TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A possibilidade de plágio

Ensaio: A possibilidade de plágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Ensaio  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

# InternetComo evitar a cópia de artigos da internet em trabalhos escolares?

Guilherme Felitti, repórter do IDG Now! 03/05/2007 - 07h00 - Atualizada em 15/03/2012 - 13h05

0

inShare.

Imprima

Mais +inShare.0ImprimaMais +

São Paulo - Derivado das enciclopédias, plágio de conteúdo na internet força colégios brasileiros a inovar na metodologia de trabalhos escolares.

A receita é perigosa: pegue um bom site de busca, uma proposta de trabalho escolar e uma preguiça adolescente que entende que alguns cliques podem economizar horas de esforço intelectual.

Tentador para alunos, o resultado é desastroso para o processo pedagógico e ainda dá calafrios em muitos professores, que olham ressabiados para iniciativas como a enciclopédia online Wikipedia e o Google Scholar, serviço do gigante de buscas que cataloga trabalhos escolares.

Leia mais neste especial:

> Fotos: a nova sala de aula

> Laptop 100 dólares: teste na prática

> XO x ClassMate x Mobilis

> Tecnologia acaba com giz e lousa

> Os problemas das escolas públicas

> A nova função do professor

> Entrevista: o laptop de 100 dólares

> E-learning: a opinião de quem experimentou

> Governo promete informatizar escolas

A explosão no número de plágios em trabalhos escolares levou tanto colégios como professores a reagir não apenas com a punição, mas desenvolvendo adaptações pedagógicas para coibir a cópia de trabalhos encontrados online.

Mais que motor de uma adaptação, o uso da internet na educação vem sendo encarado também como uma potencial mudança na tradicional decoreba, estimulando a construção de conhecimento pelo aluno.

A opinião é de Mário Abbondati, coordenador pedagógico do Bandeirantes, que afirma que o plágio online segue a mesma linha de gerações anteriores que entregavam cópias na íntegra de enciclopédias como projetos escolares.

"Não vamos nos enganar. Minha geração copiou muito trabalho das enciclopédias. Na época, eu não sabia que não estava aprendendo. Para mim, o que fazia era correto", rememora Abbondati.

"É provável que estejamos incorrendo nos mesmos erros que passamos quando éramos alunos. A tecnologia pode ter apenas amplificado o problema", reitera Valdenice Minatel, coordenadora de tecnologia educacional do colégio Dante Alighieri.

O esforço físico do aluno para reproduzir trechos da enciclopédia Barsa foi substituído pela materialização de um trabalho completo, retirado pelo aluno da enciclopéida online Wikipedia em questão de minutos.

O que fazer?

Veja o exemplo de Álex Fogaça, de 10 anos. Nas aulas, o estudante pode levar citações encontradas pela internet sem qualquer tipo de repreensão.

O colégio Eduardo Gomes, onde estuda, porém, exige que o material seja referenciado e pede que o aluno, após pesquisar, transcreva as informações mais importantes sobre o assunto.

Outra maneira de avaliar o conhecimento obtido online é pedir que o aluno traga referência extras ao material estudado em sala de aula para que seja feito um debate com seus colegas.

Segundo o pai de Álex, Adonis, a iniciativa é uma maneira tanto de fazer com que as crianças desenvolvam um senso crítico em vez de simplesmente decorar o assunto, como também de conscientizá-las sobre o que pode ou não ser confiado na internet.

"Não acredito na Wikipedia, já que não sei o que é verdadeiro ou não. Meus filhos usam (Álex tem um irmão, Lucas, de 15 anos) direto e já aconselhei ambos a ter cuidado. Já sentamos para analisar alguns argumentos encontrados online", explica o pai de Álex.

A orientação que Adonis busca dar aos filhos, porém, não é um padrão entre os pais, reconhecem os educadores. As repreensões variam conforme o professor. Há, contudo, um consenso entre os educadores ouvidos pelo IDG Now!: cópias são punidas, no mínimo, com nota zero.

Em alguns casos, professores chamam o aluno para conversar separadamente ou expõem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com