TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 1º Semestre UNIP Ciencia da Computação

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  1.468 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade paulista

Atividades práticas supervisionadas:

Reciclagem

Sorocaba

2015

Atividades práticas supervisionadas:

Reciclagem

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas para obtenção de conclusão do semestre no curso de Ciência Da Computação apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador:

Sorocaba

2015

Atividades práticas supervisionadas:

Reciclagem

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas para obtenção de conclusão do semestre no curso de Ciência Da Computação apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador

Aprovado em:

____________/___/___

Universidade Paulista - UNIP

Nota: _________

introdução

Diante dos problemas atuais da sociedade, reciclagem é um tema que pode ser explorado e utilizado dentro do Desenvolvimento Sustentável. Reciclar é nada mais do que transformar objetos usados e que não serviriam mais para uso em materiais novos para o consumo. Esta necessidade foi despertada quando a sociedade verificou a necessidade de realizar ambientes de consumo sustentáveis, a partir do aumento da produção e do consumo.

Além de reutilizar matérias novamente, a reciclagem também contribui com a diminuição da quantidade de lixo, diminuindo assim o impacto no ambiente, além do qual a reutilização tem influencia no fator socioeconômico.

Processos de reciclagem

Coleta Seletiva

Coleta seletiva é nada mais do que o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo orgânico. Previamente estão distribuídos por ruas, escola, hospitais, etc., fontes geradoras de lixo reciclável que são os coletores coloridos, onde cada uma das cores possui o papel de discriminar qual o tipo de lixo se adequa a elas e também evitando assim a contaminação dos recicláveis e diminuindo os gastos com o separo posteriormente.

Figura 1 – Coletores Reciclável

[pic 1]

Fonte: http://grupoimoveis.com.br/ (2015)

Facilitando assim o processo de separação, usando cores e símbolos em que cada qual é especifico para um determinado material.

O coletor verde é o destinado aos vidros, assim entrando como o lixo copos, garrafas, vidros coloridos, frascos de remédio, jarras, etc.

Vermelho é a cor do coletor destinado aos plásticos, que recebem embalagens de alimentos e produtos de limpeza, tampas, brinquedos, peças plásticas, etc.

Os papéis são descartados no coletor azul, onde entram com papeis os jornais, papelão, papel branco, revistas, impressos, folhas de escritório, cartolinas, embalagens de papel, etc.

E por ultimo o branco é destinado aos demais lixos não recicláveis como os orgânicos.

Limpeza e Seleção

Após a separação e a coleta do lixo pelos caminhões de coleta seletiva vem a etapa de limpeza e seleção onde os matérias são analisados e selecionados se estão aptos a serem ou não reciclados, passando por um processo de limpeza caso seja necessário.

Figura 2 – Limpeza e Seleção
[pic 2]
Fonte: http://img.cruzeirodosul.inf.br/ (2015)

A seleção é realizada principalmente na coleta de lixo reciclável dos domicílios por não haver uma separação caseira. Os materiais são separados entre vidros, plásticos, papéis e metais, após este processo os produtos são compactados e destinados às indústrias responsáveis pela industrialização.

Indústrias

Após a seleção e limpeza a usina de reciclagem tem o papel de transformar o lixo em matéria-prima, essa que por sua vez é utilizada na produção de novos produtos que são comercializados normalmente, fazendo da reciclagem um ciclo.

Após a recepção dos materiais que foram coletados por cooperativas ou mesmo por outras empresas especializadas na coleta as matérias vão para o setor de triagem, onde são separados de acordo com cada tipo de resíduo.

A triagem é um passo muito importante pois muitas vezes o material recebido não são passiveis de reciclagem ou estão em um estado muito debilitado impossibilitando a sua reutilização.

Após a triagem o material a ser reutilizado é prensado, após a prensa ele é direcionado ou vendido para varias empresas que necessitam destes materiais para a fabricação de seus produtos.

Figura 3 – Usina de Reciclagem

[pic 3]

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/ (2015)

Consumo

Após a fabricação dos mais diversos produtos com os materiais reciclados os produtos vão para o consumo da população, que após o uso são descartados voltando assim para a coleta e refazendo um ciclo quase infinito formando assim a logística reversa.

Figura 4 – Logística Reversa

     [pic 4]

Fonte: http://www.biozara.com.br/ (2015)

importancia da comunicação na reciclagem

Acompanhando o aumento da população e o crescimento no consumo resultando em um enorme crescimento na produção o que alavanca o aumento no lixo que é produzido, devido essa quantia de lixo que aumenta a cada dia a reciclagem ou a reutilização se tornou crucial para a sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (522.1 Kb)   docx (405.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com