TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  8/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITARIO DO DISTRITO FEDERAL

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Allysson Henrique 18838081

Eduardo Araújo da Silva 18674151

Gabriel Arantes Stahl Bensuaski 18940617

Joao Vitor dos Santos Aragão 19343566

Taiguara Marques de Jesus 1863883-0

SISTEMAS EMBARCADOS

BRASILIA

2018

Allysson Henrique 18838081

Eduardo Araújo da Silva 18674151

Gabriel Arantes Stahl Bensuaski 18940617

Joao Vitor dos Santos Aragão 19343566

Taiguara Marques de Jesus 1863883-0

SISTEMAS EMBARCADOS

Trabalho referente à disciplina de Organização e Arquitetura de Computadores  do Centro Universitário do Distrito Federal orientado pelo professor Marinho.

BRASÍLIA

2018

RESUMO

Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema micro processado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.
Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players à semáforos

PALAVRAS-CHAVE: Sistemas, engenharia, computadores.

ABSTRACT

An embedded system (or embedded system) is a microprocessor system in which the computer is completely encapsulated or dedicated to the device or system it controls. Unlike general-purpose computers, such as the personal computer, an embedded system performs a set of predefined tasks, usually with specific requirements. Since the system is dedicated to specific tasks, through engineering one can optimize the design by reducing size, computational resources and cost of the product.

Systems such as PDAs are generally considered embedded by the nature of their hardware, although they are much more flexible in terms of software. Physically, embedded systems go from MP3 players to traffic lights

.

KEYWORDS: Systems, engineering, computers.


SUMÁRIO

A INTRODUÇÃO        2

1 História        3

2 Definição        3

3 Hardware        4

3.1 Arduino UNO        5

3.2 Chip UNO32        5

3.3 Freedom KL05z        5

4 Ambiente de programação        6

5 Linguagem C        7

7 Aplicações        7

7.1 Setor Automobilístico        7

7.2 Aquisição de dados        7

7.3 Propósito Geral        8

7.4 Sistemas de Controle        8

7.5 Processamento de Sinais        8

7.6 Comunicações, Redes e TV Digital        8

CONCLUSÃO        9

BIBLIOGRAFIA        10


A INTRODUÇÃO

Os sistemas computacionais embarcados estão presentes em praticamente todas as atividades humanas e, tendem a aumentar sua presença no cotidiano das pessoas. Encontram-se cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, e com uma utilização e importância crescente, tornam-se necessários estudos nas áreas de projeto em hardware, software e interface amento com base em sistemas embarcados.  Exemplos de tais sistemas são os telefones celulares com máquina fotográfica e agenda, o sistema de controle dos carros e ônibus, os computadores portáteis palmtop, os fornos de micro-ondas com controle de temperatura inteligente, as máquinas de lavar e outros eletrodomésticos.

O presente trabalho tem por objetivo definir e explicar o que são sistemas embarcados, quais são os tipos e exemplos existentes e qual a sua utilidade nos dias de hoje.

1 História

O termo sistema embarcado tem sua origem no fim da década de 1960 ]. Nessa época o que existia era um pequeno programa de controle funcional de telefones. Logo este pequeno programa escrito em assembler estava sendo usado em outros dispositivos, entretanto de forma customizada, não específica para dado dispositivo, na realidade eram adaptados os sinais de entrada e saída definidos no programa, para as características do dispositivo, porém sem modificar qualquer linha de código do programa feito.

Posteriormente com o advento de microprocessadores especialistas, foi possível desenvolver softwares específico para os variados tipos de processador. Os programas eram escritos em linguagem de máquina. Na década de 1970 começavam a surgir bibliotecas de códigos direcionados para sistemas embarcados específicos com processadores específicos. Atualmente os sistemas embarcados podem ser programados em linguagens de alto nível e possuem sistemas operacionais.

2 Definição

Sistemas embarcados são sistemas eletronicos microprocessados que, após serem programados ,possuem uma função especifica que geralmente não pode ser alterada.Uma impressora ,por exemplo, mesmo possuindo um processador que poderia ser utilizado para qualquer tipo de atividade,tem sua funcionalidade restrita à impressao de paginas. Um computador de proposito geral, no entanto, pode ser utilizado num instante como um ambiente de entretenimento, em outro como uma estacao de trabalho, ou até mesmo um telefone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (303.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com