TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria de computador

Artigo: A teoria de computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Artigo  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita

O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.

A noção de variável

Na maior parte das linguagens, trabalha-se geralmente com variáveis, isto é, associa-se um nome a um conteúdo. Podemos ter uma variável “toto” e armazenar aí o número 8.

Tipo de dado

Certas linguagens aceitam que se associe um nome de variável a qualquer tipo de dado (quer dizer, um número inteiro ou um carácter), chamamos a estas linguagens linguagens não caracterizadas.

Com efeito, como poderá ver no capítulo representação dos dados, o tipo de dado condiciona o número de bytes sobre os quais o dado é codificado, quer dizer, a ocupação em memória deste dado bem como o formato no qual é representado.

É a razão pela qual as linguagens evoluídas (C, Java) são linguagens caracterizadas, isto significa que a uma variável é associado não somente um nome mas também um tipo de dado que será necessário precisar quando se declarar a variável, quer dizer que, quando se escrever o nome da variável pela primeira vez, vai ser necessário indicar ao compilador que espécie de dados este vai poder conter (a maneira de declarar a variável dependerá da linguagem).

Sintaxe

As linguagens pedem uma sintaxe rigorosa, por isso não se podem escrever as coisas como queremos.

Assim, certas linguagens são case sensitive (em português “sensíveis à ruptura”), o que significa que um nome que não comporta apenas minúsculas não será considerado como equivalente ao mesmo nome que compreende maiúsculas. Assim, a variável “Toto” será uma variável diferente da variável “toto”.

Os nomes de variáveis admitem geralmente um comprimento máximo (que depende da linguagem) e um jogo de caracteres reduzido, entre os quais se encontram geralmente os caracteres seguintes :

abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

1234567890_

Assim, um espaço (“ “) é realmente um carácter, chamado carácter especial). É assim raro que uma linguagem aceite caracteres especiais num nome de variável !

Palavras reservadas

Na maior parte das linguagens, existe um pequeno grupo de palavras que não se pode atribuir aos nomes variáveis, são as palavras reservadas (em inglês reserved words). Estes serão indicadas em cada capítulo que corresponde a uma linguagem específica.

As constantes

As constantes são dados cujo valor não pode ser alterado. Definem-se geralmente no início do programa. O valor que a constante contém pode ser de qualquer tipo, de acordo com o que a linguagem autoriza.

Os comentários

É bom poder acrescentar num programa linhas de texto que não serão tomadas em conta pelo compilador. Estas linhas de textos são precedidas geralmente (ou enquadradas) por instruções especiais que assinalarão ao compilador para as ignorar.

Os comentários servem para clarificar um programa, dando explicações. Servirão se, por acaso, uma outra pessoa tentar compreender o funcionamento do programa lendo o ficheiro fonte, para a pessoa que o criou, se por acaso reler o ficheiro fonte alguns anos após tê-lo escrito…

Os primitivos são atômicos, não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns relacionam-se diretamente a sua representação interna, no mesmo caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.

O computador é um dispositivo eletrônico que, em seu nível mais elementar, reconhece apenas dois estados elementares. todos os dados de um computador precisam ser representados com base em um sistema de numeração binário, onde apenas dois valores diferentes são distinguidos. esses dois estados são representados como 0 (zero) e 1 (um) e são chamados de dígitos binários

Os numéricos é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com