TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  30/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 12

A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Karla Kasagrande Bristot

Lucilene Nunes Monteiro

Luís Carlos Barbosa da Rosa

Santos Roncális Antunes do Livramento

Vanesa Sprícigo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Informática (LIN 0179) – Prática II

02/07/14

RESUMO

Nos dias atuais é possível saber que a utilização dos recursos tecnológicos é de grande e fundamental importância no desenvolvimento principalmente do processo educativo. Hoje, o uso desses recursos é tratado como metodologia visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem do cotidiano escolar. A presença das tecnologias e dos recursos midiáticos, principalmente o computador requer uma nova postura frente às instituições de ensino e perante o professor em sala de aula para que o mesmo possa divulgar sua disciplina e assim, facilitar o desenvolvimento da aprendizagem para com os alunos. É comum hoje ouvir-se falar em tecnologias no processo educativo, mas também é possível saber que esse processo nem sempre é bem difundido e utilizado perante os professores. Foi a partir deste ponto, que se resolveu então realizar uma pesquisa entre os professores da disciplina de Língua Portuguesa de forma a investigar o uso dos recursos tecnológicos bem como o computador e outras mídias frente esta disciplina no dia a dia escolar perante a prática dos professores. Para a realização e montagem deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica sendo que esta por sua vez, proporcionou recursos e facilidades para o desenvolvimento desde a entrevista até a prática da elaboração do artigo.

Palavras-chave: Recursos Tecnológicos; Prática Pedagógica; Desenvolvimento Educacional.

1 INTRODUÇÃO

Com a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula atualmente é possível saber que o processo de ensino e aprendizagem tem crescido de forma positiva diante de nossos olhos, por isso, através deste recurso tão fundamental no contexto educacional resolveu-se fazer uma pesquisa diante os professores da disciplina de Língua Portuguesa para saber como que eles utilizam os recursos tecnológicos em seu cotidiano escolar bem como o que isso traz de positivo para o seu desenvolvimento pedagógico.

Por isso, pode-se dizer que esses recursos são pontos estratégicos no processo educativo atualmente e dessa forma, dia após dia ganham destaque para o seu desenvolvimento no mercado. Dessa forma, torna-se necessário que todos esses recursos tecnológicos e midiáticos sejam divulgados no ambiente escolar para que o professor possa então ter conhecimento de como esses recursos o ajudarão no desenvolvimento de seus trabalhos.

Sendo assim, cabe a nós professores da disciplina de informática levar este conhecimento até os professores para que os mesmos consigam analisar o quanto os recursos tecnológicos são fundamentais em nosso dia-dia e como eles podem facilitar o desenvolvimento das atividades em sala de aula bem como, garantir a eficiência e eficácia da aprendizagem.

2 O PROCESSO EDUCATIVO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Hoje os recursos tecnológicos fazem parte do cotidiano das pessoas de forma constante e cada vez mais se percebe que estes estão em desenvolvimento atrativo para possibilitar aquisição de conhecimentos e experiências diante do processo educativo.

Dessa forma, os professores necessitam estar preparados para interagir com uma geração informatizada e dessa forma, estarem cientes de que a tecnologia faz parte de cotidiano da sociedade bem como visando gerir um progresso no processo educativo onde a utilização dos recursos tecnológicos atua como um instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

Como é possível saber que perante o ambiente escolar esses recursos destacam-se como sendo fundamental, uma breve entrevista com os professores da disciplina de Língua Portuguesa, visa mostrar como esse processo dia após dia proporciona melhoria e qualidade no ensino.

Segundo Gardner (1995, p.21): a inteligência múltipla (...) é a capacidade de responder a itens em teste de inteligência.

A teoria das inteligências múltiplas proposta por Gardner revolucionou o campo da psicologia cognitiva ultrapassando a noção comum de inteligência como “capacidade ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extensão”.  Em geral, é possível analisar que os processos educacionais se desenvolvem através dos elementos constituintes das inteligências múltiplas e a forma como essas competências podem ser analisadas e avaliadas de uma maneira adequada e correta destacam-se como sendo aspectos considerados quando uma teoria da cognição está sendo tratada.

Os estímulos e o ambiente social são fatores importantíssimos no desenvolvimento de determinadas Inteligências. “O ser humano é dotado de diversas inteligências, mas é raro o caso em que várias delas são desenvolvidas”. (GARDNER, 1995, p.15).

As inteligências do ser humano segundo Gardner (1995, p.25) destacam-se como sendo:

  • Lógica: baseia-se em dados numéricos e na razão;
  • Lingüística: possui uma capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão;
  • Corporal: desenvolve uma grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar tanto em atividades artísticas como esportivas;
  • Naturalista: possui análise voltada para compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos e químicos);
  • Intrapessoal: pessoas com este tipo de inteligência desenvolvida possuem a capacidade de se auto conhecerem, onde os mesmos tomam atitudes capazes de melhorar a vida baseados nestes conhecimentos;
  •  Interpessoal: possui facilidade para estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com este tipo de inteligência desenvolvida conseguem identificar facilmente a personalidade das outras pessoas;
  • Espacial: facilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimento e posicionamento de objetos;
  • Musical: inteligência voltada para a interpretação e produção de sons e facilidade com instrumentos musicais.

Dessa forma, a teoria das inteligências múltiplas destaca-se como uma capacidade geral e única permitindo aos indivíduos um desempenho maior ou menor em relação à sua área de atuação no processo educacional, por isso, os professores que hoje trabalham de forma correta os recursos midiáticos e tecnológicos buscam desenvolver nos alunos uma capacidade maior de compreensão analisando cada recurso disponível no ambiente escolar no dia-dia vivenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com