TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS BAnco de dados

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 1:

Arquivo de texto

SGDB

Vantagens

Desvantagens

Vantagens

Desvantagens

Menor investimento

Inconsistência e redundância de dados

Organização rápida

Segurança(Se falha pode comprometer o sistema todo não apenas algumas partes, mais sim todos os dados ali contidos )

Facilidade em aprendizado a quem usa e suscetível  a mudanças

Dificuldade de acesso

Fácil acesso a informações contidas

Custo

Não requer muito aprendizado

Isolamento de dados

Amplo espaço de memória

Não necessita uso de SGBD’s

Problemas com integridade

Localização rápida de informação ,relações entre informações evitando tempo de pesquisa

Segurança

Seguro

Compartilhamento de dados (mais de uma pessoa pode acessar a mesma informação)

Modelo de dados:

  O modelo de dados como sendo o primeiro passo de um projeto de banco de dados , tende a organizar todas as entidades e relacionamentos, contendo todas as informações básicas . Ele é um tipo de planta ou plano de oque fazer no sistema, oque ele vai conter e suas relações, toda uma guia pra facilitar os próximos passos.

Exemplos de modelos de dados:

Modelagem conceitual:  Considera especialmente o ponto de vista do usuário, não exige muito conhecimento técnico do usuário.

Modelagem lógica: É mais detalhado e expandido, são abertas novas colunas.

Modelagem física: Mostra as funcionalidades e analise dos requisitos.

Banco de dados no modelo Hierárquico:

Softwares: DB2,MySQL,Oracle.

Ele é um dos mais antigos SGBD, normalmente usado em “Mainframes” , é estruturado em pirâmide tendo um topo chamada de registro raiz onde tudo começa e vai descendo de acordo com a área em que vocês esta consultando ou preenchendo ela, que são chamadas as próximas colunas de “Ramos” de acordo com a hierarquia da empresa. Tendo como fundamento também que, cada filho tem apenas “um pai”, que mostra que cada galho que vai se descendo deve vir apenas de um mesmo lugar do exemplo de uma empresa mesmo, o gerente terá as informações  só dele e assim vai abaixando e fazendo novos galhos, mas acima ele não tem raio de ação, pois, ele veio de um outro galho.

Banco de dados no modelo de Redes:

Softwares: FireBird, Zope Object Data Base,

Bem semelhante ao modelo hierárquico, mantendo a semelhança hierárquica só que ao invés de usar o medo de uma pirâmide ele mais se assemelha a uma teia de aranha cheia de ligações de registros e outra mudança fundamental que ao invés de usar o termo pai usa-se o termo proprietário, que podem ser mais de um e os filhos são denominados de  membros, então, assim cada membro pode ter mais de um proprietário assim dando mais voltas e aumentando o tamanho da teia. E também são usados em mainframe, e ainda tem suas limitações como o numero de ligações feitas de um registro e outro, e os bancos de dados em redes devem ser milimetricamente programados e com antecedência para que todas as lacunas impostas devam ser sanadas.

Modelo de banco de dados relacional:

Softwares: Informix, POSTGRESQL, HSQLDV, Sybase, Microsoft SQL Server.

Como o próprio nome já mesmo diz, ele se baseia em relações entre tabelas, ligações e intepretações feitas através de suas relações usando campo chave (PK) e Chave estrangeira (FK).Cada tabela se liga por meio das FK’s(Foreign key ) e suas Pk’s(Primary key) chamadas de relações , e por isso é conhecido por sua flexibilidade. Tupla é com se chama as linhas, atributos é como se chamam as colunas ou campos. Essa modelo de banco de dados se relaciona de forma organiza como um tabela que tem sua Pk com o nome de uma pessoa que precisa receber seu FTGS por exemplo ai vem o uso da chave forasteira, que de imediato pega o código da pessoa  e puxa outra tabela que esta contida os dados da pessoa e quanto ela precisa receber, assim diminuindo o caminho. E uma grande vantagem dela é que por sem separa por tabelas de certa forma independentes, caso mude algo em uma tabela não mudara ou comprometera o sistema todo, será feito a mudança ali e poucas tabelas serão mudadas, já em outro modelos de banco de dados cada mudança em uma e de suas informações pode mudar todo o resto . Sua grande desvantagem é o tempo de busca pela informação, comparado com os demais métodos é muito grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (395.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com