TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

TRABALHO ACADÊMICO 1

1 - A função de linguagem que está presente no texto é a função referencial, pois o texto é totalmente impessoal e contém referência, informando ao leitor que tal mensagem foi retirada de algum local (revista, jornal, etc.), como nesta publicada pela revista ''Vida e Saúde''. Conforme estas características, podemos observar esta função.

Como aspecto linguístico, podemos observar a formalidade com que foi escrito e o cuidado em evitar ambiguidades, para que houvesse a forma correta de entendimento, ainda mais pelo fato de ser informativo. Por isso, tal função de linguagem deve ser utilizada em tal texto, para que haja uma compreensão exata, sem ocorrer dúvidas sobre o que se trata o texto.

Neste texto publicado pela revista Vida e Saúde, também poderiam ser usadas as funções de linguagem Conativa e Metalinguística, pois tais tem como objetivo traçar a informação correta ao receptor, influenciando o seu comportamento de uma maneira positiva.

2 - A charge mostra uma ironia que está presente em nosso mundo despercebidamente, onde, famílias são constituídas por muitos filhos, que muitas vezes, tornam a renda familiar, inapta para seu sustento. A crítica da charge é justamente esta, muitos interpretam rede social associando ao “Facebook” e “Instagram”, por exemplo. Porém esquecem da nossa imensa Rede Social, da nossa sociedade e das dificuldades em que as mesmas se encontram. Nesse contexto é possível observar na imagem, uma associação diferente de rede social, onde uma grande família se encontra em uma rede, que está inclusive, remendada e necessitando de reparos, deixando claro, que a família possui uma renda baixa. Portanto, a charge crítica o olhar da sociedade, onde, se preocupam com seus status em redes sociais virtuais e esquecem de reparar na vasta carência em nossa sociedade. **usa este** Ana Paula Klein meu nome

3 - A comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa partilhar, participar, tornar comum. Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. É de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. Esta mensagem pode ser dada através de uma linguagem verbal ou não verbal (gestos, sons, etc.) e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação, ou seja, para que ocorra a comunicação, é necessário um emissor, receptor, código (sistema de sinais) e canal de comunicação. No caso das três situações hipotéticas apresentadas, pode se afirmar que no caso, da mudança meteorológica, e da fumaça na chaminé, não podem ser consideradas situações de comunicação pelo fato que, a natureza não tem um propósito, para a racionalidade do homem, de ter o propósito de passar uma informação, ou seja, são ações que acontecem que são próprias do desenvolvimento e transformações da natureza em si, sem objetivo explicito de passar uma informação a alguém. E no caso da fumaça da fogueira, para sinalizar a presença na floresta, a mesma, também não pode ser considerada uma situação de comunicação, pois neste caso temos o emissor e a mensagem, mas falta ainda o receptor. E por outro lado, a fumaça pode ser interpretada não somente como pedido de socorro, e sim também como um foco de incêndio caso um helicóptero sobrevoar a floresta, deste modo, não se efetivou a comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com