TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DE NEGOCIOS NA INTERNET

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Atividade Avaliativa Discursiva 1 –G1

1-

A segurança da informação tem como objetivo proteger as informações da organização, proteger os ativos do tipo intangíveis, ou seja, o patrimônio da empresa que não pode ser  “tocado”, tais como, informações de clientes, informações sobre produtos, projetos, e etc.
Para chegarmos nesse objetivo, protegendo as informações  para que a organização dê uma continuidade aos negócios, aderimos ao que chamamos de  princípios básicos da segurança de informação, são eles: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade e Autenticidade, são pilares, quatro princípios  para que a segurança atinja o seu objetivo, dentre eles, conceituarei e exemplificarei apenas dois, Confidencialidade  e Autenticidade.

Confidencialidade: Esse princípio, garante que a informação seja acessível apenas por pessoas autorizadas para ter acesso a essa informação, ou seja, que pessoas não autorizadas não façam o acesso a essas informações sigilosas, garantindo que essa informação só pode ser acessível por pessoas da organização, pelo próprio usuário, cliente ou mesmo fornecedor, trazendo uma grande confiança para aquele sistema.

Como exemplo de Confidencialidade, temos o uso de Criptografia, uma técnica de embaralhamento das informações para que se as mesmas forem interceptadas não sejam  interpretadas por  aquele que captou a informação. Como elementos essenciais da criptografia, usarei como termo, a “chave” e o algoritmo. A chave é o segredo da criptografia, tornando a mensagem cifrada e ao mesmo tempo decifrada, além da chave, temos o algoritmo, que basicamente é a sequencia de códigos que fazem o uso da chave para criptografar e descriptografar uma mensagem.

O princípio da Autenticidade, é também de grande importância, já que as comunicações feitas através de sistemas digitais ocorrem  à distância, basicamente, para ter garantias de que tal informação, documento, etc, tenha sido enviado realmente para tal usuário ou sistemas de informações com quem irá se comunicar.

Como exemplo, utilizam-se de importantes serviços de autenticidade sites e aplicativos “Internet Banking”, utilizados para realizar serviços bancários pela web, com isso, muitas filas para pagamentos e transferências são evitadas ,entre outras coisas mais, dando maior conforto e segurança aos clientes. Métodos de certificação digital para autenticação são utilizados para garantir ao internauta de que é seguro acessar tal site, aderindo a um pequeno “cadeado” exibido na barra de endereços, atualmente clicando-se nesse ícone, um menu aparece na tela contendo informações adicionais sobre o tal certificado, garantindo ainda mais a privacidade dos dados transferidos e refletindo aos mesmos mais segurança. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com