TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Fundamentos da Análise Orientada a Objetos

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Etapa 01

Passo 1.1 --------------------------------------------------------------------------------------- 03

Passo 1.2 ---------------------------------------------------------------------------------------- 04

Passo 1.3 ---------------------------------------------------------------------------------------- 05

Passo 1.4 ---------------------------------------------------------------------------------------- 06

RESUMO 1.1 - Conceitos Gerais de Engenharia de Software.

Todos países depende de sistemas complexos, os software devem ter um custo adequado e ter uma alta qualidade, o seu bom funcionamento é essencial para a economia nacional e internacional, pois as empresas estão cada vez mais se automatizando fazendo que a mesma dependa cada vez mais deles.

O sistema é algo que não pode ser tocado como por exemplo com as mãos, devido a isso ele não é limitado, em alguns casos podendo se tornar extremamente difícil de ser entendido.

Em sua maioria software tem definição muito restrita já que na boca do povo é mais conhecido como programa de computador, mas o mesmo é composto por : vários conjuntos de programas separados cada um com uma função, arquivos de configuração e documentação de usuários.

A engenharia de software vai desde sua especificação que é as pesquisas, entrevistas com funcionários, verificar qual vantagem que o sistema vai trazer para a empresa e qual é a necessidade do mesmo, até os passos finais que seria uma manutenção. Para todo processo de software existem 4 principais atividades a serem desenvolvidas são elas: Especificação, desenvolvimento, validação e evolução.

Para se ter um bom software á características que o mesmo deve ter, o mundo cada vez mais vem evoluindo e as pessoas também por isso cabe o mesmo ter uma facilidade na manutenção, o programador deve ter confiança em seu sistema, já que o mesmo vai estar diretamente ligado com as finanças da empresa e de seus clientes, o mesmo deve ser rápido em seu tempo de resposta e não ocupar tanto espaço por exemplo em memórias ter uma interface feita exclusiva para o usuário e de fácil entendimento o funcionamento do mesmo, fazer com que qualquer pessoa com algum grau de conhecimento em informática possa utilizá-lo.

Os desenvolvedores tem que lhe dar com vários desafios e devem saber trabalhar eles antes de sua entrega final, cada computador tem seus componentes próprios, os desenvolvedores devem está preparados para como exemplo se o software vai rodar em todos sistemas operacionais utilizados na atualidade, qual será a rede a ser utilizada entre outros, o prazo de entrega também preocupa, pois á etapas que demanda muito tempo, mas sempre devem conciliar prazo com qualidade e cabe ao desenvolvedor ter uma cautela e organização quanto a isso.

O primeiro modelo de processo publicado foi o de cascata, onde que demonstra as atividades de desenvolvimento. Os usuários desse sistema são consultados detalhadamente e assim são definidos os requisitos, no projeto eles são divididos em hardware e software, já no teste de cada unidade verifica se cada um atende ás suas especificações, logo após é testado o sistema completo e verifica se foi atendido o pedido do cliente se estiver tudo de acordo o sistema é liberado para o cliente. A manutenção é a fase mais demorada podendo até durar por toda vida, ela é responsável por corrigir erros não vistos nos passos anteriores e também pra aprimorar ou incrementar cada vez mais o sistema.

O desenvolvimento evolucionário é muito diferente do cascata pois o mesmo tem o seu projeto inicial que é exposto ao cliente, e é aberto ao diálogo com o cliente para melhorar o projeto até que se chegue no projeto final e o sistema seja desenvolvido adequadamente, do ponto de vista da engenharia tem dois problemas esse tipo de desenvolvimento: Não é viável economicamente falando produzir documentos para um sistema que vai ser desenvolvido rapidamente, eles também são mal estruturados pois cada vez mais que as mudanças nele vai ser mais difíceis.

Para sistemas complexos não é viável esse tipo de desenvolvimento já que em muitas das vezes grandes sistemas são divididos e cada parte é feita por uma equipe. Para sistemas pequenos e de médio porte essa abordagem será o melhor método.

RESUMO 1.2 – Engenharia de Requisitos.

O processo de construção de requisitos baseado nos seguintes itens: interação entre clientes e programadores e aplicação de princípios científicos onde se adota métodos e técnicas que podem ser repetidas onde vai garantir que a definição de quesitos seja : completa, correta e de fácil entendimento.

Muitos sistemas dão erro na hora de serem implementados por falhas na hora de serem obtidos os requisitos ou até mesmo por mal entendidos, talvez o cliente não foi tão claro ou até o responsável pelos requisitos não soube entender á necessidade do mesmo, fazendo que o custo seja elevado com esses projetos mal formulados. O requisito pode se dizer que seja um serviço a ser feito ou uma restrição que o sistema deve ter quando for desenvolvido, algo que o cliente necessita, mas para um bom programador requisito também pode ser algo que necessita ser projetado e feito.

Requisitos de sistema: é visto pelo olhar do usuário o sistema desenvolvido e é menos técnico fazendo com que o cliente possa entender e compreender termos que em outras situações o causaria duvidas, a sua representação é um meio de comunicação entre ambas as partes.

Requisitos de software : Os usuários informam a funcionalidade e restrições do sistema, que devem ser suportados pelo software a ser implementado, o mesmo também tem muitas exigências que são: performance, interface, portabilidade e segurança de acesso. Além de incorporar partes dos requisitos do sistema, o mesmo também inclui os aspectos computacionais necessários.

Requisitos Funcionais; Os usuários pelo seu ponto de vista determinam o que o sistema deve fazer.

Requisitos Não Funcionais; São características desejáveis no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com