TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANSI EIA TIA 568 NORMAS ABNT

Por:   •  17/10/2015  •  Artigo  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 7

CABEAMENTO ESTRUTURADO EIA/TIA 568

Welerson Martins Bugança¹

Junior Paulo Kades da Silva²

Resumo

Quando o assunto se trata de implantar uma rede de computadores, a principal preocupação que se deve ter é por onde e como as informações irão trafegar. Se for o caso de cabeamento, deve-se projetar uma infra-estrutura capaz de satisfazer as necessidades de utilização. É fundamental intentar o cabeamento para não ter perda de desempenho da rede. Para que não ocorram “gambiarras” no cabeamento optou-se pela criação de uma padronização de cabeamento, então surge a Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association 568. A norma EIA/TIA 568 trata-se da regulamentação de telecomunicações. E nela estão presentes padrões relacionados ao cabeamento de edifícios para produtos e serviços de comunicação informatizada, que ao longo do tempo passou por modificações no intuito de aperfeiçoamento da padronização e maior abrangência. A eia/tia 568 serviu como base para o surgimento de outras regulamentações, como é o caso da ISOC/IEC 11801 e da Norma Brasileira ABNT 14565. Como houve um grande avanço na tecnologia e consequentemente no cabeamento estruturado surgiu a ANSI (American National Standards Institute) que busca atualizar a norma de 5 em 5 anos. Este artigo apresenta os principais aspectos da norma, de forma clara e objetiva.

Palavras Chave: Cabeamento. Norma. Padronização. Estruturado Redes. Computadores.

Abstract

When it comes it comes to deploying a computer network, the main concern that one must have is where and how the information will travel on. If any cabling, it should design an infrastructure capable of meeting the operating needs. It is crucial to bring the cabling to not have network performance loss. To prevent any "hacks" in the wiring opted It is the creation of a standardization of wiring, then comes the Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association 568. The standard EIA / TIA 568 it is the telecommunications regulation. And there are present standards related to the cabling of buildings for computerized communications products and services, which over time, has been modified in order to improve the standardization and greater coverage. The EIA / TIA 568 was the basis for the emergence of other regulations, such as the ISOC / IEC 11801 and the Brazilian ABNT 14565. As there was a breakthrough in technology and consequently in structured cabling came the ANSI (American National Standards Institute) that seeks to upgrade the standard of 5 in 5 years. This article presents the main aspects of the standard, clearly and objectively.

Keywords: Cabling. Standard. Standardization. Structured networks. Computers.

1 INTRODUÇÃO

A Evolução da Norma

Redes de computadores permitem a troca de informações entre computadores. O maior exemplo de rede existente é a internet. Com milhões de máquinas conectadas ao redor do mundo.

Paremos para pensar quantas vezes acessamos informações em uma rede diariamente. Várias ações que fazemos conectados a uma rede que passam despercebidos, desde redes sociais, arquivos de trabalho, games, etc., estão inclusos.

GALLO (2003) apresenta uma boa definição: “uma rede de computadores é uma coleção de computadores e outros dispositivos que usam um protocolo comum para compartilhar recursos uns com os outros através do meio de rede”.

Com todas essas idéias de tecnologia de redes, surgiu um problema: foi por volta da década de 80, houve o barateamento de vários dispositivos tecnológicos informatizados possibilitou que muito mais pessoas pudessem ter acesso a computadores, e, além disso, empresas também optaram pela informatização dos processos, pois necessitavam de um meio para armazenar suas informações para manter a empresa mais competitiva no mercado.

Para tantos computadores e redes, no momento, a preocupação maior era com as formas de cabeação dentro das empresas, pois não existia nenhuma norma ou lei que especificasse as formas corretas de implantação e integração de redes.

Em 1991, a EIA/TIA elaborou a primeira versão do que logo seria conhecido como EIA/TIA 568. E conforme Figueiredo e Silveira, os objetivos do novo regulamento seriam:

? Implementar um padrão genérico de cabeação de telecomunicações a ser seguido por fornecedores diferentes;

? Estruturar um sistema de cabeação intra e inter predial, com produtos de fornecedores distintos;

? Estabelecer critérios técnicos de desempenho para sistemas distintos de cabeação.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Foi criada um norma em 1994 que exigia uma padronização mais regular de cabeamento estruturado.

Em janeiro de 1994, a EIA/TIA publicou a norma EIA/TIA 568A revisada, incluindo as especificações para cabeação categoria 4 e 5 (UTP - Unshielded Twisted Pair). Atualmente, a associação ISO/IEC (International Standards Organization/International Electrotechnical Commission) desenvolve um padrão de cabeação internacional denominado de Cabeação Genérica para Instalação do Cliente (Generic Cabling for Customer Premises), denominado de ISO/IEC 11801. A norma ISO/IEC 11801 é equivalente à EIA/TIA 568A reeditada pela ISO. (MESSIAS B. FIGUEIREDO, ANDRÉ OLIVEIRA SILVEIRA, P. 02)

Para que possa existir a ligação entre os nós de uma rede, os dados necessitam trafegar pelo cabeamento (que é especificado na norma) ou via wireless. Um sistema de cabeamento consiste em uma infra-estrutura que deve suportar a utilização de cabos para atender as necessidades de uma aplicação. É muito importante a escolha do cabeamento estruturado, pois isso implicará na desempenho de toda a rede.

Foi criado um código de cores cabo é o padrão 568A e 568B em cada extremidade de um cabo 10/100. Geralmente em cabos UTPs é usado um dos Padrões, porém tem um código conhecido como CrossOver server para ligar dois pontos sem ser necessário um token (roter, hub, etc).

Segundo Figueiredo e Silveira a Norma EIA/TIA 568A seguia seis subsistemas.

? Entrada do edifício: seria o ponto onde é realizada a interface entre o cabeamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com