TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco de Dados

Por:   •  14/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sistemas de Banco de Dados

TAGUATINGA, SETEMBRO DE 2014.

BSI – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA 4AD

DIEGO RAMON DE SANTANA COSTA – 6820477283

LUCAS VANINE VIEIRA – 9977023939

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Sistemas de Banco de Dados

Prof. Rodrigo Hagstrom

TAGUATINGA, SETEMBRO DE 20

Sumário

Sumário        3

Introdução        4

Relatório 01- Banco de Dados        5

Modelo Entidade-relacionamento        5

Análise de requisitos        5

Modelo Conceitual        6

Modelo Lógico        6

Modelo Físico        6

1.1 Análises dos requisitos da estrutura.        6

1.2 Projeto Conceitual        8

1.3 Projeto Lógico        8

1.4 Projeto Físico        10

Relatório 02- Estrutura do Banco de Dados        10

Tabelas        10

Povoamento das tabelas        11

Comando Select        12

Comando Update        15

Comando Alter Table        16

Comando Delete        18

Bibliografia        20

Introdução

        A linguagem SQL é utilizada para manipular bases de dados relacionais. Com ela é possível inserir, atualizar, eliminar registros e tabelas, unir tabelas, dentre outras funções.  A SQL utiliza uma série de instruções simples para efetuar todas as operações na base de dados.

        Esse trabalho tem por objetivo criar, povoar, atualizar um banco de dados de uma padaria e com isso demonstrar as principais funções utilizadas em um banco de dados relacional, sendo eles o comando create, insert, select, delete, drop, update, where,  dentre outros.

        Com isso, damos ênfase na parte básica e principal no estudo envolvendo banco de dados.

                                        

Relatório 01- Banco de Dados

Modelo Entidade-relacionamento

Um modelo de entidade-relacionamento é uma maneira sistemática de descrever e definir um processo de negócio. O processo é modelado como componentes (entidades) que são ligadas umas as outras por relacionamentos que expressam as dependências e exigências entre elas, como: um edifício pode ser dividido em zero ou mais apartamentos, mas um apartamento pode estar localizado em apenas um edifício. Entidades podem ter várias propriedades (atributo) que os caracterizam. Diagramas criados para representar graficamente essas entidades, atributos e relacionamentos são chamados de diagramas entidade-relacionamento.

Um modelo entidade-relacionamento é normalmente implementado como um banco de dados. Nos casos de um banco de dados relacional, que armazena dados em tabelas, as próprias tabelas representam as entidades. Alguns campos de dados nestas tabelas apontam para índices em outras tabelas. Tais ponteiros representam relacionamentos.

Análise de requisitos

A primeira etapa do projeto de banco de dados é a identificação de dadosdos requisitos que o banco de dados deve atender. Nessa fase, realiza-se entrevistas com as pessoas envolvidas no processo, cria-se um descrição textual macro do processo (mini-mundo), modelos externos que devem ser entendido por todos. Enfim, este é o momento em que as regras de negócio devem ser identificadas.

Se a fase de análise de requisitos for mal executada e se identificar regras de negócio que não representam a realidade, tudo que for feito em seguida no projeto será perda de tempo. Por isso, essa é considerada a parte mais importante do projeto. Exitem dois tipo de requisitos que é Funcional e o Não funcional.

  • Requisitos Funcionais: descreve uma função que é esperada do sistema, ou como o sistema se comporta. Sua especificação deve determinar “o que” o software deve fazer, e não “como” fazer e dependem do conhecimento dos usuários sobre o negócio em si.
  • Requisitos Não funcionais: Descrevem os atributos do sistema ou do ambiente do sistema, relacionados a aspectos como usabilidade, confiabilidade, desempenho, segurança, suportabilidade, etc. Atuam como critérios na seleção ou composição de uma arquitetura e devem ser identificados e priorizados o quanto antes, dada a possibilidade de conflito entre eles.

Modelo Conceitual

O projeto Conceitual se baseia na especificação de requisitos. O modelo Conceitual é uma descrição de alto nível do banco de dados de forma independente de implementação num sistema de gerenciamento. O modelo conceitual registra os dados que podem aparecer no banco de dados, porém não registra como estes dados estão sendo armazenados.

A técnica mais difundida do Modelo Conceitual é a abordagem entidade-relacionamento, onde nesta técnica o modelo conceitual é representado através de um diagrama chamado diagrama entidade-relacionamento. É importante frisar que nesta fase descreve-se o conteúdo de informação e não a estrutura onde elas serão armazenadas (tabelas, colunas, visões, entre outros).

Modelo Lógico

O Modelo Lógico é a descrição das estruturas que são armazenadas no banco de dados que resulta na representação gráfica dos dados de uma maneira lógica, onde também nomeia os componentes e ações que exercem uns sobre os outros. No modelo lógico os objetos, suas características e relacionamento têm representações de acordo com as regras de implementação e limites impostos por algum tipo de tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (441.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com