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APS Semestre Ciência da Computação UNIP

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.775 Palavras (20 Páginas)  •  1.706 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA

ALUNO: ANDRESON PEREIRA GOVEIA                        RA: C06196-4

ALUNO: BRUNO PIOVESAN RUIZ                                RA: T14404-3

ALUNO: DANIELA MENEZES TUNES                                RA: C10AIG-7

ALUNO: GABRIEL CAETANO                                        RA: C27AGH-3

ALUNO: STANLEY BARROS MANZANO FREIRE                RA: C05851-3

DESENVOLVIMENTO DE JOGO EM JAVA

SÃO PAULO

2015

ALUNO: ANDRESON PEREIRA GOVEIA                        RA: C06196-4

ALUNO: BRUNO PIOVESAN RUIZ                                RA: T14404-3

ALUNO: DANIELA MENEZES TUNES                                RA: C10AIG-7

ALUNO: GABRIEL CAETANO                                        RA: C27AGH-3

ALUNO: STANLEY BARROS MANZANO FREIRE                RA: C05851-3

DESENVOLVIMENTO DE JOGO EM JAVA

Atividades Práticas Supervisionadas sobre o tema

Desenvolvimento de jogo em JAVA, a ser entregue no 4º

Semestre do curso de Ciência da Computação.

Orientador: Prof.ª Mirian

SÃO PAULO

2015

ÍNDICE

OBJETIVO DO TRABALHO        3

INTRODUÇÃO        4

Java        5

Como Java é executado        6

Sustentabilidade        7

Coleta Seletiva        8

Como separar o lixo reciclável:        8

DESENVOLVIMENTO        10

Java para jogos        10

Escolha do tema do jogo        12

FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO        14

PROJETO DO JOGO        17

CÓDIGO E EXECUTÁVEL DO JOGO        22

OBJETIVO DO TRABALHO

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo utilizando a linguagem Java. Aproveitando o momento em que vivemos, e com ideia de promover a sustentabilidade, fizemos um jogo que caracteriza como certo ou errado as ações efetuadas pelo usuário na coleta seletiva.

Este Jogo visa entreter os usuários mas também disseminar conhecimento e boas ações. Tendo em vista a degradação do nosso meio ambiente e o grande desenvolvimento tecnológico no planeta, nada melhor do que unir este conhecimento para ajudar na contínua luta para conscientização das pessoas.

Para entender melhor o funcionamento do jogo, temos que memorizar as cores das latas seletiva, conforme abaixo:

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Com essa fotografia em mente, conseguiremos dar início a diversão.

O objetivo do jogo é acertar o tipo de resíduo e a cor correta para descarte do material. Conforme o nível de acerto, vão sendo atribuídos pontos até que consiga elevar o nível. Levando em consideração o fator tempo, isso será fácil no começo e ao longo do jogo, com o passar dos níveis, ficará cada vez mais difícil.

O pleno entendimento virá com o desenvolvimento do trabalho, demonstração em telas e usabilidade do jogo.

INTRODUÇÃO

Para termos maior abrangência do assunto, vamos explorar tanto os princípios da linguagem Java como a importância da sustentabilidade para nosso planeta.

Java

Em 1992, a Sun criou um time (conhecido como Green Team) para desenvolver inovações tecnológicas. Esse time foi liderado por James Gosling, considerado o pai do Java. O time voltou com a ideia de criar um interpretador (já era uma máquina virtual, veremos o que é isso mais a frente) para pequenos dispositivos, facilitando a reescrita de software para aparelhos eletrônicos, como vídeo cassete, televisão e aparelhos de TV a cabo.

A ideia não deu certo. Tentaram fechar diversos contratos com grandes fabricantes de eletrônicos, como Panasonic, mas não houve êxito devido ao conflito de interesses e custos. Hoje, sabemos que o Java domina o mercado de aplicações para celulares com mais de 2.5 bilhões de dispositivos compatíveis, porém em 1994 ainda era muito cedo para isso.

Com o advento da web, a Sun percebeu que poderia utilizar a ideia criada em 1992 para rodar pequenas aplicações dentro do browser. A semelhança era que na internet havia uma grande quantidade de sistemas operacionais e browsers, e com isso seria grande vantagem poder programar numa única linguagem, independente da plataforma. Foi aí que o Java 1.0 foi lançado: focado em transformar o browser de apenas um cliente magro (thin client ou terminal burro) em uma aplicação que possa também realizar operações avançadas, e não apenas renderizar html.

Os applets deixaram de ser o foco da Sun, e nem a Oracle nunca teve interesse. É curioso notar que a tecnologia Java nasceu com um objetivo em mente, foi lançado com outro, mas, no final, decolou mesmo no desenvolvimento de aplicações do lado do servidor. Sorte? Há hoje o Java FX, tentando dar força para o Java não só no desktop mas como aplicações ricas na web, mas muitos não acreditam que haja espaço para tal, considerando o destino de tecnologias como Adobe Flex e Microsoft Silverlight.

Em 2009 a Oracle comprou a Sun, fortalecendo a marca. A Oracle sempre foi, junto com a IBM, uma das empresas que mais investiram e fizeram negócios através do uso da plataforma Java. Em 2014 surge a versão Java 8 com mudanças interessantes na linguagem.

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