TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: Técnicas De Administração De Pessoal

Dissertações: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: Técnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  4.499 Palavras (18 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 18

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: Técnicas de Administração de Pessoal

NOME:

NOME:

NOME:

Tutora a Distancia:

SUMÁRIO

Introdução ---------------------------------------------------------------------------------- 03

Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------- 04

Conclusão------------------------------------------------------------------------------------ 05

Referências Bibliográficas ---------------------------------------------------------------- 06

Anexo I – Processo de Admissão e Modelos de Contratos --------------------------- 07-16

Anexo II – Tabelas de Vencimentos e Descontos -------------------------------------- 17-19

Anexo III – Cálculos de 13º e Férias----------------------------------------------------- 20-21

Anexo IV – Demonstrativos de Pagamento, Rescisão e Homologação---------------22-25

INTRODUÇÃO

O profissional de Administração de Pessoal existe antes mesmo da própria área de Recursos Humanos, onde posteriormente, foi "absorvido", por esta. Na verdade sua existência confunde-se com a origem da área de Recursos Humanos. A administração de RH evoluiu de tal forma que agregou muitas outras atividades, inclusive às inerentes ao Departamento Pessoal, de modo que hoje, esse departamento é citado por muitos autores como simplesmente uma área de "pagadoria", longe da complexidade estratégica do RH, que conhecemos atualmente. Desde algum tempo, quando ainda era auxiliar de Depto de Pessoal sempre constatei a falta de importância ou o desprezo com que os trabalhadores, principalmente os auxiliares e assistentes de D.P. eram vistos. Chegava ao cúmulo de serem contratadas pessoas que não tinham a mínima condição, nos aspectos de capacidade, conhecimento etc... Acreditava o contratante, que qualquer um podia trabalhar neste setor, será que é verdade? Veremos a importância desse profissional.

DESENVOLVIMENTO

Basicamente a Administração de Pessoal, é constituída por três setores: Admissão, Compensação e Desligamento. O setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.

O setor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de frequência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.

O Setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.Podemos organizar da seguinte maneira:

SETOR DE ADMISSÃO

- Recrutamento e Seleção

- Integração

- Registro

SETOR DE COMPENSAÇÃO

- Jornada de Trabalho

- Folha de Pagamento

- Benefícios

- Tributação

SETOR DE DESLIGAMENTO

- Rescisão do contrato de Trabalho

- Justiça do Trabalho

- Fiscalização

CONCLUSÃO

A Administração de Pessoal é um setor da empresa, que realiza tarefas e atividades específicas, na qual cuidam dos assuntos referentes aos funcionários, desde a sua contratação, pagamento de salários, transportes, férias, licença médica, 13º salário, organização de horários e outros.

Na atualidade, a Administração de Pessoal é parte integrante dos recursos humanos da empresa, onde além de cuidar dos registros dos trabalhadores tem também como função treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Chiavenato (2004, p. 42) salienta que:

Além das tarefas burocráticas, os chamados DRH desenvolvem funções táticas, como órgãos prestadores de serviços especializados. Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais [...]

Enfim, observa-se que a Administração de Pessoal ou de recursos humanos tem papel fundamental dentro das organizações, pois conforme esclarecem Cenzo e Robbins referenciado por Chiavenato (2004, p. 74) “é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados”, permitindo assim, entender como um setor estratégico para a empresa.

Ser profissional de Administração de Pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com