TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA ENGENHARIA DE REQUISITOS

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.545 Palavras (31 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 31

UNIP – Universidade Paulista

Araraquara

Ciência da Computação (CC)

Atividades Práticas Supervisionadas

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Danianny Gomes dos Santos             B54358-2

Jandison Santana dos Santos            B290AA-6

Tamires da Silva Oliveira                     B290AB-4

Índice

  1. Objetivo do Trabalho...........................................................................3
  2. Introdução.............................................................................................4
  3. Fundamentos da Comunicação de Dados em Rede (Conceitos Gerais)...................................................................................................6
  4. Plano de Desenvolvimento da Aplicação..........................................11
  5. Projeto (Estrutura e módulos que serão desenvolvidos) do Programa.............................................................................................. 13
  6. Código do programa............................................................................17
  7. Referências Bibliográficas.................................................................29

Objetivo.

  O trabalho tem como objetivo o aprofundamento em redes de computadores, com o uso de ferramentas de implementação de sockets em linguagem de programação já estudada, tal como a conexão entre computadores com troca de dados, levando ao descobrimento de recursos usuais da linguagem e ao aprofundamento do funcionamento de redes de comunicação de dados.

Introdução.

  O grupo vem, por meio deste trabalho, apresentar os aspectos e fundamentos da comunicação de dados via rede tal como o desenvolvimento de uma ferramenta para esse fim.

   O princípio de ter a voz transmitida por comutação de circuitos a uma taxa constante entre origem e destino fez sucesso com a alta da telefonia, na década de 60. É nessa época onde a história das redes de computadores começa. Apesar do alto custo dos computadores nesta época, o surgimento da multiprogramação se fazia necessária para interligar computadores de forma que pudessem compartilhar informações entre usuários diferentes e regiões diferentes. A ideia de transformar a comutação de circuitos usados na telefonia em uma comutação de pacotes para uso na computação veio por meio de grupos de pesquisas voltados para o projeto ARPA (EUA – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada).

  Com o advento tecnológico dos computadores, as redes também avançaram longas léguas desde o projeto original e possuem em seu meio um dos maiores sucessos da humanidade moderna: a Internet.

   A Internet é a rede global na qual estão interligadas todas as redes que utilizam o protocolo padrão da internet. Ela torna possível que pessoas em todas as partes do mundo se comuniquem, afetando diversos setores graças a sua versatilidade, conteúdo e praticidade. Apesar da fama da internet, as bases da comunicação via rede ainda não se perderam e são bastante utilizadas.

   Uma LAN, cujo acrônimo provém do inglês Local Area Network, como o nome deixa claro, é uma rede de acesso local para troca de dados entre equipamentos. Ela é bem simples e abrange uma área limitada, visto que quanto maior a rede mais tecnologia e gastos são necessários.

   Esse trabalho tratará o desenvolvimento de um software próprio para comunicação em uma rede local.

   Para a compreensão de como funciona uma rede, quais são os equipamentos necessários para mantê-la, tal como software, são necessários discutir sobre alguns tópicos abordados a seguir nesse trabalho.

Fundamentos da Comunicação de Dados Via Rede.

  As redes de comunicação de dados surgiram com a necessidade de se torcar informações entre máquinas. Uma vez que os computadores trabalham com informação em forma binária, era necessária uma ponte na qual a informação também circulasse de forma binária. Uma vez que os computadores estão, hoje, inseridos em todos os setores da sociedade, a rede se tornou um poderoso instrumento de conexão que liga o mundo inteiro sobre uma grande teia.

   Existem três características muito importantes em um sistema de comunicação de dados:

  1. Delivery: a garantia da entrega dos dados, tal como se ele será entregue no endereço certo são coisas importantes para se considerar. Tudo gira em torno da correta entrega dos dados.
  2. Confiabilidade: se o sistema não for capaz de tratar de dados modificados ou corrompidos, talvez o destinatário não receba o tão esperado pacote.
  3. Atraso(delay): em alguns casos, o atraso não é sentido. Isso baseia-se muito sobre qual protocolo estará sendo usado. Se a ordem de chegada dos dados não for algo importante, é relevante, mas no caso de transmissões multimídia, por exemplo, os atrasos não são desejáveis.

Em um sistema básico de comunicação, a informação a ser transmitida é chamada de mensagem. Ela pode ser compota por números, figuras, texto, áudio, vídeo, ou a combinação de qualquer um desses. O dispositivo que envia a mensagem de dados é o transmissor. O que recebe a mensagem é o receptor. Para chegar do transmissor ao receptor, esses dados precisam viajar por um caminho físico e, seja esse qual for, é denominado meio.

Para que todas essas tecnologias diferentes consigam se entender e se comunicar de forma harmônica é necessário o uso de protocolos. Os Protocolos são conjuntos de regras e convenções que controla a conexão, transferência e comunicação entre dois dispositivos em rede.

[pic 1]

O fluxo de dados pode correr de três maneiras diferentes, dependendo do tipo de comunicação usada.

Numa comunicação Simplex, apenas um dos dispositivos é capaz de transmitir de dados e outro apenas recebe. Numa comunicação Half-duplex, os dois dispositivos poderão transmitir, mas nunca ao mesmo tempo. Numa comunicação Full-duplex, os dois dispositivos estão aptos a transmitir ao mesmo tempo, enviando sinais em direções opostas.

Simplex:

[pic 2]

Half-duplex:

[pic 3]

Full-duplex:

[pic 4]

A forma com que as redes são interligadas fisicamente e logicamente é chamada de Topologia de Redes. A topologia física está relacionada ao layout físico. A topologia lógica é a forma com que os nós de conexão se comunicam. A seguir, veremos algumas dessas topologias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (337.3 Kb)   docx (136.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com