TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interfaceamento De Dispositivos Em Uma Rede RS-485 Utilizando O Protocolo MODBUS

Artigos Científicos: Interfaceamento De Dispositivos Em Uma Rede RS-485 Utilizando O Protocolo MODBUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Foi realizado em laboratório pelos os alunos da cadeira disciplinar Interface e Periféricos , a comunicação entre o controle e o sistema de supervisão, cujo protocolo utilizado foi o MODBUS. O software utilizado para a experiência em questão foi o SCADABR, que é um software nacional que disponibilizado em licença Open Source (software livre).

I. QUAL FOI O OBJETIVO DA PRÁTICA?

Implementar um sistema supervisório utilizando o software SCADABR e composto por dispositivos que se comunicam sob o protocolo MODBUS em uma rede RS-485.

II. DESCREVA HARDWARE UTILIZADO (PCS, PLACAS, ETC.)

 Microcomputadores com sistema operacional compatível com os softwares ScadaBR e Arduino, também instalados;

 Placa Arduino UNO contendo um microcontrolador ATEMEGA – 328-P-PU, alimentação de 5 Vcc, 6 saídas/entradas analógicas, 12 saídas/entradas digitais e 2 pinos para a comunicação serial e uma porta USB;

 Um CI MAX485 na entrada serial (Rx/Tx) de cada Arduino, tendo a função de converter o sinal RS-485 para sinais TTL;

 Um conversor 485/USB para interfacear o microcomputador e o SCADABR;

 Fios em Par trançado para a ligação entre as placas;

 Fios para a ligação dos componentes da placa; e,

 Led´s, sensores de temperatura, cooler etc.

III. DESCREVA SOFTWARES UTILIZADOS

SCADABR

A sigla SCADA vem do inglês para Supervisory Control And Data Acquisition, ou Controle Supervisório e Aquisição de Dados. Sistemas SCADA servem como interface entre o computador e equipamentos eletrônicos como máquinas industriais, controladores automáticos e sensores dos mais variados tipos. Com sistemas SCADA são construídos desde aplicativos simples de sensoreamento e automação, até os famosos "Painéis de Controle" em empresas de geração e distribuição de energia elétrica, centrais de controle de tráfego e assim por diante.

Um SCADA típico oferece drivers de comunicação com equipamentos, um sistema para registro contínuo de dados ("datalogger") e uma interface gráfica para usuário, às vezes conhecida como "IHM" ou Interface Homem-Máquina. Na IHM são disponibilizados elementos gráficos como botões, ícones e displays, representando o processo real que está sendo monitorado ou controlado. Entre algumas das funções mais utilizadas em sistemas SCADA estão:

 Geração de gráficos e relatórios com o histórico do processo;

 Detecção de alarmes e registro de eventos em sistemas automatizados;

 Controle de processos incluindo envio remoto de parâmetros e set-points, acionamento e comando de equipamentos; e,

 Uso de linguagens de script para desenvolvimento de lógicas de automação ("receitas").

A licença do SCADABR, que é um software nacional, portanto em português, é gratuita, e o software é desenvolvido em modelo "open-source". Toda a documentação e o código-fonte do sistema estão à disposição, inclusive sendo permitido modificar e redistribuir o software se necessário.

(Fonte - Adaptado: http://www.scadabr.org.br/?q=node/1)

IDE do Arduino

O ambiente de desenvolvimento Arduino contém um editor de texto para escrever código, uma área de mensagem, um console de texto, uma barra de ferramentas com botões para funções comuns e uma série de menus. Ele se conecta ao hardware Arduino para carregar programas e se comunicar com eles.

O software escrito usando o Arduino são chamados de sketches . Estes esboços são escritas no editor de texto. Os Sketches são salvos com a extensão do arquivo .Ino. Ele tem características para cortar/colar e para fazer busca/substituição de texto. A área de mensagem dá um feedback, poupando e exportação e também exibe erros. O console exibe saída de texto pelo ambiente Arduino, incluindo mensagens de erro completas e outras informações. O canto direito inferior da janela exibe a placa atual e porta serial. Os botões da barra de ferramentas permitem que se verifique e carregue programas, criar, abrir e salvar rascunhos e abrir o monitor serial.

(Fonte -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com