TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS de Redes 5° Semestre

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.915 Palavras (32 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 32

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos apresentar um projeto de rede para comunicação de dados, desde sua estrutura, funcionamento, falhas e valores, que será implantado na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o intuito de saber e assim sanar as atividades industriais que estão gerando a poluição do Rio Tietê, desde sua nascente em Salesópolis (SP), até a sua passagem pela região da grande São Paulo. Para que essa informação seja obtida, não adianta apenas a implantação dessa rede, necessita também a participação e a conscientização da população, para que esse problema seja solucionado.

Com essa rede será proporcionado o contato direto da população com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, onde as pessoas irão encaminhar ocorrências através de e-mails, telefone ou do próprio site, que chegaram direto na central, através da infraestrutura que este trabalho visa projetar, possibilitando assim que o problema não se alastre e que a cidade desfrute de um rio mais limpo, penalizando as indústrias que estão acabando com um bem do nosso meio ambiente e do nosso país.  

OBJETIVO GERAL

Este projeto tem por objetivo ajudar o estado a frear a degradação do rio tiete e da natureza, com a elaboração de um projeto logico de rede para atender a aplicação que será utilizada pela sociedade para notificar a secretaria sobre indústrias poluindo o rio tiete com seus resíduos. Outro ponto muito importante do projeto é o trabalho paralelo que o estado criou entre sociedade x estado. Pois de nada vale o projeto sem a colaboração da sociedade e do trabalho do estado para por um fim na poluição ao rio tiete.

O foco principal para elaboração do projeto foi às indústrias, pois com os resíduos que sobram com a criação de deus produtos, estes são jogados direto no rio tiete. Com o projeto finalizado a sociedade poderá manter um contato direto com a secretaria, podendo assim através do aplicativo desenvolvido notificar a secretaria quais as indústrias estão colaborando para a poluição do rio tiete e assim o estado poderá notificar tais indústrias e até aplicar multas para regularização do problema.

Qualquer pessoa terá acesso ao portal ou aplicativo da secretaria para abrir uma ocorrência e notificar que tal empresa está jogando resíduos no rio tiete. Um dos pontos principais do projeto de rede é que toda a informação fica centralizada em um único banco de dados, reduzindo assim redundância de informações.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Esse trabalho foi criado com o intuito de aprimorarmos o conhecimento acadêmico e profissional, com a criação de um projeto redes de computadores, pois além de ser um dos critérios do projeto, é uma forma de nos aperfeiçoarmos e de adquirirmos um conhecimento maior sobre o conteúdo.

Para que se possa montar um projeto de redes, deve ser pensado em três critérios: o primeiro é o motivo que essa rede vai ser construída e como a empresa deseja utiliza - lá, o segundo critério é passar a ideia da equipe para um diagrama lógico de rede, apontando todos os componentes dessa rede e o terceiro e um dos mais importantes é o orçamento, onde a equipe deve verificar se ficou dentro do orçamento proposto pela empresa ou não. Nesse projeto foram levantados todos esses critérios para que a rede possa funcionar em perfeitas condições.

Ou seja, ao finalizar o projeto proposto, todos os integrantes do grupo estarão aptos a desenvolver um projeto de rede para qualquer organização do mercado de trabalho, desde que siga todas as regras e principalmente o planejamento.

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDE:

A comunicação dos dados em rede vai ser extremamente útil para que a secretaria fique informada sobre toda a situação do rio tiete, já que nos dias de hoje a melhor maneira de levar informações para as empresas é através da rede.

Devido a isso a comunicação dos dados vai ser útil para que a secretaria receba e mande novas informações para a empresa que está cuidando da poluição do rio e essas informações devem ser trocadas de maneira rápida e eficaz para que não tenha perda de dados e também perda de tempo esperando que a informação até a chegada da informação, e também para que outras empresas, a população saiba da situação devemos estar sempre informando sobre a situação para que todos saibam o que está ocorrendo e para que isso ocorra devemos ter um esquema de rede bem planejado fazendo com que a informação chegue na secretaria com integridade dos dados, confiabilidade e com uma certa rapidez colaborando para que novas medidas sejam tomadas em favor do rio.

A comunicação de rede nesse caso ela é muito importante, já que a informação irá passar na mão de diversas equipes que irão relatar sobre a poluição causada no rio desde a sua nascente até chegar à secretaria, as equipes terão que relatar em cada parte do rio a situação sobre quais as atividades de indústrias que estão causando a poluição e isso gera um grande tempo até que a analisa esteja completa e seja enviada para secretaria, devido a demora em terminar as análises necessárias, as informações devem ser enviadas de maneira rápida e confiável.

A rede que está sendo criado vai ser muito eficiente para que as informações sejam enviadas com rapidez, mantendo a integridade dos dados e dando mais confiabilidade, a secretaria do meio ambiente precisa que as informações estejam sempre sendo atualizadas sobre a situação das industrias que estão poluindo o rio e principalmente sobre o rio tiete e tendo essa necessidade de estar sempre com as informações atualizadas, a secretaria do meio ambiente deve ter uma rede que atenda todas as suas necessidades fazendo com que não tenha perda de tempo à espera de informações, dados que podem ser perdidos durante a comunicação e devido ao trabalho de extrema importância foi criada uma rede pensando em todos esses possíveis problemas, fazendo com que a secretaria tenha sempre os dados desejados para análise e decidir quais providencias deverão ser tomados para que o rio tiete volte a ser como era antes.

As informações que serão enviadas para a secretaria do meio ambiente passaram por diversas equipes que estarão trabalhando em todas as partes do rio, são muitas equipes que ficam desde a nascente do rio até o final e cada equipe faz uma análise sobre o rio e essa análise feita pelas equipes é enviada para a secretaria do meio ambiente e essa comunicação passa por etapas para que chegue da melhor maneira possível aos fiscais da secretaria.

Esse trabalho com as equipes e a secretaria do meio ambiente vai ser da seguinte maneira, as equipes irão às indústrias fazer análises da situação, se a indústria está despejando lixo no rio tiete. Feito as análises deverão ser enviadas as informações para a secretaria, via e-mail, site, aplicativo, transferência de arquivos ou comunicação multicast.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (516.5 Kb)   docx (381.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com