TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão simples sobre banco de dados

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

Visão Simples sobre Banco de Dados e o uso de arquivos XML para esta função

Felipe Wierzbicki1

1Curso de Ciência da Computação – Universidade Regional do Noroeste do Estado do  Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Caixa Postal 560 – Santa Rosa – RS – Brasil

{nedel,flavio}@inf.ufrgs.br, R.Bordini@durham.ac.uk, jomi@inf.furb.br

Abstract. This paper aims to simplify the concept and utilization of a XML database, as well as a brief differentiation between databases utilizing data or documents.

Resumo. Este artigo visa resumir o conceito e utilização para o banco de dados em XML como também uma breve diferenciação entre o uso de um banco de dados para utilização de dados ou documentos.

  1. Introdução

        Neste trabalho, apresenta-se uma visão geral da linguagem XML, sua utilização em banco de dados e conceitos complementares necessários ao assunto. Em dezembro de 1997, o W3 Consortium publicou a versão 1.0 do XML, uma simplificação do SGML, que possibilita a páginas da Internet apresentar estrutura semântica. A aplicação do XML no tratamento de dados bibliográficos é estudada atualmente por diversas empresas e instituições em todo o mundo, com o objetivo de se obterem abordagens mais eficientes para a manipulação de dados na Internet.

  1. XML é um Banco de Dados?

        Antes de iniciar o assunto de XML e Banco de Dados, vamos responder a pergunta de várias pessoas: “XML é um Banco de Dados?”

Um documento XML é um banco de dados apenas no sentido mais estrito do termo. É um conjunto de dados. De várias maneiras, não o faz diferente de qualquer outro arquivo, afinal, todos arquivos contêm dados de algum tipo. Como um formato de “banco de dados”, o XML tem algumas vantagens. Por exemplo, é auto-descritivo, suas marcações descrevem os nomes de estrutura e o tipo de dados, embora não tenha a semântica, é portátil e pode descrever os dados em árvore ou gráfico estruturais. Ele também possui algumas desvantagens. Por exemplo, é detalhado e o acesso aos dados é lento devido a análise e conversão de texto.

Uma pergunta mais útil de se fazer é se o XML e suas tecnologias constituem um “banco de dados” no sentido mais solto do termo, isto é, um sistema de gerenciamento de banco de dados (Database Management System). A resposta para esta pergunta é: “Mais ou menos.” De um lado positivo, o XML fornece muitas das coisas encontradas em banco de dados: armazenamento (documentos XML), Schemas, linguagens de consulta, interfaces de programação, e assim por diante. No lado negativo ele não possui muitas coisas encontradas em banco de dados reais: armazenamento eficiente, índices, segurança, transações e integridade dos dados, o acesso multiusuário, gatilhos, consultas entre vários documentos, e assim por diante.

Assim, embora seja possível utilizar um documento XML ou documentos de uma base de dados em ambientes com pequenas quantidades de dados, alguns usuários, e um requisito de desempenho modesto, isso falhará na maioria dos ambientes de produção, que possuem muitos usuários, rigorosos requisitos de integridade de dados e a necessidade de um bom desempenho.

Um bom exemplo de tipo de “banco de dados” para o qual o documento XLM é adequado é um arquivo ini – ou seja, um arquivo que contém informações de configuração do aplicativo. É muito mais fácil invetar uma pequena linguagem XLM e escrever um aplicativo SAX para a interpretação desta linguagem do que seria escrever um analisador para arquivos delimitados por vírgulas. Além disso, este não é um banco de dados, uma vez que é lido e escrito de forma linear, e somente quando o aplicativo é iniciado e terminado.

Exemplos de conjuntos de dados mais sofisticados para quais um documento XML pode ser adequado como um banco de dados são listas pessoas, marcadores de browser descrições de MP3s. No entanto, dado ao baixo preço e facilidade de uso para outros bancos de dados, parece haver pouca razão para utilizar um documento XML como um banco de dados. A única vantagem real do XML, é que os dados são portáteis, mas essa vantagem é diminuída pela ampla disponibilidade de ferramentas para a serialização de banco de dados.

  1. Por que usar um Banco de Dados?

        A primeira pergunta que você precisa fazer a si mesmo quando pensar em XML e banco de dados é porque você quer usar um banco de dados. Você tem dados que deseja expôr? Está procurando um lugar para armazenar páginas da Web? As respostas para estas questões vão influenciar sua escolha de banco de dados e também como você vai utilizá-lo.

Por exemplo, suponha que você tem um aplicativo de comércio eletrônico que utiliza XML como um transporte de dados. É bem possível que seus dados tenham uma estrutura altamente regular e é usado por aplicativos não-XML. Além disso, coisas como entidades e as codificações utilizadas por esses documentos provavelmente nçao são importantes para você, afinal, você está interessado nos dados, não como eles são armazenados em um documento XML. Neste caso, você provavelmente vai precisar de um banco de dados relacional e um software para transferir os dados entre estes documentos e o banco de dados. Se as aplicações são orientadas a objeto, você pode até querer um sistema que possa armazenar estes objetos no banco de dados ou serializar-los como XML.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com