TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Sistemas Distribuídos Etapa

Por:   •  23/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

10° Semestre

Prof. Ricardo Lobo

Daniel Ferraz do Prado - 1106276503

Gabriel Provençali Cortezia - 2545449364

Luis Henrique Barbosa dos Santos - 1116303226

Rodolfo Costa Barbosa – 1158371938

Julio Ribeiro T. Del Cistia - 7631720792

Jundiaí, setembro de 2015

Sumário

Introdução aos Sistemas Distribuídos        

Mecanismos IPC (Inter-Process Communication)        

Meios de Comunicação        

Tecnologia RMI        

Bibliografia        

Introdução aos Sistemas Distribuídos

        Segundo a definição de Tanenbaum, “um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes entre si que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente”.

        Atualmente grande parte dos sistemas utilizados, como aplicações comerciais, aplicações de internet e redes sociais utilizam uma arquitetura distribuída para seus sistemas, isso porque entre diversos benefícios oferecidos por um modelo distribuídos está o balanceamento de processamento, ou seja, dividir o trabalho entre diversas máquinas, algo muito comum para aplicações de grande porte.

        Para se desenvolver aplicações distribuídas é utilizado mecanismos de comunicação entre processos, também conhecidos como IPC (Inter-Process Communication).

Mecanismos IPC (Inter-Process Communication)

        IPC (Inter-Process Communication) é a atividade de compartilhar dados através de múltiplos processos utilizando protocolos de comunicação. Normalmente aplicações que utilizam IPC são denominadas aplicações cliente-servidos, onde o cliente efetua requisição de dados e o servidor responde à requisição.

        Existem várias razões para escolha e implantação de sistemas utilizando o mecanismo IPC:

  • Compartilhamento de informação; por exemplo, servidores web utilizam IPC para compartilhar documentos da web e mídia com os usuários através de um navegador web.
  • Distribuição de trabalho entre sistemas; por exemplo, o Facebook utiliza vários servidores que se comunicam uns com os outros usando IPC para processar solicitações do usuário.
  • Separação de privilégios; por exemplo, sistemas de software são separados em camadas com base nos privilégios para minimizar o risco de ataques. Essas camadas se comunicam uns com os outros usando IPC criptografado.

Meios de Comunicação

        Para implantação da comunicação entre processos podem ser utilizadas diversas soluções de interface, ou seja, meios dos processos de comunicarem:

  • Arquivo: Um registro armazenado no disco ou armazena em um servidor de arquivo que pode ser acessado por vários processos.
  • Sinal: Não é utilizado normalmente para transferência de dados, por outro lado, é utilizado para enviar comandos à processos parceiros.
  • Socket: Os fluxos de dados são enviados através de uma interface de rede mesmo quando os dois processos estão em um mesmo computador.
  • Fila de mensagens: É um fluxo de dados anônimo, permite que vários processos leiam e escrevam em uma fila sem que estes processos estejam interligados.
  • Memória compartilhada: Vários processos tem um bloco de memória compartilhado, permitindo que eles se conversem.

Tecnologia RMI

        RMI (Remote Method Invocation) é uma tecnologia que facilita o desenvolvimento de aplicações distribuídas. O RMI permite que o desenvolvedor faça a invocação de métodos em objetos remotos, ou seja, que estão alocados em outras máquinas. A invocação é realizada de uma maneira muito similar às invocações em objetos locais.

        RMI é uma tecnologia suportada pela plataforma de desenvolvimento Java, e sendo Java uma linguagem multiplataforma, torna a tecnologia RMI uma ótima opção tanto para Unix, Windows e Linux.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com