infravermelho pegando em x as laterais de todo terreno. Com isso podemos ver tudo ao redor da empresa tanto na calçada quanto na rua.

• Janelas: colocar grades em todas as janelas do primeiro andar para dificultar o arrombamento e entrada de qualquer pessoa. Nas janelas do segundo andar a colocar sensores ligados ao alarme que deverá ser instalado para melhor segurança.

- Interior do prédio

• Interior da empresa: como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com