TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA COMUNICAÇÃO EM REDE

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA

COMUNICAÇÃO EM REDE

Nome: Adriano Siqueira

RA: C4967B-2

Turma: CC5P18

Nome: Henrique Archangelo

RA: B78025-8

Turma: CC5P18

Nome: João Carlos

RA: C6620J-4

Turma: CC5P18

Objetivo         3

Introdução        4

História                                                                                                                        4

Fundamentos da comunicação de dados em rede                                                    6

Plano de desenvolvimento da aplicação                                                       9


        

Objetivo

O objetivo do nosso projeto é desenvolver uma ferramenta para comunicação em rede, utilizando as primitivas de transporte, essas primitivas são denominadas de SOCKET.

Por essas primitivas é possível acessar vários protocolos da camada de transporte, dentre eles TCP e UDP.

Sockets garantem a intercomunicação bidirecional entre processos, executando localmente ou em máquinas conectadas através de uma LAN/WAN.

Introdução

História

        Desde que o computador foi criado e seu valor reconhecido, ele se tornou uma ferramenta indispensável em nosso cotidiano. Seja qual for a tarefa, não importando sua área de operação, ele está presente em todas elas. Sua aplicação se tornou quase absoluta de tal forma que nos dias atuais é praticamente impossível encontrar alguma profissão ou empresa que não faça uso desse equipamento.

        Mesmo com essa gigantesca revolução, com o passar do tempo, profissionais da área de tecnologia se depararam com uma nova situação, a de que os computadores compartilham o mesmo ambiente. Da mesma forma como as pessoas podem trabalhar juntas para executar tarefas, foi pensado o seguinte, por que não fazer com que os computadores façam o mesmo?

        A partir daí nasceu o conceito de redes de computadores, uma nova tecnologia que posteriormente desencadearia uma nova revolução e rapidamente se tornou uma subárea da computação. Seu propósito é de interligar máquinas distintas independente de suas localizações físicas e fazer com elas troquem informações entre si.

Na década de 1960, o primeiro serviço de e-mail foi criado, com a promessa de mudar a forma como as pessoas interagiam entre si por meio do computador. Isso abriu uma série de portas e possibilitou o desenvolvimento de serviços extremamente úteis que, mesmo sem perceber, usamos quase o tempo inteiro no dia a dia.

Esses serviços variam desde avançados serviços de correio eletrônico, como gmail e hotmail, passando por aplicativos de bate papo, como WhatsApp e Allo, até chegar nas gigantescas redes sociais, como Facebook e Google Plus.

        Nos dias atuais esses programas e serviços são tão comuns que fazemos uso deles de forma quase imperceptível, ora por meio dos clássicos computadores, ora pelos modernos aparelhos smartphones, seja qual for o meio, eles sempre estão presentes, executando de forma silenciosa e nos auxiliando diariamente.

Fundamentos da comunicação de dados em rede

São várias as definições possíveis para uma rede de computadores. Iremos adotar a seguinte definição: “Modelo computacional no qual um grande número de computadores, separados e independentes entre si, mas interconectados, realizam tarefas autônomas ou cooperativas”.

Uma rede de computadores é composta de três elementos básicos: hosts, meios de transmissão e roteadores. Ao conjunto dos roteadores e dos meios de transmissão dá-se a denominação de sub-rede. A sub-rede normalmente é operada por uma concessionária de serviços de telecomunicações como, por exemplo, a Embratel (dentre outras).

  • Hosts são os equipamentos que geram os dados a serem transmitidos e os equipamentos que recepcionam estes dados. Serão designados por transmissores e receptores respectivamente.
  • Meios físicos são todos aqueles por meio dos quais os bits transmitidos trafegarão: cabos de cobre, cabos de fibra óptica, links de microondas, links de satélite, etc.
  • Roteadores são computadores especializados que, ao receber dados por uma linha de entrada, devem encaminhá-los a determinada linha de saída. É um equipamento de comutação e cada um deles se constitui num nó da rede.

As redes são organizadas em topologias, isto é, na forma pela qual os seus nós são interligados. Duas das topologias usualmente adotadas são aquelas montadas na forma de barramento e na forma de anel , mas há várias topologias possíveis.

                                        [pic 2]

                                     [pic 3]

As principais tecnologias de transmissão são: Links de difusão (broadcasting) e Links ponto a ponto (peer to peer).

 

A transmissão por difusão é onidirecional, isto é, a transmissão é dirigida para todos os lados da antena. Já a transmissão ponto a ponto, como o próprio nome diz, interliga apenas dois pontos definidos.

 

O software de rede é altamente estruturado, criando hierarquias de protocolos. Para reduzir a complexidade do projeto do software, a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas, colocadas uma sobre as outras. O objetivo de cada camada é oferecer determinados serviços às camadas superiores, isolando essas camadas dos problemas a serem resolvidos por ela. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (465.9 Kb)   docx (811.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com