TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Por:   •  27/8/2016  •  Monografia  •  5.882 Palavras (24 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Câmpus Medianeira

Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino EaD - UAB

[pic 2]

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL

Rafael de Bastiani – UTFPR – rafael_debastiani@hotmail.com

Neron Alípio Cortes Berghauser – UTFPR – neron@utfpr.edu.br[pic 3]

Linha de Pesquisa: Mídias na Educação

RESUMO

Diante da disseminação do uso de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Dentre as tecnologias modernas presentes (ou não) nos espaços escolares, os recursos multimídia podem ser uma forma complementar ao esforço de ensinar. Defendidos por alguns e criticados por outros, estes artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos e analisados em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor. No caso da disciplina da Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. A ideia motivadora da pesquisa foi que, tendo em vista as dificuldades comumente atribuídas ao ensino das Ciências Exatas, aulas mais dinâmicas e práticas podem facilitar o aprendizado dos estudantes, e para isto podem ser usadas ferramentas computacionais variadas. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos didáticos, mas não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que, pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno.

Palavras chave: tecnologias; mídia; ensino; matemática.

1 INTRODUÇÃO

No atual contexto mundial, em que a informação viaja pelo planeta em questão de segundos e a quantidade de dados cresce em taxas estratosféricas, a pessoa que não acompanhar diariamente as mudanças poderá perder literalmente os seus espaços. Com o aumento de profissionais capacitados, somente conseguirá algum sucesso no mercado aquele que souber trabalhar muito bem com os recursos oferecidos pelas modernas tecnologias. Apesar das escolas não serem necessariamente a única opção para o aprendizado e o uso destes recursos, parece claro que quanto antes o estudante estiver familiarizado, mais cedo poderá se destacar dos seus pares. A escola passa a ter, neste caso, um papel de formador do sujeito crítico e atualizado sobre o mundo que o cerca. Dentre as tecnologias modernas presentes (ou não) nos espaços escolares, os recursos multimídia podem ser uma forma complementar ao esforço de ensinar. Defendidos por alguns e criticados por outros, estes artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos e analisados em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado do aluno e do professor.

Apesar das divergências acerca de sua estrutura, e da opinião unânime de que precisa de muitas transformações, a educação brasileira continua, na sua maioria dos casos, configurada por disciplinas. Por mais que se apregoe que o conhecimento é adquirido e disseminado de forma interdisciplinar, os espaços escolares ainda são construídos para momentos de aprendizagem concebidos por blocos, separados, únicos e distintos entre si. Dentre as disciplinas ditas clássicas, a Matemática desponta por sua necessidade e importância para a resolução dos problemas do cotidiano moderno. Para isto, esta área do conhecimento procura motivar o estudante a desenvolver o raciocínio lógico e matemático e encontrar soluções para as dificuldades diárias.

Não obstante as eternas dificuldades atribuídas ao ensino da Matemática no ambiente escolar, boa parte dos professores luta para atrair a atenção de seus alunos para os temas da disciplina concorrendo com as inovações da tecnologia da informação. Calculadoras, telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletroeletrônicos presentes nos espaços escolares podem facilmente desviar os olhares dos estudantes, o que limita os resultados do docente em sua luta por um eficiente processo de incentivo à aprendizagem. Entretanto, se bem usados em sala, estes poderiam representar uma excelente oportunidade para motivar os alunos a se interessarem pelos conteúdos que precisam ser trabalhados; um possível novo ponto de partida para melhorar o ensino nas escolas atuais.

Este trabalho se propõe a estudar os aspectos presentes nos ambientes escolares quanto ao uso dos recursos de multimídias e o ensino da Matemática em escolas de nível Fundamental.

Procurou-se entender de uma maneira geral quais são os recursos de multimídia mais usados pelos professores de Matemática em seus encontros e o impacto que isto pode causar no aprendizado do estudante.

Para tanto houve a necessidade de se levantar os principais recursos de multimídia disponibilizados nas escolas; em seguida procurou-se saber o domínio que os professores têm de cada um dos recursos ofertados; também foi levantada a percepção dos mesmos docentes acerca da influência que cada recurso pode gerar para o aprendizado da Matemática (podendo ser feito por tipo de raciocínio esperado do aluno).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com