TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DE BANCO DE DADOS

Por:   •  18/5/2020  •  Artigo  •  2.110 Palavras (9 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 9

Capitulo 1

        

1.TECNOLOGIA DE BANCO DE DADOS

1.1 Definição de banco de dados

                Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados a um tópico comum, para tornar o processo de desenvolvimento de um banco de dados consistente e bem documentado é necessário passar três etapas importantes. O Modelo conceitual que nos fornece a visão do negócio e não está preso a nenhuma tecnologia, o modelo lógico que nos fornece a visão técnica do banco de dados e neste caso está fortemente acoplado ao Sistema de banco de dados escolhido e o modelo físico que compreende as peculiaridades físicas da construção do banco de dados fisicamente, como scripts de criação de tabelas. Este modelo também está fortemente acoplado ao sistema de banco de dados escolhido.

1.2 Modelo de dados

É a representação gráfica de um domínio de informações que se deseja armazenar.

1.3 Modelo conceitual

        E a representação de todas as regras de negócio sem se limitar a tecnologias de banco de dados. Esta representação está a um nível de abstração alto no qual o usuário consegue entender facilmente o modelo, com isso podemos validar o modelo de dados de acordo com a necessidade do usuário. Somente após uma modelagem bem definida poderemos passar ao próximo nível, a modelagem lógica dos dados.

1.3 Modelagem de dados

        É a técnica de necessária para criar modelo de dados, tem como principais benefícios fornecer:

  • Representação gráfica do negócio para que o usuário comum possa entender facilmente, podendo assim validar ou invalidar o modelo
  • Documentação válida do sistema de informação
  • Fácil visualização do relacionamento entre todas as entidades.

1.4 Modelo entidade relacionamento (MER)

        O modelo entidade relacionamento é a ferramenta gráfica idealizada por Peter chain para representar modelos de dados, identificando entidades, seus atributos e relacionamentos.

1.4.1 Entidades

        Entidade é algo concreto ou abstrato no qual se deseja guardar informações. Exemplos: Cliente, Livro, Produto, Nota Fiscal. O Nome da entidade deve estar no singular.

Representação gráfica:

[pic 2]

1.4.2 Entidade Fraca

        São entidades que não possuem atributo chave próprio. Um exemplo interessante é a relação entre funcionário e dependente, onde dependente é a entidade fraca.

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

                [pic 8]

1.4.3 Atributos

        Atributos são propriedades que caracterizam a entidade. Exemplo: Propriedades do aluno : Nome, RA, Data de nascimento. Propriedades do Cliente: Nome, CPJ, RG, Data de nascimento. Propriedades do livro: ISBN,Quantidade de Páginas, Título.

        Os atributos se dividem em alguns grupos: Mono valorados, Multivalorados, derivados e compostos:

Mono valorados ou simples(atômicos) : Atributos que assumem um único valor e não são compostos por outros atributos.

Representação gráfica :

[pic 9]

Multivalorados : São atributos que podem assumir somente um dos valores de uma lista de valores conhecidos. Ex: Sexo {Masculino ou feminino}. Um atributo multivalorado deve conter um limite inferior e superior para restringir os números de opções possíveis.

Representação gráfica :

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

Derivados : São atributos que se deseja representar em um modelo de dados mas que são derivados de outros atributos. Um exemplo é a idade que é derivada da data de nascimento.

Representação gráfica :

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

Compostos : São atributos compostos por outros atributos, um exemplo clássico é o endereço que é composto por um bairro, cidade, logradouro etc.., são úteis quando o usuário quer definir um atributo com um conjunto de atributos.

Representação gráfica :[pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20][pic 21][pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

[pic 25]

Atributo chave: Uma restrição importante da entidade é o atributo chave, ou seja o atributo mais importante que identifica cada ocorrência da entidade e nunca se repete. Um exemplo seria o cpf da entidade cliente.

Representação gráfica :

[pic 26][pic 27][pic 28]

[pic 29]

1.4.4 Relacionamentos

Um relacionamento é uma associação entre entidades, ou seja a associação entre as ocorrências de duas ou mais entidades. Exemplo: A relação entre aluno e prova, Nota fiscal e produto, Aluno e livros. Para todo relacionamento atribuímos um verbo que expressa a ação e é facilmente entendido por qualquer usuário que leia o modelo.

Representação gráfica :[pic 30]

[pic 31]

        

[pic 32][pic 33][pic 34]

[pic 35][pic 36]

[pic 37]

[pic 38]

Um relacionamento pode ser binário, ternário e n ário. Um relacionamento binário é definido pela relação entre duas entidades, um relacionamento ternário e definido pelo relacionamento entre três entidades, e um relacionamento n ário é definido por um relacionamento entre mais de 3 entidades.

Cardinalidade dos relacionamentos

        São definidas quantas ocorrências de uma entidade participa em outra entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (265.9 Kb)   docx (81.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com