TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade nos processos de desenvolvimento de software

Projeto de pesquisa: Qualidade nos processos de desenvolvimento de software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

Atps do Prof : Thiago

Etapa 2:

Passo 1: Ter qualidade nos processos do produtos de engenharia de Software analise de requisitos tem o objetivo de tratar do processo de definição dos requisitos de software. Para isso todas as etapas de desenvolvimento precisam ser criteriosamente elaborada e desenvolvidas, de um jeito que a equipe de desenvolvimento compreenda exatamente o que é esperado da aplicação a ser construída , Os integrantes do projeto também deve se preocupar-se com o desempenho e com a interface exigido pelo nosso cliente esse processo deve ser lidado com diferentes ponto de vista e usar uma combinação de métodos ferramentas e pessoal para poder solicitar analise e a modelagem do programa a ser desenvolvido .Os requisitos tanto para o software e tanto para o sistema devem ser documentados passo a passo e revisto com o cliente.

Requisitos Funcionais:

Os requisitos funcionais é o comportamento do sistema,suas ações para cada entrada e ele descreve as funcionalidades as quais se espera que o sistema forneça eles dependem do tipo de software que esta sendo desenvolvido e dos usuários de software que se espera atingir.

Requisitos Nâo funcionais:

Os requisitos nâo funcionais nâo sâo ligadas diretamente com as funções fornecidas pelo sistema. Em tudo que se preocupam com padrões de qualidades como confiabilidade e desempenho como segurança usabilidade portabilidade legibilidade e qualidade entre outros etc. eles sâo muitos importantes pois definem se o sistema sera muito eficiente para a tarefa que se foi proposto a fazer.

Passo 2: Metodos de conversação:

O método de conversação fornece um meio de comunicação verbal entre 2 pessoas ou mais, sendo uma forma natural e geral de expressar as ideias e necessidades e responder as perguntas é bastante eficaz para identificar e compreender as necessidades do entrevistado.

1.0 Entrevistas (interviews): A entrevistas é umas das técnicas mais tradicionais e simples de ser utilizar e que produz bons resultados no começo de tudo e obtendo os dados. O entrevistador tem que expor algum espaço ao entrevistado para ele falar das suas ideias e suas necessidades é uma discussão do projeto com diferentes pessoas do grupos de pessoas.

Vantagem:

Com um plano geral bem elaborado corretamente o analista terá alguma facilidade em descobrir que informação o usuário está mais interessado e usar um estilo mais adequado ao entrevistar. E também poderá alterar o curso da entrevista de forma a obter informações sobre aspectos importantes que nâo tinham sido previstos no planejamento da entrevista.

Desvantagens:

Podem ocorrer alguns desvios de curso no decorrer da entrevista ou consumir mais tempo e recursos com a sua realização é necessário ter algum tratamento mais diferenciado ao entrevistado e também ter um plano de entrevista mais adequado para que nâo haja dispersão do assunto principal . para que a entrevista nâo fique longa e deixando o entrevistado cansado e nâo produzir bons resultado no final.

1.1 Work Shop:

Trata - se de uma técnica de elicitaçâo em grupo usada em algumas reuniões mais estruturada. Que faz parte de um grupo de analistas e uma seleção dos stakeholders que representa melhor a organização e o contexto em que o sistema sera usado,obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.

Vantagens.

Ter um conjunto de requisitos bem definidos trabalhar em equipe tornando o levantamento de requisitos mais eficaz baixo custo e um tempo de resposta mais rápida em menos tempo.

Desvantagens

Pode ser convocado por dia e horário pode ocasionar problemas no presenciais dos stakeholders e nâo abre caminho para ideias externas além da equipe de analista de dados.

1.2 BrainStorming:

E usado normalmente em workshops, após serem produzidos as documentações que refletem os requisitos e decisões tomadas sobre o sistema a ser desenvolvido seu objetivo é ser apresentado o problema e a necessidade do grupo e assim tentando achar algumas soluções.

Vantagens:

Varias cabeça pensam melhor do que 1 pode surgi varias ideias que podem ser colocado em pratica e pode generalizar as participações dos membros do grupo.

Desvantagens:

Disponibilidade de todos pode inviabilizar o levantamento de dados.

1.3 questionario: essa técnica quando temos uma quantidade grande de pessoas para extrair as mesma informações,questões sâo dirigidas por escrito aos participante com o objetivo de ter a mesma opiniões das mesmas questões

Vantagens:

Um grande numero de pessoas e menores custos e permitirem que os participante respondam no momento em que achamos conveniente.

Desvantagens

Os resultados sâo bastante críticos em relação ao objetivo pois as perguntas podem ter significados diferentes a cada participante questionado.

1.4 Grupo focal é um grupo de discussão informal e de tamanho pequeno de ate 12 pessoas com o proposito de obter informação de qualitativa em pronfudidade, e as pessoas sâo convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto.

Passo 3

Requisitos Funcionais

Requisito descrição prioridade

RF01

RF02

Requisitos nâo funcionais

Requisito Descriçâo Prioridade

RF01

RF02

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »