TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco de Dados 1

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 7

RELATORIO 01

RECURSO

FIREBIRD

POSTGRESQL

SQL

SERVER

MYSQL

Transações

Sim

Sim

Stored Procedures
(incompatíveis com 
ODBC)

Sim

Sim

Sim

Sim

Triggers

Sim

Sim

Sim

Sim

Integridade referencial

Sim

Sim

Sim

Sim

Consultas aninhadas (subselects)

Sim

Sim

Sim

Sim

Outer Joins

Sim

Sim

Sim

Sim

Funções agregadas (count, sum, avg, …)

Algumas

Muitas

Muitas

Muitas

Recursos para OLAP/Data Wareouse

Não

Não

X

Sim

Extensões Orientadas a Objetos

Não

Sim

Não

Não

Servidor baseado em múltiplos processos

Sim (CS)

Sim

Sim

Sim

Servidor baseado em múltiplas threads

Sim (SS)

Não

Sim

Sim

Acesso direto, sem servidor

Sim (CS)

Não

Não

Não

Um arquivo por tabela

Não

Sim

Não

Sim

Um arquivo por BD

Sim

Não

Sim

Não

BD ocupando vários discos

Não

Sim (via SQL)

X

X

Liberação automática de registros deletados

Sim

Não

X

X

Servidor estável em Windows

Sim

Sim

Sim

Sim

Servidor em Netware

Não

Sim

Sim

Sim

Banco de Dados ou também pode ser chamada Base de Dados nada mais é quando tenho uma coleção de dados interligados sobre um especifico domínio, quando é possível agrupar informações de um mesmo assunto e essas informações se relacionam, de forma a criar algum sentido e trazer uma maior eficiência durante um estudo ou pesquisa.

As empresas de hoje são muito dependentes deste sistema, hoje ele é considerado a principal peça dos sistemas de informação e podem existir por vários anos sem precisar modificar sua estrutura, um banco de dados é operado pelo Sistema Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).

Os SGBDs são softwares capazes, graças a seus recursos, de manipular as informações de um bando de dados e interagir com os usuários que estão sempre acessando estes dados. Como exemple de alguns SGBDs temos o Oracle, Sql Server, DB2, PostgreSQL, MySQL, Access, Paradox, FireBird, entre outros.

Antes do surgimento dos SGBDs na década de 70 aplicações eram gerenciadas pelo sistema de arquivos do próprio sistema operacional onde eram armazenadas suas informações. A partir da década de 80, as aplicações SGBD passaram a dominar o mercado e foram se fortificando, hoje se pode dizer que é utilizado somente ele.

Um modelo lógico de banco de dados deve mostrar as ligações entre as tabelas, às chaves primárias e os componentes de cada tabela. Para o uso operacional o modelo lógico deve:

  • Conter informações das entidades, atributos e relacionamentos.
  • Conter abreviados e por extenso os nomes de entidades e atributos de acordo com o padrão adotado na organização.
  • O Negócio (Ramo) deve ser representado fielmente e não necessariamente a base de dados desejada.

A principal vantagem em se trabalhar com banco relacional comparado ao de arquivo é a segurança dos dados em relação a atributos. Em um banco relacional o próprio banco controla os lançamentos e modificações do banco, restringindo de modo que somente é aceito estes dados se eles coincidirem com o que foi requisitado.

Se em um banco de dados eu for cadastrar uma cidade, cada estado é atribuído por uma chave, ao tentar cadastrar uma cidade e colocar uma chave que não está atribuída na minha tabela estado ela não será aceita, pois não terá relacionamento com a tabela cidade. Se tentarmos fazer o mesmo procedimento com o banco de arquivo ele aceitara e posteriormente quando for associar os dados essa cidade não estará disponível.

Utilizaremos o Mysql, ele é um (SGBD) que utiliza linguagem SQL e por se tratar de um banco de dados “software livre, onde não há necessidade de compra de licença desde que não haverá a venda do software onde a necessidade de utilizar o mysql , tratando de um SGBD estável e com desempenho excelente em aplicações desktop e aplicações para web, outro fato importante na utilização do Mysql  e Sua facilidade maior para programação, tem funções mais simples, pode ser totalmente modificado, e também por estar em  constante desenvolvimento. Embora seja um dos bancos de dados mais utilizados no mundo, ainda se encontram alguns bugs, que são resolvidos com atualizações frequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com