TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 Qualidade de Software Unisul

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul[pic 1][pic 2]

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Qualidade de Software

Curso:  Tec. em Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Flavia Lumi Matuzawa

Nome do aluno

Data: 30/09/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  1. Para poder fazer ajustes após análise da professora, entregue a atividade até a data estipulada no cronograma. (Verifique critérios de avaliação no plano de ensino)
  2. Toda fonte consultada e utilizada para realização desta AD deve ser referenciada segundo ABNT logo após a resolução da questão.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  1. De acordo com o conceito de qualidade que você estudou nesta Unidade de Aprendizagem, escolha um produto eletrônico e responda:
  1. Insira uma imagem (print, foto etc.) e uma breve descrição das principais funcionalidades deste produto; (0,5 ponto)

Resposta: Micrômetro Coolant Proff.  Instrumento de medição eletrônico de alta precisão que pode ser utilizado na linha de produção e exposto a fluidos de corte sem agressão à estrutura mecânica e eletrônica.

[pic 4]

  1. Em sua avaliação pessoal baseada na definição de qualidade, quais seriam DUAS características deste produto que você julgaria como sendo de “boa qualidade”? Justifique sua resposta. (1,0 ponto)

Resposta:

1º Disponível com saída de dados e cabo de conexão à prova d´água

Essa função é importante para registros de operação diretamente no computador, essencial para aplicação de relatórios de PPAPs, evitando assim erro na digitação.

2º Exatidão instrumental de ± 0,001 mm (para modelos com capacidade menor que 75mm/3”) Qualidade de edição para peças retificadas com tolerâncias de centésimos.

  1. O que poderia ser considerado como requisitos implícitos deste equipamento? Apresente 3 possíveis requisitos. (1,5 ponto)

Resposta:

1º Placa eletrônica especial que só o fabricante tem tecnologia para reparo. (assistência técnica limitada).

2º Sensor de leitura de dados importado com custo elevado para substituição. (Reparo chega a quase o valor do equipamento).

3º Abrangência de medição limitada. Capacidade de cada instrumento é de 25mm sendo necessário um conjunto 3 aparelhos para medida 75mm. (custo aproximado individual de cada aparelho alto, R$ 1.560,00)

Fone:  http://www.mitutoyo.com.br/

  1. Você estudou os fundamentos da usabilidade estudados no livro didático. Considere os fundamentos da usabilidade segundo Jacob Nielsen e então:
  1. Selecione 2 atributos que definem usabilidade e explique com suas próprias palavras a que eles se referem (não copie e cole do livro didático); (1,0 ponto)

Resposta:  A usabilidade é associada diretamente a aceitação e a capacidade de satisfazer as necessidades do cliente com: Eficiência, Facilidade de memorização, Segurança e Satisfação segundo Jakob Nielsen. Destes escolhos os dois abaixo.

Facilidade de aprendizagem: o sistema deve ser fácil de assimilar com linguagem simples com um layout facilitador, desta forma ajudando o utilizador , podendo assim, dominar  rapidamente as operações. Existem no mercado softwares bastante complexos que desmotivam a sua utilização.

Facilidade de memorização: o sistema deve ser  memorizado facilmente, desta forma o utilizador poderá em pouco tempo recordar as etapas utilizadas anteriormente. No OpenBravo, algumas tarefas já consigo operar sem a utilização do material didático.

  1. Para cada atributo escolhido em (a), apresente um exemplo de aplicação prática. (Nesta questão, você pode descrever como seria este exemplo OU apresentar uma imagem (print + URL) indicando onde se aplica a presença do atributo). (2,0 pontos)

[pic 5]

         O Sistema de Nota Fiscal gratuito fornecido pela Receita Federal é muito fácil de trabalhar, sua  linguagem simples e forma de aprendizagem rápida. O princípio é o mesmo para todas as etapas de alimentação do banco de dados. Se houver alguma etapa diferente, é mínima e de fácil percepção.         Como o procedimento é padrão conforme descrito acima, existe uma facilidade enorme de memorização das etapas a serem seguidas para alimentação do banco de dados, como também a utilização do sistema como um software funcional para todas as empresas. Um exemplo de facilidade e memorização e o cadastramento de clientes e produtos, utilizam o mesmo princípio, é só selecionar o ícone de novo cliente ou novo produto e adicionar as suas preferências. No modo de carregar essas opções para elaboração da nota também é bastante simples, é só clicar no ícone de selecionar ( tanto na  área  do Cliente ou do Produto) e aparecerá uma janela com dois ícones, pesquisar ou incluir. Se apertar em pesquisar poderá localizar de duas formas o cliente, por CNPJ ou nome, caso não tenha sido cadastrado e só clicar em incluir que você é direcionado para incluir no banco de dados. Da mesma forma é feita com o produto. No produto ainda tem a opção do código de barra que facilita ainda mais o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (515.2 Kb)   docx (197 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com