TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS de Rede

Por:   •  23/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  16.769 Palavras (68 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 68

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

CC4P13 - CC5P13

Desenvolvimento de uma ferramenta para

comunicação em rede

Danilo de Oliveira Dorotheu – B408FA3      

Douglas Rodrrigues Eduardo – B38EJA3  

Mauricio Jose F Oliveira – B54ECG9          

Rogerio Vaz Pereira – 7669216                  

São Paulo

2014

Indice

Objetivo e Motivação

        O objetivo desta atividade é apresentar uma ferramenta multiplataforma de comunicação em rede por meio de sockets, utilizando o procolo TCP para garantir a entrega da mensagem em sua totalidade. Vamos apresentar também, a estrutura necessária que irá permitir esta conexão. Esta ferramenta será capaz de atender uma empresa fictícia do ramo ambiental, facilitando o envio de informações como o código de cadastro, por exemplo. A linguagem de programação utilizada pelo projeto será o JAVA, pois é uma linguagem multiplataforma e simples de ser implementado. Vamos mergulhar nos conceitos de rede e aplicar todos os conhecimentos adqueridos nos primeiros capitulos na construção do mensageiro.

        Convido o leitor a desfrutar deste documento e conhecer o nosso projeto.

Introdução

        

        O leitor seria capaz de imaginar como seria o mundo sem a comunicação instantânea através da internet? Em outras palavras, você seria capaz de imaginar o tempo que levaria para enviar uma carta do Japão para o Brasil? Se esta carta possuísse uma importância relevante de entrega em um prazo máximo de 5 minutos, tal que a sua leitura no Brasil poderia salvar o planeta, estaríamos perdidos.

        Vivemos em um mundo que treinava pombos para enviar cartas aos soldados de guerra, com instruções para levar vantagens sobre a equipe adversária. Era um sistema que continha falhas? Sim. Ineficiente? Não! Pelo contrário, muitas das guerras passadas foram ganhas com a ajuda destes pássaros que hoje são consideradas como praga.

        Porém, este documento não vai falar sobre pombos, mas sim, sobre comunicação instantânea! Sim, este tipo de comunicação tão presente no nosso dia-a-dia, sendo utilizados no nosso trabalho, nas redes sociais, e tantos outros ambientes que necessitam empregar este serviço para transmitir informação sem demora - quase que na velocidade da luz, se isso for possível – para o seu destino.

        Mas voltemos ao passado, quando a Primeira Guerra Mundial necessitava de comunicação urgente para bater o oponente. Estratégias, avisos e alertas eram enviadas por telégrafos, aviões transmissores, telefones de campo e até mesmo, os pombos! E tudo isso leva a crer que, a comunicação foi essencial para o desenrolar da Guerra, já que sem este meio básico, uma série de acontecimentos poderia ter mudado o rumo do mundo em que vivemos hoje.

        Se fizermos uma análise do dia de hoje em relação aos tempos passados de concentrações de guerra, a informação imediata continua sendo extremamente importante para nós. A guerra agora é contra as centenas de empresas que disputam mercado, lançando softwares de comunicação instantânea cada vez melhores, com mais recursos e ferramentas, sejam elas transmitidas pelos smartphones, computadores, tablets, ultrabooks, televisores smart, e milhares de outros equipamentos eletrônicos modernos, que utilizam a rede global chamada Internet.

        E onde os pombos foram parar nesta história toda? Bem, estes pássaros ainda trabalham em alguma parte do mundo, mas estes foram substituídos por softwares como o Pidgin, um mensageiro instantâneo, livre para uso e edição (pois possuí código aberto) e o melhor de tudo: Ele esta disponível para download, sem que você tenha que treiná-lo e correr sério risco de ele ir embora e nunca mais voltar.

        Um mensageiro instantâneo é um software capaz de enviar e receber mensagens de texto, de áudio, vídeos e imagens, podendo ser visualizado e respondido imediatamente pelo contato (ou contatos) que possua(m) cadastro no mensageiro em questão, além de estar adicionado na lista de contatos conhecidos (ou amigos). E por conter esta disponibilidade de serviços, pode ser uma ferramenta interessante para aplica-las em redes sociais, empresas que lidam com o público, grupos de funcionários de uma fábrica, universidades, lojas, enfim... Infinitos ambientes podem empregar um Mensageiro instantâneo, bastando ter como objetivo, a necessidade de comunicação rápida, segura e documentada.

        Com todas estas informações, vamos dar continuídade nos próximos capítulos, apresentando os fundamentos de rede para se criar um serviço deste tipo, as ferramentas necessárias e iniciar o projeto de desenvolvimento do sistema mensageiro.

Fundamentos de comunicação de dados em rede

        Com a necessidade de trocar e compartilhar informações de maneira rápida, sem exigir um alto custo, além de compartilhamento de recursos de hardware e software, surge a rede de computadores.

        Uma rede de computadores é um conjunto de dispositivos interconectados, que possuem a capacidade de trocar informações e compartilhar recursos. No passado, a rede de computadores se resumia a conectar apenas computadores de grande porte e computadores pessoais. Hoje em dia, com a evolução da informática, celulares smartphones, impressoras, tablets, televisores ou qualquer outro dispositivo que consiga transmitir e processar dados são tipos de computadores.

        Podemos tomar uma instituíção de ensino como exemplo: Com a rede de computadores, esta instituíção pode disponibilizar em seu site, informações como as notas dos alunos, disciplinas e matrículas, EAD (Ensino a distância) e mais uma infidade de facilidades que pode facilitar serviços que até então, levariam mais tempo se não desta forma. Uma empresa pode colocar informações a ser compartilhadas entre os seus funcionários, parceiros, acionistas e clientes em geral. Esta mesma empresa pode compartilhar hosts como impressoras por todos os funcionários de um determinado departamento, ou até mesmo, compartilhar recursos de softwares, sem que estes fiquem isolados em um único computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.3 Kb)   pdf (759.2 Kb)   docx (774.3 Kb)  
Continuar por mais 67 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com